Cinusp volta a funcionar com sessão grátis de 'Bacurau' e em novo endereço reformado

Sala estava fechada desde o início da pandemia e reabre em espaço maior, com projeção em 4K

-
São Paulo

O Cinusp, cinema dentro da USP (Universidade de São Paulo), está de endereço novo. A chamada sala Paulo Emilio não saiu da Cidade Universitária, mas volta a funcionar nesta segunda, dia 18, em um espaço reformado a poucos metros de distância do local anterior.

O cinema agora está abrigado no número 109 da rua do Anfiteatro, dentro do Anfiteatro Camargo Guarnieri, que passou por uma reforma em 2018 e incluiu a construção da sala. Antes, o Cinusp ficava dentro de uma área chamada colmeia, difícil de ser localizada para quem não está familiarizado com o campus.

Poltronas e tela do novo Cinusp Paulo Emilio, sala de cinema dentro da USP
Poltronas e tela do novo Cinusp Paulo Emilio, sala de cinema dentro da USP - Lorena Ramires/Divulgação

O cinema retoma as sessões presenciais, todas gratuitas, após ficar fechado desde o início da pandemia, há dois anos —no período, organizou apenas exibições virtuais. O remake de Tim Burton de "A Fantástica Fábrica de Chocolate" dá a largada na programação, nesta segunda (18), às 16h. Em seguida, às 19h, será exibido "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho.

São sempre duas sessões diárias gratuitas, às 16h e às 19h, de segunda a sexta. A programação é variada e inclui mostras temáticas produzidas por professores e alunos da universidade, festivais de cinema, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o É Tudo Verdade, além de debates, cursos, seminários e pré-estreias.

Nesta reabertura, a mostra "Para Gostar de Cinema: Espetacular" vai exibir 18 títulos que misturam clássicos e blockbusters da Marvel, até 13 de maio. Na lista estão "Mad Max: Estrada da Fúria", "2001: Uma Odisseia no Espaço", "Blade Runner 2049", "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis" e "Três Homens em Conflito", entre outros.

A nova sala é maior: conta com 130 lugares, ante os cem do endereço antigo. Também foram feitas melhorias nos sistemas de imagem e de som, que passaram a ter projeção em 4K com iluminação a laser em uma tela de oito metros e largura e áudio Dolby Digital 5.1.

O cinema foi inaugurado em 1993 e leva o nome do professor, crítico e escritor Paulo Emílio Sales Gomes, que em 1967 ajudou a implantar o curso de cinema na universidade e foi um dos fundadores da Cinemateca Brasileira. O espaço chegou a passar por uma reforma em 2007 e trocou as poltronas em 2008. Agora, ele será usado para cursos de extensão da USP.

Cinusp

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais