Descrição de chapéu sustentabilidade
Passeios

Virada Sustentável reúne atividades gratuitas em espaços públicos e instituições culturais

Evento chega à sua oitava edição com cerca de 500 atividades

Mariana Marinho
São Paulo

Antes de tudo, vista roupa e sapatos confortáveis. O plano é passar o fim de semana aproveitando as mais de 500 atrações gratuitas da oitava edição da Virada Sustentável.

Até domingo (26), cerca de 150 espaços públicos e instituições culturais, como o parque Ibirapuera, o Sesc Avenida Paulista, a Unibes Cultural e os CEUs oferecem programação variada em torno do termo sustentabilidade. Há, entre outras ações, exibições de filmes, debates, shows, oficinas e atividades para crianças.

“Desde a primeira edição tentamos mostrar que sustentabilidade não é apenas meio ambiente”, explica André Palhano, idealizador do evento que arrecadou R$ 3 milhões. 

Colagem de Deborah Faleiros
Colagem de Deborah Faleiros - Deborah Faleiros/Folhapress

“A Virada Sustentável retrata temas que estão em voga”, diz Palhano. Por isso, desta vez, questões raciais e de gênero aparecem em boa parte das atrações, que também dialogam com conceitos como “placemaking”.  

O destaque é o show de Elza Soares, que se apresenta, no sábado (25), no parque Ibirapuera com As Bahias e a Cozinha Mineira. A representatividade feminina também está presente na intervenção Cem Minas na Rua, na Lapa, com pintura de grafite por cem artistas.      

Para participar das atrações, na maioria dos casos, é só chegar. No site do evento (viradasustentavel.org.br), há programação completa e detalhes sobre a necessidade de inscrição.

O Guia reuniu 48 dicas. A regra é se divertir ocupando a cidade de forma consciente.

 

SEXTA, DIA 24/8

Cinema

Cine Fachada: Mulheres Negras, Signo Plural
A mostra leva para a fachada do Instituto Tomie Ohtake curtas dirigidos por mulheres negras. Entre eles, está “Sample”, de Ana Julia Travia, que conta a história de uma menina que atravessa São Paulo para ir a uma festa.
Instituto Tomie Ohtake - R. dos Coropés, 88, Pinheiros, região oeste, tel. 2245-1900. Sex. a dom.: 20h às 22h.

Pessoas ou Carros
Produzido pela produtora Smarty e a ONG SampaPé!, o filme mostra o processo de mobilização para a abertura, aos domingos, da avenida Paulista apenas para pedestres. 
IMS Paulista - Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, região central. Sex.: 11h às 13h.

Dança

Workshop Condução Compartilhada
A coreógrafa suíça Brigitte Wittmer ministra aula que busca dissociar os papéis tradicionais da dança a dois: não é mais, por exemplo, o cavalheiro quem conduz. Inscrições em magali@virada.org.br.
Oficina Cultural Oswald de Andrade - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, região central. Sex.: 19h às 20h.  

Debate

Contaí
A Unibes Cultural recebe uma série de conversas com especialistas e ativistas. Às 17h, as empreendedoras Maitê Lourenço, Taynara Alves e Maria Conceição Oliveira debatem sobre a atuação de negros em novos negócios.
Unibes Cultural - R. Oscar Freire, 2.500, Pinheiros. Sex.: 10h30 às 21h.

INTERVENÇÕES

E Eu Não Sou uma Mulher?
Até domingo, o Instituto Tomie Ohtake exibe uma série de performances com artistas que dialogam com as questões da negritude feminina. A primeira será “Sobre o Papel Branco (Black Process)”, de Michelle Mattiuzzi.
Instituto Tomie Ohtake - R. dos Coropés, 88, Pinheiros, região oeste, tel. 2245-1900. Sex. a dom.: 19h às 20h.

Mural Coletivo
Durante a Virada, os artistas Grego, Beto Silva e Image realizam um grande mural coletivo na parede da Fábrica de Cultura do Capão Redondo. A obra aborda a importância do descarte adequado de resíduos.
Fábrica de Cultura Capão Redondo - R. Bacia de São Francisco, s/ nº, Conj. Habitacional Jd. São Bento, região oeste, tel. 5822-5240. Sex. a dom.: 10h às 18h.

Oficinas

Hortas Urbanas
O educador socio-ambiental Henry Hideki Morimoto ensina a implantar e manejar hortas urbanas ecológicas. Ele aborda aspectos como o preparo do solo, o cuidado com as mudas e a compostagem (retorno de resíduos orgânicos para a horta).
CEU São Rafael - R. Cinira Polônio, 100, São Rafael, região leste, tel. 2752-1064. Sex.: 10h às 11h.

Upcycling
No encontro do projeto Re-bola, aparas de madeira serão transformadas em pequenos objetos. A ideia é aprender a reaproveitar materiais.
CEU Cidade Dutra - Av. Interlagos, 7.350, Cidade Dutra, região sul, tel. 5668-1954. Sex.: 9h e 10h30.

Passeios

Cozinha sem Desperdício 
A chef Ana Rita Cohen ensina a cozinhar de maneira mais saudável, utilizando todas as partes dos ingredientes. Inscrições em eventos@quitanda.com.
Quitanda - R. Mateus Grou, 159, Pinheiros, região oeste, tel. 3060-3230. Sex.: 19h às 21h.

Feira Vegana Sustentável
De sexta a domingo, o evento reúne artigos veganos de pequenos produtores, além de oferecer atividades como ioga, meditação e oficinas sobre proteção ambiental e sustentabilidade.
VegNice - Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 168, Vila Mariana, região sul, tel. 98830-8766. Sex.: 17h às 22h. Sáb. e dom.: 12h às 21h.

Show

MutuM
O ator, poeta, cantor e performer Jairo Pereira convida o público a refletir, por meio de música e poesia, sobre ações e posicionamentos para construir uma sociedade menos desigual.
Instituto Tomie Ohtake - R. dos Coropés, 88, Pinheiros, região oeste, tel. 2245-1900. Sex.: 21h30.

Crianças

Sons Escalafobéticos para Construir, Tocar e Cantar
O grupo musical Escalafobéticos realiza um show interativo no qual canções da cultura popular brasileira são tocadas utilizando instrumentos musicais feitos com materiais reaproveitados, como garrafas e canos.
Pq. Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10, região sul. Sex.: 14h. 

SÁBADO, DIA 25/8

Cinema

Cine ao Ar Livre: Chega de Fiu Fiu
A pergunta “As cidades foram feitas para as mulheres?” foi o ponto de partida para a criação desse documentário, que debate assédio. As diretoras Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão debatem com o público após a sessão.
Pq. Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10, região sul. Sáb.: 20h às 21h15.

Detox SP
Neste documentário, a poluição dos rios de São Paulo leva a uma discussão sobre a relação com a água na cidade. Depois da exibição há bate-papo com os arquitetos Guilherme Wisnik e Zé Bueno.
IMS Paulista - Cineteatro - Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, região central, tel. 2842-9120. Sáb.: 10h30 às 11h40.

Nunca me Sonharam
O documentário, dirigido por Cacau Rhoden, reflete sobre a educação no ensino médio das escolas públicas brasileiras.
Sesc Av. Paulista - Av. Paulista, 119, Bela Vista, tel. 3170-0800. Sáb.: 14h às 17h

Debate

Semeando a Sustentabilidade na Cidade
A indústria de sementes e a agricultura urbana são alguns dos temas desse encontro ministrado pela permacultora Roberta Mourão. A conversa se baseia em estudos como o do agricultor Masanobu Fukuoka (1913-2008).
Japan House - Av. Paulista, 52, Bela Vista, tel. 3090-8900. Sáb.: 11h às 12h30.

Exposição

Campos Gerais
Visitas guiadas acontecem nesta mostra coletiva com pinturas e desenhos de Miguel Penha, Daniel Caballero e Manuella Karman, artistas ligados a questões de preservação ambiental. 
Adelina Galeria - R. Cardoso de Almeida, 1.285, Perdizes. Sáb.: 10h às 17h. 

Intervenção

Túnel
A obra aborda o descarte de produtos. Trata-se de um túnel de sete metros de comprimento revestido com materiais recicláveis.
Pq. Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10. Sáb. e dom.: 10h às 22h.

Oficinas

Cosméticos Caseiros
A engenheira química Stella Vallone ensina receitas de cosméticos naturais e veganos para fazer em casa, além de dar dicas de cuidados diários para a pele.
Pq. Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10, região sul. Sáb.: 14h às 15h30.

Horta em Pequenos Espaços
O engenheiro agrônomo Ricardo Leme ensina como produzir uma horta em pequenos espaços, reaproveitando materiais descartados. Ele também mostra como cuidar de pancs (plantas alimentícias não convencionais).
Pq. Mário Covas - Av. Paulista, 1.853, Bela Vista, região central. Sáb.: 16h às 18h.

Passeios

Feira de Troca
Inspirado nas feiras criadas nos anos 1980 no Canadá, o evento promove a economia solidária por meio da troca de itens pelos participantes.
Pq. Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10, região sul. Sáb.: 11h às 17h.

Mutirão no Largo da Batata
O Batata Jardineiras, coletivo de permacultores urbanos, organiza um mutirão para criar no largo da Batata um canteiro agroflorestal (combinação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas).
Largo da Batata - Av. Brig. Faria Lima, 886, região oeste. Sáb.: 9h às 13h.

Pic Nic no MAC
No fim de semana, o mezanino do Museu de Arte Contemporânea estará aberto para quem quiser fazer um piquenique. No sábado, às 16h, terá show de jazz.   
MAC Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, região sul, tel. 2648-0254. Sáb. e dom.: 14h às 18h.

Show

Elza Soares convida As Bahias e a Cozinha Mineira
Elza Soares recebe as cantoras Assucena Assucena e Raquel Virgínia e o guitarrista Rafael Acerbi, da banda As Bahiase a Cozinha Mineira, no show “A Voz e a Máquina”, no qual retoma sucessos de sua carreira. 
Pq. Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10, região sul. Sáb.: 18h às 19h

Crianças

Banda Estralo
Utilizando música, teatro e dança, o grupo apresenta o espetáculo “Estórias de Cantar”, com foco na música popular brasileira. O repertório inclui canções de artistas como Arnaldo Antunes e Milton Nascimento.
Pq. Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10, região sul. Sáb.: 11h às 12h.

Bichos Vermelhos
A peça da Cia. Pia Fraus parte do livro homônimo de Lina Rosa para falar, com humor e poesia, de preservação da natureza.
Teatro Sérgio Cardoso - R. Rui Barbosa, 153, Bela Vista, tel. 3288-0136. Sáb.: 16h.

DOMINGO, DIA 26/8

Intervenção

Cem Minas na Rua
Cem artistas mulheres irão grafitar os muros embaixo do viaduto da Lapa. Durante a ação, as DJs Gabi Pensanuvem e Mari Boaventura (Sounds of Siririca) se revezam no som. A ação é parte de uma programação realizada por mulheres, que inclui, no mesmo endereço, conversa sobre empreendedorismo feminino (às 14h) e show do grupo de afoxé Baque Bolado (às 17h30).
R. Heliodoro Ébano Pereira (r. das Cem Minas), Alto da Lapa, região oeste. Dom.: 9h às 19h.

Oficinas

Mini Horta de Temperos
Os participantes poderão plantar suas próprias hortaliças em vasinhos feitos de casca de coco e de outros materiais reutilizados.
Pq. Buenos Aires - Av. Angélica, Higienópolis. Dom.: 11h45 às 12h30.

Tintas Naturais
Nesta oficina, a educadora ambiental Carol Daniele ensina a fazer tintas utilizando elementos naturais e não poluentes.
Pq. Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10, região sul. Dom.: 10h às 11h30.

Vasos e Luminárias com Macramê
A proposta é a reutilizar potes de vidro para criar vasos e luminárias com suporte em macramê (técnica manual de tecer fios).
Pq. Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10, região sul. Dom.: 12h às 14h.

Passeios

Escambanagem - Feira de Desapego Esvazie seu Armário
O encontro acontece em quatro partes: a organização recebe as roupas, os participantes olham e etiquetam o que têm interesse, as peças ganham novos donos e, por fim, há uma conversa sobre desapego e consumo.
Pq. da Água Branca - Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca, região oeste. Dom.: 10h às 17h.

Butique Sustentável
Idealizado por um grupo de entusiastas da economia solidária, o encontro permite que diversas pessoas troquem roupas entre si.
Pq. Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10, região sul. Dom.: 13h às 17h.

Pic Nic da Augusta
Realizado desde 2011, o piquenique é uma das ações em defesa à criação do parque Augusta. Além de comer e beber, o público poderá curtir apresentações como a de jovens talentos conduzidos por João Carlos Martins (às 15h).
Parque Augusta - R. Augusta c/ R. Caio Prado, Consolação. Dom.: 13h às 18h. 

Shows

Chico Salem 
O cantor apresenta o disco “Maior ou Igual a Dois”, que traz a participação de artistas que ele conheceu como instrumentista ao longo de seus 20 anos de carreira.
Pq. Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10, região sul. Dom.: 11h às 12h. 

Vênus
Formado por musicistas da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, o quarteto de cordas se apresenta no MAC. O repertório variado inclui canções dos compositores Mendelssohn e César Guerra-Peixe.
MAC Ibirapuera - saguão - Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, região sul, tel. 2648-0254. Dom.: 10h.

Criança

Feira de Trocas de Brinquedos
As crianças são convidadas a levarem brinquedos para trocar por outros. Durante o evento, também serão realizadas oficinas de terrário. 
Pq. Mário Covas - Av. Paulista, 1.853, Bela Vista, região central. Dom.: 10h às 15h.

Kombi dos Sonhos
Uma kombi lúdica estacionada traz oito estações para brincar. A ideia é que as crianças usem a imaginação em atividades como pintar com o corpo e formar bolhas de sabão gigantes.
Pq. Mário Covas - Av. Paulista, 1.853, Bela Vista, região central. Dom.: 11h às 17h..

Palhaça Rubra
Conhecida como Palhaça Rubra, a atriz e compositora Lu Lopes é a mestre de cerimônias de um encontro musical interativo com os grupos Tiquequê, Triii e Trupe Pé de Histórias. O show mistura música, humor e improviso.
Pq. Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10, região sul. Dom.: 16h às 17h. 

 

MAIS DA VIRADA

Andando pela cidade
Passeios para fazer ao ar livre, sujando os sapatos

Sábado, dia 25

Expedição pela Bacia do Rio Saracura
A caminhada parte do IMS Paulista rumo a uma das nascentes do rio Saracura (atrás do Masp). 
O arquiteto José Bueno fala sobre os vales e riachos que nascem ao longo do antigo caminho indígena em direção à serra do Mar.
IMS Paulista - Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, região central, tel. 2842-9120. Sáb.: 13h às 15h.

Passeio Urbano
O instituto A Cidade Precisa de Você e o Estúdio Guanabara, do Rio, promovem um passeio 
até o projeto Quebrada Sustentável, criado durante a urbanização da favela União de Vila Nova. O ponto de encontro é na Escola da Cidade. De lá, os participantes irão de transporte público até o local, na região leste. O trajeto será acompanhado por conversa sobre construção coletiva no espaço público.
Escola da Cidade - R. Gen. Jardim, 65, região central. Sáb.: a partir das 14h.

Passeio pela Vila Leopoldina
A proposta da caminhada é ver de forma diferente a região da Vila Leopoldina. O ponto de encontro é na praça Almir Ballestero. 
Pça. Almir Ballestero - R. Gonçalves Freire, s/nº, Vl. Leopoldina. Sáb.: 14h às 16h.

Domingo, dia 26

Corredor Verde do Minhocão
Guil Blanche, fundador do projeto socioambiental Movimento 90°, conduz um passeio pelos sete edifícios com jardins verticais do Minhocão, contando a história de suas criações e as técnicas implementadas.
Minhocão - entrada pela Consolação, região central. Dom.: 15h às 16h30.

Passeio a Pé no Bexiga
O SampaPé! organiza um passeio a pé pelo Bexiga. O plano é conhecer locais e aspectos históricos do bairro partindo da estação Brigadeiro do metrô e seguindo rumo à rua Treze de Maio.
Av. Paulista, 500 - Av. Paulista, 500, Bela Vista, região central. Dom.: 15h30 às 17h30.

 

Virada Zen
Atividades para relaxar e recarregar as energias

Sexta, dia 24

Festa Matinal Wake
A festa matinal reúne ioga, dança e meditação, além de bebidas e comidas saudáveis. A proposta é que as pessoas mudem suas rotinas e já comecem o dia celebrando. É necessário fazer inscrição.
Unibes Cultural - R. Oscar Freire, 2.500, Pinheiros, região oeste. Sex.: 7h às 9h30.

Sábado, dia 25

Dance MeDREtation
Inspirado na Dance Meditation do mestre indiano Osho, o encontro une meditação e pista de dança. Quem quiser, pode fazer maquiagem com glitter ecológico. A dica é trazer uma venda para tornar a experiência mais radical.
Pq. Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 7, região sul. Sáb.: 16h às 18h.

Balada Zen
Na pista, o DJ Govinda toca mantras mixados a diversos ritmos.
Pq. Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 7, região sul. Sáb.: 18h às 20h.

Domingo, dia 26

Dança dos Elementos
Esta meditação ativa é uma vivência xamânica que tem como objetivo integrar os elementos da natureza dentro de cada participante.
Pq. Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 7, região sul. Dom.: 10h às 11h30.

Serenata Iluminada
O encontro começa com uma meditação conduzida pelo monge Satyanatha e termina com uma apresentação do Trovadores Urbanos.
Pq. Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, portão 7, região sul. Dom.: 18h às 19h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais

Mais lidas