Museu do Jaçanã recebe exposição de pintor nigeriano

O Museu do Jaçanã, dedicado à memória do bairro e aberto há 32 anos, recebe a partir deste fim de semana sua primeira exposição individual: a mostra "Elas, Brasil África", com pinturas do nigeriano Chikezie Paul, 44, que mora atualmente em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Nas dez telas exibidas, Chikezie constrói figuras femininas, em tons vivos e fortes. "Já conheci a fome, mas expresso na arte a alegria de minhas raízes africanas", diz.

As obras mesclam suas experiências de vida e transitam pela infância em Lagos, Nigéria, por uma aventura adolescente no deserto do Saara e pela chegada à periferia de São Paulo. Ele usa materiais recicláveis para fazer as telas.

Na abertura, a exposição terá a oficina Abayomi, de confecção de bonecas de pano, e música brasileira. Entre clássicos do piano e chorinho, será tocada a inevitável "Trem das Onze", canção de Adoniram Barbosa que popularizou o Jaçanã.

Museu Memória do Jaçanã - av. Benjamim Pereira, 1.021, Jaçanã, tel. 2241-4286. Ter. a dom.: 10h às 18h. Abertura: 5/7, a partir das 13h. Livre. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais