Festival Zum reúne nomes de peso do fotojornalismo no IMS

Evento tem presença das fotógrafas Letizia Battaglia, da Itália, e de Susan Meiselas, dos EUA

São Paulo

Entre sexta (28) e domingo (30), o IMS Paulista promove a terceira edição do Festival Zum, evento que tem presença de artistas, fotógrafos e pesquisadores em debates, palestras e outras atividades gratuitas.

A abertura do evento tem a presença da fotojornalista italiana Letizia Battaglia, que documentou a guerra contra a máfia, em Palermo, na Itália, durante as décadas de 1970 e 80. Ela participa de um debate sobre violência e fala ao público sobre suas experiências. 

Susan Meiselas
Foto de Susan Meiselas retrata conflito na Nicarágua em 1979 - Susan Meiselas/Divulgação

No sábado (29), Susan Meiselas, fotógrafa americana associada à agência Magnum, conversa com a jornalista Dorrit Harazim, colunista de “O Globo”, sobre sua carreira e os registros que fez de conflitos na Nicarágua e em El Salvador. No mesmo dia, e também no domingo, acontece uma feira de fotolivros.

O último dia do festival é dedicado a duas oficinas: a primeira, sobre as técnicas do fotógrafo americano Irvin Penn, está com ingressos esgotados; a segunda, com Sofia Borges, curadora convidada da 33ª Bienal de Arte de São Paulo, tem como tema a pesquisa da artista sobre corpo e imagem. 

IMS Paulista - Av. Paulista, 2.424, térreo, Bela Vista, tel. 2842-9120. Sex. (28): 18h às 21h. Sáb. (29): 10h às 21h. Dom.(30): 10h às 20h. Livre. Retirar ingr. c/ uma hora antes. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais