Mostra de Cinema de SP: 5 filmes premiados para ver nesta terça, penúltimo dia do evento

Reta final do festival traz longas e documentários que colecionam troféus e elogios da crítica

São Paulo

A 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo entra agora na reta final. Foram duas semanas de uma maratona cinéfila com mais de 200 filmes que se encerra nesta quarta, dia 2 de novembro. Mas ainda tem muita coisa para assistir até lá, em especial produções que colecionam prêmios e elogios da crítica em festivais de cinema nacionais e internacionais.

Um dos destaques desta terça-feira (1º), penúltimo dia do evento, é o documentário "All the Beauty and the Bloodshed", que ganhou o Leão de Ouro em Veneza ao contar a história da fotógrafa e ativista americana Nan Goldin.

Cena do filme 'All the Beauty and the Bloodshed', de Laura Poitras, vencedor do Festival de Veneza
Cena do filme 'All the Beauty and the Bloodshed', de Laura Poitras - Divulgação

Do lado nacional, há opções como "Noites Alienígenas", dirigido por Sérgio Carvalho e consagrado o grande vencedor do Festival de Gramado deste ano, com uma trama que aborda a violência na periferia no Acre.

No dia da sessão, os ingressos só podem ser comprados diretamente na bilheteria do cinema. Mesmo que o filme apareça como esgotado na venda online, há uma cota de 10% dos ingressos garantida na venda presencial.

Além disso, a Mostra mantém a programação de filmes exibidos online e de graça no streaming, bem como as sessões presenciais em realidade virtual, que também são gratuitas.

A seguir, veja cinco produções que são destaque no festival nesta terça-feira.

All the Beauty and the Bloodshed
Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Veneza deste ano, o documentário dirigido pela ganhadora do Oscar Laura Poitras narra a trajetória da fotógrafa e ativista Nan Goldin por meio de entrevistas, fotografias e imagens raras. A americana batalha para responsabilizar a família Sackler pela crise de opioides nos Estados Unidos.
Estados Unidos, 2022. Direção: Laura Poitras. 16 anos. Próxima sessão: ter. (1º), às 18h50, no Cine Marquise


Boy From Heaven
O filme que recebeu o prêmio de melhor roteiro em Cannes e foi pré-selecionado ao Oscar aborda a disputa na sucessão de poder em uma universidade sunita no Egito. O filho de um pescador vai estudar no local e, quando a maior autoridade religiosa da instituição morre repentinamente, ele é empurrado para um perigoso complô para decidir o substituto.
Suécia, França, Finlândia, Dinamarca, 2022. Direção: Tarik Saleh. Com: Tawfeek Barhom, Fares Fares e Mohammad Bakri. 14 anos. Ter. (1º), às 19h, na Cinemateca


Fire of Love
A produção da National Geographic conta a história de um casal que amava vulcões. Os franceses Katia e Maurice Krafft viajaram pelo mundo por duas décadas documentando erupções e vulcões em atividade, mas acabaram morrendo em 1991 por causa de uma correnteza de gás e lava. O título recebeu prêmios nos festivais de Sundance e Visions du Réel.
Estados Unidos, Canadá, 2022. Direção: Sara Dosa. 12 anos. Ter. (1º), às 19h45, no MIS


A Mãe e a Puta
Apesar de ter sido considerado polêmico na época de seu lançamento, o filme que aborda um triângulo amoroso levou o prêmio do júri no Festival de Cannes, em 1973. Jean-Pierre Léaud interpreta um jovem desocupado que vive com a amante, Marie, e passa o tempo vagando por Paris. Um dia, ele conhece a enfermeira Veronika, com quem começa um caso.
França, 1973. Direção: Jean Eustache. Com: Bernadette Lafont, Jean-Pierre Léaud e Françoise Lebrun. 16 anos. Ter. (1º), às 16h10, no Espaço Itaú de Cinema Augusta


Noites Alienígenas
Consagrado o grande vencedor no Festival de Gramado, o filme de Sérgio Carvalho se passa na periferia de Rio Branco, no Acre, e acompanha a vida de três amigos de infância. Narra, ainda, a chegada de facções criminosas à região da Amazônia, ameaçando a vida dos jovens locais.
Brasil, 2022. Direção: Sérgio Carvalho. Com: Gabriel Knoxx, Adanilo e Gleici Damasceno. 14 anos. Ter. (1º), às 14h, no Cine Marquise

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais