Paulista Cultural reúne seis instituições da avenida Paulista e apresenta atividades gratuitas

Evento inspirado no Museum Mile, em Nova York, traz shows, performances e oficinas

Sericleta, do Instituto Moreira Salles
Sericleta, do Instituto Moreira Salles - Instituto Moreira Salles/Divulgação
São Paulo

Casa das Rosas
O casarão promove intercâmbio com o IMS, que envia até lá a Sericleta (foto), unidade móvel de impressão em serigrafia. Em uma oficina (das 11h às 15h), o público é convidado a participar do processo de impressão. Também estão previstos saraus, apresentações de coral e atividades para crianças.  
Av. Paulista, 37, tel. 3285-6986. Dom.: 10h às 18h. Livre. GRÁTIS 

Centro Cultural Fiesp 
O espaço promove, em parceria com a Japan House, uma sessão de contação de histórias com a técnica kamishibai, tradicional arte japonesa em que trechos do texto são apresentados por meio de desenhos em cartões sequenciais. Às 16h, Almir Sater faz show gratuito.
Av. Paulista, 1.313, térreo, Bela Vista, tel. 3146-7439. Dom.: 10h às 20h. Até 11/3. Livre. GRÁTIS

Instituto Moreira Salles
O espaço promove uma oficina de autorretratos ministrada pelo artista Rafael Silveira, em cartaz na Fiesp com a mostra “Circonjecturas”. Em intercâmbio com a Japan House, a dupla nipo-brasileira Yuzo Akahori e Yoohey Kaito faz show (11h) com instrumentos tradicionais do Japão. O espaço também exibe filmes, como “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho (14h).
Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, tel. 2842-9120. Dom.: 10h às 20h. Até 11/3. Livre. GRÁTIS

Aulão de Batekoo, no Itaú Cultural
Aulão de Batekoo, no Itaú Cultural - Renatta Prado/Divulgação

Itaú Cultural
O instituto cede espaço ao Masp que promove o Aulão de Batekoo (foto; 14h, 15h e 16h). No evento, comandado pelos organizadores da festa de mesmo nome, o público é convidado a aprender ritmos como passinho, kuduro, funk e twerk. No térreo, a artista Lívia Mattos apresenta  performance musical com sua sanfona. Para quem quer distrair as crianças, o espaço Cantinho da Leitura recebe uma sessão de contação de histórias. 
Av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, tel. 2168-1777. Dom.: 10h às 20h. Livre. GRÁTIS 

Japan House
O japonês Takesada Matsutani (foto; veja mais na pág. 16) é o destaque da programação do espaço. O artista multimídia organiza duas oficinas para crianças: uma de interação com materiais artísticos e a outra de desenho. Também haverá oficina que ensina a furoshiki, técnica japonesa de embalar objetos em tecidos.
Av. Paulista, 52, Bela Vista, tel. 3090-8900. Dom.: 10h às 18h. Até 11/3. Livre. GRÁTIS

"Velório da noiva", de Maria Auxiliadora, em exposição no Masp
"Velório da noiva", de Maria Auxiliadora, em exposição no Masp - Eduardo Ortega/Divulgação

Masp
O museu oferece visitação gratuita para as duas mostras abertas nesta sexta (9): “Imagens do Aleijadinho” e “Maria Auxiliadora” (foto). As exposições marcam o início do ciclo Histórias Afro-Atlânticas, que enfoca a produção de artistas negros ou que trabalham com a temática. No vão livre, a criançada pode se entreter com as “splashcletas”, bicicletas adaptadas 
para funcionar como estações de pintura. Enquanto isso, os adultos participam de oficinas diversas e podem conferir dois shows de samba no espaço: Garoa do Recôncavo, às 12h, e Geovana, às 16h.
Av. Paulista, 1.578, Bela Vista, tel. 3149-5959. Dom.: 10h às 17h30. Livre. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais