Mostra gratuita de cinema e piquenique no parque são dicas para o fim de semana em SP

Programação conta com produções de 39 países

São Paulo

A seleção para o fim de semana tem opções para quem quer curtir o lado cultural de São Paulo e também para aqueles em busca de experiências ao ar livre. Entre os destaques, a mostra Ecofalante apresenta, de forma gratuita, 101 filmes de 39 países em 25 salas da cidade —em programação que vai até o dia 14, mas com sessões já nesta sexta (2).

Mas a cidade também tem uma nova exposição imersiva e um piquenique no parque Villa-Lobos.

Confira, abaixo, destaques da seção especial O Melhor do Fim de Semana. Produzida pela equipe do Guia Folha e publicada sempre às sextas, ela pretende orientar o leitor sobre o que há de melhor na programação da cidade e seu entorno.

Mostra de cinema trata de questões raciais e ambientais

Até o dia 14 de junho, 101 filmes de 39 países serão exibidos gratuitamente em 25 salas de cinema de São Paulo. A programação faz parte da 12ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, que apresenta e premia produções audiovisuais focadas em questões socioambientais.

Uma seção tradicional da mostra é a Competição Latino-americana, que aborda majoritariamente questões indígenas e territoriais. Destaque na categoria, o longa "A Invenção do Outro", de Bruno Jorge, foi premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e retrata uma tentativa de contato com o grupo isolado da etnia Korubo.

A Invenção do Outro, de Bruno Jorge
A Invenção do Outro, de Bruno Jorge - Reprodução

Neste sábado (3), o filme será projetado no Centro Cultural São Paulo, às 19h. Ele volta à programação em 9 de junho no Espaço Itaú de Cinema Augusta, às 20h30.

Outra categoria da mostra é a Panorama Internacional Contemporâneo. Seus 27 filmes têm em comum a abordagem de questões ligadas ao racismo e às consequências do colonialismo. Um deles é "A Apropriação", que tem a direção assinada por Gabriela Cowperthwaite, do premiado "Blackfish". A história, que revela esforços internacionais para controlar comida e água no mundo, é exibida no sábado (3), no Espaço Itaú de Cinema Augusta.

"Filhos do Katrina", de Edward Buckles Jr., também integra a categoria. O longa acompanha famílias negras que ficaram desabrigadas em Nova Orleans, nos EUA, por causa da passagem do furacão
Katrina, em 2005. A próxima exibição do filme norte-americano será realizada no Espaço Itaú de Cinema Augusta, às 21h45 do dia 12 de junho.

A programação também terá estreias, como é o caso de "Cinzas da Floresta", de André D’Elia, que registra uma expedição com o ativista e artista Mundano por quatro biomas brasileiros. A obra será exibida nesta sexta-feira (2), às 18h15, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, seguida de um debate com diretor e elenco.

Outro filme que terá sua primeira exibição é assinado por Fred Rahal Mauro e Cassandra Mello. "Escute, A Terra Foi Rasgada" registra um acampamento em Brasília que uniu lideranças dos povos Kayapó, Munduruku e Yanomami. A sessão da obra, que acontece no dia 4 de junho no Espaço Itaú de Cinema Augusta, às 17h, é seguida pelo debate com autoridades indígenas, incluindo o líder político e escritor Davi Kopenawa.

A mostra também recebe filmes inéditos no Brasil. "O Sonho Americano e Outros Contos de Fadas", que é codirigido por Abigail Disney, herdeira da companhia, aborda a crise de desigualdade nos Estados Unidos.

Além dos longas, a mostra conta com o Concurso Curta Ecofalante, que abarca 18 produções realizadas em universidades e cursos audiovisuais de nove estados do Brasil.

#Pic70

O parque Villa-Lobos (av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001) sedia, neste domingo (4), a partir das 13h, um piquenique solidário com apresentações do grupo Samba de Dandara, da cantora Mariana Aydar, do DJ Zé Pedro e um show surpresa no final. O evento arrecada doações para o projeto de segurança alimentar da Gastromotiva. Quem quiser fazer doações pode entregar R$ 15 no dia do evento e garantir a entrega de uma refeição para uma pessoa em situação de vulnerabilidade. O doador ganha um brinde com produtos da PepsiCo e uma minitoalha xadrez para o piquenique, além do acesso à área de shows

Da Vinci e Michelangelo

A exposição "Da Vinci e Michelangelo - As Farpas do Renascimento" fica em cartaz até julho no shopping Vila Olímpia (r. Olimpíadas, 360). A mostra imersiva, que tem ingressos a partir de R$ 60, usa projeções de obras de Leonardo da Vinci e Michelangelo, que exploram detalhes das pinturas e esculturas para conectar o público com o legado dos artistas. A atração também usa óculos de realidade aumentada para levar os visitantes ao laboratório de Da Vinci, incluindo cheiros e trilha sonora. As entradas são vendidas na bilheteria ou no site da Sympla

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais