Godard e Virginia Woolf são temas de mostras de cinema grátis em SP

Capital paulista recebe diferentes festivais de filmes; conheça cinco opções

São Paulo

Os cinéfilos de carteirinha não perdem a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, mas a cidade tem vários outros festivais ao longo do ano. O final de março e o começo de abril têm pelo menos cinco opções para os fãs da sétima arte, sendo quatro delas gratuitas.

A Cinemateca Brasileira mostra as diferentes fases da carreira do cineasta Jean-Luc Godard, que morreu no ano passado, em cinco filmes. Já o CCSP exibe adaptações das obras da escritora inglesa Virgínia Woolf, com três filmes inéditos no Brasil.

Jean-Luc Godard
Godard no set de filmagem de 'O Demônio das Onze Horas' - GETTY IMAGES

Veja a seguir a lista de mostras de cinema que estão acontecem em São Paulo nas próximas semanas.

5 Vezes Godard
Cada um dos longas exibidos representa alguma fase da obra do cineasta Jean-Luc Godard, desde sua estreia na direção em "Acossado", até "A Chinesa", de 1967. As projeções na Cinemateca ocorrem entre os dias 5 e 8 de abril, sempre com duas sessões gratuitas por dia. Na quarta (5), o longa "A Chinesa" será exibido às 16h e "O Demônio das Onze Horas", às 18h. Na quinta (6), a sessão de "O Desprezo" acontece às 17h e é seguida de "Alphaville", às 21h. Sábado (8), o último dia da mostra, terá os clássicos "O Demônio das Onze Horas", às 14h, e "Acossado", às 16h.
Cinemateca - largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, região sul. De 5 a 8/4. Grátis, retirada de ingresso uma hora antes da sessão. Programação completa em cinemateca.org.br


Festival Internacional Cinema e Transcendência
A 10ª edição da mostra traz uma seleção de 26 filmes. Entre os destaques estão o documentário "Encontro com os Beatles na Índia" (29/3, às 18h), de Paul Saltzman, "Psicomagia" (30/3, às 18h), de Alejandro Jodorowsky, e o nacional "Orin - Música para os Orixás" (1º/4, às 17h), de Henrique Duarte, sobre terreiros de Candomblé. O festival ainda exibe "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro" (16/4, às 16h), filme de Glauber Rocha premiado como melhor direção em Cannes, e "Sertânia" (13/4, às 16h30), último longa do cineasta baiano Geraldo Sarno, que morreu no ano passado.
CCBB - R. Álvares Penteado, 112, Centro. De 29/3 a 16/4. Grátis. Programação completa em ccbb.com.br/sao-paulo


Mostra Grandeza
O evento exibe três curtas que marcam a estreia de mulheres na direção do cinema. A sessão acontece no dia 11 de abril e conta com dois filmes dirigidos pela dupla de cineastas Joana Melão e Paola Oliveira. São eles "Maria Elena e o Pote de Geleia Vencido" e "Memorabilia". O outro curta é "Quem Quer que Eu Seja", de Luanna Sampaio. Ao final da sessão, a dupla Mariana Maria e Nuno Franco apresenta uma das músicas que fazem parte da trilha-sonora de "Maria Elena e o Pote de Geleia Vencido".
Cine Marquise - av. Paulista, 2.073, Cerqueira César, região central. 11/4, às 20h30. R$ 18,50, em eventbrite.com


Para Gostar de Cinema
A décima edição da tradicional mostra do Cinusp reúne uma seleção pensada para amantes do cinema. Na lista, estão clássicos como o soviético "Vá e Veja" (29/3, às 19h), "Um Corpo que Cai" (28/3, às 16h), de Alfred Hitchcock, e "Jeanne Dielman" (2/4, às 16h), eleito pela Sight & Sound o melhor filme de todos os tempos. As sessões ocorrem durante a semana na sala da Cidade Universitária e, aos fins de semana, na sala no Centro Universitário da USP na rua Maria Antônia.
R. do Anfiteatro, 109, Butantã, região oeste e r. Maria Antônia, 294, Vila Buarque, região central. Até 8/4. Grátis. Programação completa em usp.br/cinusp


Todos os Tetos de Virginia Woolf
O CCSP faz uma mostra dedicada à escritora inglesa, considerada um dos principais nomes do modernismo literário, com adaptações ao cinema de suas obras. Entre elas, "As Horas", estrelado por Nicole Kidman e Meryl Streep, que ganha sessão às 19h30 no dia 1º de abril e no dia 5/4, e "Sra. Dalloway" (28/3, às 16h; 1º/4, às 17h). Na programação há três filmes inéditos no país, como "As Ondas", baseado no livro de mesmo nome (2/4, às 20h) e "Ao Farol" (29/3, às 19h), do romance homônimo.
CCSP - r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, região sul. Até 4/4. Grátis, retirada de ingressos uma hora antes. Programação completa em centrocultural.sp.gov.br

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais