Confira atrações culturais para celebrar o Dia Internacional do Combate à Homofobia

Filmes, peças e sanduicheria com temática LGBT são opções para a data

São Paulo

Instituído após a exclusão da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, da Organização Mundial da Saúde, em 1990, o Dia Internacional do Combate à Homofobia, Bifobia e Transfobia é celebrado nesta quinta (17). Pensando nisso, o Guia criou um roteiro com atrações que comemoram a diversidade sexual e de gênero até o fim de semana.

CINEMA

A Cidade do Futuro
Numa cidade da Bahia construída para abrigar os moradores desalojados pela instalação da hidrelétrica de Sobradinho, três amigos formam uma família fora dos padrões, com dois homens e uma mulher. O longa foi exibido na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Confira salas e horários

Entre-Laços
Eleito melhor filme pelo júri do Teddy Award —premiação no Festival de Berlim dedicada a filmes com temática LGBT—, o longa acompanha uma menina de 11 anos que, após ser abandonada pela mãe, é acolhida por um tio que vive com uma mulher transexual.
Confira salas e horários

Querida Mamãe
Adaptação da peça homônima escrita por Maria Adelaide Amaral, o filme mostra a relação conflituosa entre Helô e sua mãe, Ruth. Quando ela se separa do marido e se envolve com uma mulher, precisa lidar com o preconceito da família e, principalmente, da mãe. O longa foi exibido na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Confira salas e horários

TEATRO

Cabaret Trans
Criada ao longo de quatro meses a partir de experiências do grupo de atores, formado apenas por transgêneros e agêneros, o novo espetáculo de Os Satyros liberdade, representatividade e opressão.
Estação Satyros - Pça. Franklin Roosevelt, 134, Consolação, região central, tel. 3258-6345. 80 lugares. Sex.: 21h. Sáb. e dom.: 19h30. Estreia 4/5. Até 25/8. satyros.com.br. Ingresso: R$ 20.

Cena de "Cabaret Trans", dos Satyros
Cena de "Cabaret Trans", dos Satyros - Daniela Funez/Divulgação

 L, O Musical
Com músicas de Adriana Calcanhotto, Cássia Eller e Maria Bethânia, o musical aborda o amor lésbico a partir da história de uma renomada escritora de novelas. Ela comemora o sucesso de um folhetim sobre um triângulo amoroso feminino e relembra momentos com o amor da sua vida, até que chegam notícias inesperadas.
Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista, tel. 2168-1777. 224 lugares. Sáb.: 20h. Dom.: 19h. Até 20/5. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS

Pink Star
Essa comédia musical futurista, centésima produção de Os Satyros, discute como são formadas as imagens de homem e mulher. Na trama, uma jovem vinda de uma família tradicional terráquea de 2501 se apaixona por uma drag queen, uma ex-freira e uma robô erótica. Formam juntas o primeiro "quadrisal" terráqueo, que entra em crise depois do casamento.
Estação Satyros - Pça. Franklin Roosevelt, 134, Consolação, tel. 3258-6345. 80 lugares. Sáb.: 22h. Até 26/5. Ingresso: R$ 40.

GULOSEIMAS

Castro Burger
A casa tem cardápio com pratos e sanduíches que fazem referência a novelas, a musicais e à cidade de San Francisco, famosa pelo ativismo LGBT. Entre as opções está o Nazaré (inspirado na vilã de "Senhora do Destino"), feito com pão ciabatta e recheado de alcachofra, cogumelos e tofu.
R. Joaquim Távora, 1.517, Vila Mariana, região sul, tel. 5083-1142. 80 lugares. Ter. a qui.: 18h às 24h. Sex.: 18h às 2h. Sáb.: 12h às 2h. Dom.: 12h às 24h. CC: V, M, AE, E, D, C, S, G

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais