Cinema drive-in e festas juninas são destaques grátis da semana

Confira atrações para aproveitar São Paulo sem gastar nada

São Paulo

Na semana do Dia dos Namorados, o shopping Eldorado promove sessões cinema drive-in. Na programação, estão “Um Amor para Recordar” (2002), “O Guarda-Costas” (1992), “Moulin Rouge: Amor em Vermelho” (2001), “Amor Além da Vida” (1998), “Te Amarei para Sempre” (2009) e “Para Sempre” (2012).

Nesta quinta (13), o Itaú Cultural inaugura a exposição "Ainda Há Noite". Afiliada ao 5º Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, a mostra organizada por Claudi Carreras e Iatã Cannabrava explora aspectos da identidade da região que se tornam visíveis justamente nas horas escuras do dia.  

E as festas juninas continuam o mês todo. Entre os destaques, a tradicional quermesse da Igreja da Consolação serve  bebidas tradicionais como quentão e vinho quente. Além disso, o público pode se deliciar com doces e salgados típicos, como milho-verde, pamonha, lanches de pernil e de carne. 

Com os pequenos, vale conferir a oficina de desenho "Tarsila, Crianças, Desenho", no Masp. Aproveitando a exposição sobre a pintora, o museu  promove uma oficina de desenho para crianças, que aprendem a se inspirar no universo mágico de Tarsila do Amaral, já que a infância da artista pontua sua carreira.

Confira essas e outras dicas para aproveitar a semana na cidade. 

CINEMA

In-Edit Brasil
Dedicado a documentários de curta e longa-metragem que falam sobre música, o festival In-Edit chega à 11ª edição nesta quarta (12). Até 23/6, exibe 57 títulos no Spcine Olido, CCSP, Cinemateca e Matilha Cultural, com entrada gratuita, e no Cinesesc, com ingressos a R$ 12. Escolhido para abrir a programação, “My Generation” (2017), de David Batty, foi exibido em Veneza e conta com Michael Caine para apresentar a revolução que mudou a cena cultural britânica dos anos 1960. Paul McCartney e Twiggy estão entre os entrevistados.O In-Edit também recebe a première da série nacional “História Secreta do Pop Brasileiro”, de André Barcinski, e promove debates, palestras, festas, feira de vinil e shows.
Confira a programação  em in-edit-brasil.com. GRÁTIS

Ciclo de Cinema  e Psicanálise 
A Folha e a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo promovem sessão gratuita de “Infiltrado na Klan” (2018), de Spike Lee, nesta terça (11), no MIS. O filme é sucedido por debate com o psicanalista Leopold Nosek e o colunista da Folha Thiago Amparo. Vencedora do Oscar de melhor roteiro adaptado, a trama é baseada em fatos reais e acompanha um policial negro que consegue se infiltrar na Ku Klux Klan.
MIS - Av. Europa, 158, Jardim Europa, região oeste, tel. 2117-4777. GRÁTIS. mis-sp.org.br. Auditório MIS: Ciclo de Cinema e Psicanálise. Infiltrado na Klan, ter.: 19h. 172 lugares.

Cine Drive-in
O shopping Eldorado promove nova edição de seu cinema drive-in nesta sábado (8) e no domingo (9). Com entrada gratuita, o evento pega carona no Dia dos Namorados para exibir seis filmes românticos ao ar livre. Os escolhidos foram “Um Amor para Recordar” (2002), “O Guarda-Costas” (1992), “Moulin Rouge: Amor em Vermelho” (2001), “Amor Além da Vida” (1998), “Te Amarei para Sempre” (2009) e “Para Sempre” (2012).
Av. Rebouças, 3.970, Pinheiros. Sáb. (8) e dom. (9): 14h30, 17h30 e 20h30. GRÁTIS

Cinema: a atriz Mandy Moore e o ator Shane West em cena do filme "Um Amor para Recordar" - Reuters

SHOWS

Lily Allen
A cantora inglesa relembra sucessos que embalaram a adolescência dos millennials, como “Smile” e “Fuck You”. Ela ainda canta músicas do recente “No Shame” (2018). A pernambucana Duda Beat abre o show.
Memorial da América Latina - pça. cívica - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, tel. 3823-4600. Dom. (9): 17h30. 90 min. 14 anos. Retirar ingr. p/ livepass.com.br. GRÁTIS  

Galeria
Lily Allen
Lily Allen
Cantora britânica expurga culpas e vícios e se afirma como força do pop em 'No Shame'

Geraldo Azevedo
O cantor pernambucano apresenta sucessos de sua carreira, como “Caravana”, “Dia Branco” e “Moça Bonita” e releituras de clássicos de Luiz Gonzaga e Dominguinhos.
Sesc Osasco - quadra poliesportiva - Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, Bussocaba, Osasco, tel. 3184-0900. Qui. (13): 20h30. 90 min. Livre. GRÁTIS

TEATRO

Max
A peça aborda a homofobia por meio de uma narrativa distópica. Ao acordar de um coma de anos, Max descobre um país governado por um pastor preconceituoso.
Oficina Cultural Oswald de Andrade - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, região central, tel. 3222-2662. 30 lugares. Qui. e sex.: 20h. Sáb.: 18h. Estreia qui. (13). Até 6/7. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS  

Festa, a Comédia
Na festa de aniversário de um garoto, os convidados, todos interpretados por um único ator, vivem uma série de situações. Elas envolvem personagens como um palhaço alcoólatra ou uma vendedora de uma carrocinha de cachorro-quente que, na verdade, é amante do pai do aniversariante.
Teatro J. Safra - R. Josef Kryss, 318, Parque Industrial Tomas Edson, região central, tel. 3611-3042. 627 lugares. Qua. e qui.: 21h. Até 11/7. GRÁTIS  

Alfaces
Definida por suas autoras como uma distopia cômica existencialista, a trama acompanha as aeromoças Daisy, Violeta e Magnólia que, depois do último voo de suas carreiras, vão passar seus dias em um paraíso tropical.
Oficina Cultural Oswald de Andrade - sala 11 - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, região central, tel. 3222-2662. 50 lugares. Seg. e qua.: 20h. Até qua. (12). Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS  

Amar, Verbo Intransitivo
Adaptação do primeiro romance de Mário de Andrade, a trama acompanha uma governanta alemã contratada por uma família tradicional paulista nos anos de 1920 para fazer a iniciação do primogênito e herdeiro Carlos. O encontro se transforma, no entanto, em uma relação amorosa.
Oficina Cultural Oswald de Andrade - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, região central, tel. 3222-2662. Qui. e sex.: 20h. Sáb.: 18h. Até 29/6. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS  

Comédias Furiosas
No texto de Leonardo Cortez, que também integra o elenco, um enorme engarrafamento impacta a vida de quatro personagens. Em comum, eles partilham a dificuldade de comunicação.
Teatro Cacilda Becker - R. Tito, 295, Vila Romana, região oeste, tel. 3864-4513. 198 lugares. Sex. e sáb.: 21h. Dom.: 19h. Até 23/6. GRÁTIS  

Entre
Três irmãos se reúnem para discutir as bodas de ouro dos pais. Do apartamento ao lado, começam a ouvir uma discussão entre o casal de vizinhos. Eles devem ignorar o embate ou intervir na briga? A questão incita reflexão sobre como a cultura patriarcal pode abrir espaço para verdadeiros crimes.
Oficina Cultural Oswald de Andrade - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, tel. 3222-2662. 50 lugares. Ter. e qua.: 20h. Até 26/6. Retirar ingr. uma hora antes . GRÁTIS 

A Vida Útil de Todas as Coisas
O espetáculo de Kiko Rieseman se passa em um futuro distópico. Ao constatar que o pai está com dificuldades de memória, um homem procura uma assistência técnica. A resposta da loja é de que não há solução para o cérebro defeituoso do velhinho —mas eles podem tentar substituí-lo por um androide. O absurdo da situação motiva o idoso a planejar uma revolta.
Oficina Cultural Oswald de Andrade - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, região central, tel. 3222-2662. 70 lugares. Qui. e sex.: 20h. Sáb.: 18h. Até 15/6. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS 

Mau Encontro
No espetáculo da Cia. Letras em Cena, um grupo de brasileiros está reunido na sala VIP de um aeroporto que teve os voos atrasados. Quando um homem discute com um segurança e quebra uma garrafa em sua cabeça, os estranhos se veem presos a uma situação complicada.
Centro Cultural da Penha - teatro Martins Penna - Lgo. do Rosário, 20, Penha de França, região leste, tel. 2295-0401. 200 lugares. Sex. e sáb.: 20h. Dom.: 19h. Até  dom. (9). Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS

O Porto - Experimento Público Nº 2
Misto de performance e instalação, a ação acontece de segunda à sexta, de 11h às 17h, em um ateliê vitrine. Nela, o ator Laerte Késsimos compartilha com o público o processo criativo envolvido na montagem da peça “Ser Leonilson”, inspirado na obra do artista cearense e prevista para estrear em outubro deste ano.
Galeria Zarvos - Av. São Luís, 258, lj. 14, República, região central. Seg. a sex.: 11h às 17h. Até 10/8. Estreia seg. (10). GRÁTIS  

Territórios de Resistência, Narrativas em Disputa
Dividida em três partes —Florestanias, Sertanias e Ribeirias— a leitura cênica teve seu texto construído com base em obras de acervo do Museu do Ipiranga. A montagem trata de temas como a colonização do Brasil, o uso do trabalho escravo e a Guerra do Paraguai.
Museu do Ipiranga - Av. Nazaré, s/ nº, Ipiranga, região sul, s/ tel. Sáb. e dom.: 15h. Até 21/7. Retirar ingr. com antecedência de uma hora na bilheteria do Sesc Ipiranga. GRÁTIS

Vem Buscar-Me que Ainda Sou Teu
Uma comemoração dos 80 anos de nascimento do dramaturgo Carlos Alberto Soffredini (1939-2001), autor do texto, pelas mãos de sua filha, Renata Soffredini, o espetáculo usa a linguagem do teatro de revista para narrar a luta pela sobrevivência de uma trupe circense em meio às revoluções inauguradas pela indústria cultural.
Itaú Cultural - sala Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, tel. 2168-1777. 208 lugares. Sex. e sáb.: 20h. Dom.: 19h. Até dom. (9). Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS 

Auto da Paixão
Esculturas-retábulos de Romero de Andrade Lima que retratam momentos da vida de Cristo formam o ponto de partida deste espetáculo, encenado originalmente em 1993. Nele, 12 pastoras percorrem as instalações narrando os episódios sacros.
Praça das Artes - Av. São João, 281, Centro, Sex (7).: 18h. GRÁTIS  

Encruzilhada
O grupo de danças urbanas traça nesta coreografia um paralelo entre passado e presente, destacando a importância de conhecer as próprias raízes.
Praça das Artes - Av. São João, 281, Centro, região central. Sáb. (8): 14h. GRÁTIS 

Epidemia Prata
O espetáculo da Cia. Mungunzá homenageia as crianças que se pintam com tinta prateada para pedir dinheiro nos semáforos e metrôs da cidade. Em um palco coberto por moedas, os personagens discutem temas como miséria e exclusão social.
Teatro de Contêiner Mungunzá - R. dos Gusmões, 43, Santa Efigênia, tel. 97632-7852. Sáb. (8): 11h. GRÁTIS

Brancos e Malvados ou Ensaio sobre os 3 Porquinhos
O Pessoal do Faroeste comemora 21 anos de atividade com este musical. A trama acompanha dois atores à espera do diretor para começarem um ensaio. Os dois são moradores de um antigo cortiço, desocupado para a criação de uma ONG. Por serem os únicos brancos, foram os últimos a permanecer no local.
Teatro Cia. Pessoal do Faroeste - R. do Triunfo, 305, Santa Efigênia, região central, tel. 3331-8943. 40 lugares. Seg.: 19h e 21h30. Dom.: 16h. Até 5/8. GRÁTIS

As Cangaceiras
A trama do musical de Newton Moreno acompanha Serena, que decide abandonar um bando de cangaceiros chefiado pelo marido para partir em busca do filho, que pensava estar morto. A essa empreitada juntam-se outras mulheres do bando e, mais tarde, outras companheiras.
Centro Cultural Fiesp - teatro Sesi São Paulo - Av. Paulista, 1.313, térreo, Bela Vista, região central, tel. 3322-0050. Qui. a sáb.: 20h. Dom.: 19h. Até 4/8. É necessário fazer inscrição p/ sesisp.org.br. GRÁTIS  

Elenco de 'As Cangaceiras', de Newton Moreno, que estreia no Teatro do Sesi
Elenco de 'As Cangaceiras', de Newton Moreno, que estreia no Teatro do Sesi - Priscila Prade/Divulgação

Di Repente
Com canções tocadas ao vivo, o musical do grupo Luz e Ribalta acompanha três trabalhadores nordestinos que se encontram em um canteiro de obras em São Paulo. A amizade dos homens com uma jovem mineira, que trabalha como doméstica, acaba levando a uma série de situações.
Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba, região leste, tel. 2621-2719. 212 lugares. Sáb. e dom.: 20h. Até 23/6. GRÁTIS 

DANÇA

A Flor da Lua
Concepção e interpretação: Marcus Moreno. Música: Manuel Pessôa de Lima. 30 min. Livre.
Uma flor que nasce em uma espécie rara de cactus na Amazônia, cujo desabrochar dura apenas uma noite, serviu de inspiração para este solo de Marcus Moreno —reapresentado por ocasião do FotoBazar Delas, que acontece no mesmo espaço de 17h às 23h— sobre a passagem e a efemeridade do tempo.
Capital 35 - R. Capital Federal, 35, Sumaré, região central. 30 lugares. Sáb. (8): 19h. 30 min. GRÁTIS

Cebola
A montagem da Clarín Cia. de Dança usa a metáfora da cebola e suas camadas para falar sobre os vários aspectos do amor. Embalado por músicas da bossa nova, o espetáculo fala sobre os vários momentos de um relacionamento.
Sesc Parque Dom Pedro 2º - pça. lúdica - R. São Vito, s/nº, Brás, região leste, tel. 3111-7400. Dom. (9): 15h. GRÁTIS 

Estranhos Seres Nebulosos e Ilusórios
Inspirado na série de fotografias Escultura do Inconsciente, do japonês Tatewaki Nio, a coreografia interroga formas de habitar e coexistir nas cidades contemporâneas.
Biblioteca Mário de Andrade - terraço - R. da Consolação, 94, Consolação, região central, tel. 3775-0020. Dom. (9): 17h. GRÁTIS 

Traços e Traçados Urbanos
Com um corpo de bailarinos caracterizado pela diversidade —entre os dançarinos, há um paraplégico e dois com baixa visão—, a Cia. de Dança Sem Fronteiras convida o público a refletir sobre suas relações com o outro e com o espaço por meio desta criação interativa.
Sesc Parque Dom Pedro 2º - tenda da Arquibancada - R. São Vito, s/nº, Brás, região leste, tel. 3111-7400. Sáb. (8): 15h. GRÁTIS  

EXPOSIÇÕES

Ainda Há Noite
Cerca de 300 cliques noturnos compõem a exposição que o Itaú Cultural inaugura nesta quarta (12). Afiliada ao 5º Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo —que, de quinta (13) ao domingo seguinte, 16, tem uma programação extensa de palestras e debates sobre o suporte—, a mostra organizada por Claudi Carreras e Iatã Cannabrava explora aspectos da identidade da região que se tornam visíveis justamente nas horas escuras do dia. 
Av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, tel. 2168-1777. Ter. a sex.: 9h às 20h. Sáb. e dom.: 11h às 20h. Até 11/8. Livre. Abertura qua. (12), às 20h. GRÁTIS

Artur Lescher: Suspensão
A retrospectiva busca mapear os elementos centrais da poética do escultor paulistano por meio de cerca de 120 trabalhos, pinçados de três décadas de produção.
Pina Estação - Lgo. Gen. Osório, 66, Santa Efigênia, região central, tel. 3335-4990. Seg. e qua. a sáb.: 10h às 17h30. Até 24/6. Livre. GRÁTIS  

Construções e Geometrias
Organizada pelo curador do museu, Cauê Alves, a mostra elabora um recorte da coleção de Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz focado em obras que enfatizam a arte construtiva e geométrica, além de se relacionarem com a arquitetura do Mube. Entre os artistas participantes, estão Adriana Varejão, Nelson Leirner, Nuno Ramos e Waltércio Caldas.
Mube - R. Alemanha, 221, Jardim Europa, região oeste, tel. 2594-2601. Ter. a dom.: 10h às 18h. Abertura: sáb. (8), às 10h. Até 18/8. Livre. GRÁTIS  

Paisagem Moderna
Ocupando um corredor, a instalação de Leda Catunda mistura diversos tipos de tecido em uma colagem de grandes proporções que. A artista recria o calçadão de Copacabana para retratar o Brasil da época dos modernistas, ingênuo e em acelerado ritmo de progresso.
MAM Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, portão 3, Parque Ibirapuera, região sul, tel. 5085-1300. Ter. a dom.: 10h às 18h. Até 28/7. Livre. GRÁTIS  

Sussurra para que Eu Escute
O artista Manuel Carvalho apresenta trabalhos da série Anacoluto, que pesquisa a capacidade de acúmulo de informações no plano pictórico por meio de obras criadas pela sobreposição de dezenas de camadas de tinta.
MIS - Av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 2117-4777. Ter. a sáb.: 11h às 20h. Dom.: 11h às 18h. Até dom. (9). Livre. GRÁTIS

Letizia Battaglia
A exposição cobre quatro décadas de produção da fotojornalista italiana e apresenta, além de imagens que revelam a atuação da máfia em seu país entre as décadas de 1970 e 1980, retratos do cotidiano e das transformações pelas quais passou a cidade de Palermo. Na terça (11), às 19h, Leandro Demori, editor-executivo do The Intercept Brasil e autor de “Cosa Nostra no Brasil”, realiza uma visita guiada pela mostra.
IMS Paulista - Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, região central, tel. 2842-9120. Ter., qua. e sex. a dom.: 10h às 20h. Qui.: 10h às 22h. Até 22/9. Livre. GRÁTIS  

Maquinaria
Na individual, o artista e cineasta Marcelo Masagão  explora a linguagem fotográfica a partir de diversos meios, como rolos de papel de até 15 metros, visualizados em suportes semelhantes a cavaletes, bandas de Moebius, murais de azulejos e panoramas.
Centro Cultural Maria Antônia - R. Maria Antônia, 294, Vila Buarque, região central, tel. 3123-5202. Ter. a dom.: 10h às 18h. Até 18/8. Livre. GRÁTIS 

Mulheres Negras: Abolição, Protagonismo e Resistência
A mostra é organizada de maneira cronológica, e apresenta mulheres negras do período da escravidão, abolição, República, ditadura militar e anos 1990. Há imagens de pessoas como Dandara, que fez parte do quilombo de Zumbi de Palmares no século 17, da escritora Maria Carolina de Jesus e da antropóloga Lélia Gonzalez.Figuras de outros países também têm espaço na mostra, caso da soldado haitiana Sanité Bélair, que lutou pela independência do Haiti, e da multiartista peruana Victoria Santa Cruz.
Salão de Exposições da Biblioteca Monteiro Lobato - Rua João Gonçalves, 439, Centro, Guarulhos. Seg. a sex.: 9h às 18h. Sáb.: 9h às 14h. Até 15/6. Livre. GRÁTIS

Amanhã, Logo à Primeira Luz
Situadas entre o relato íntimo e o manifesto político, as obras que o artista Ivan Grilo apresenta na exposição narram a derrocada de um rei ficcional. 
Casa Triângulo - R. Estados Unidos, 1.324, Jardim América, região oeste, tel. 3167-5621. Seg. a sáb.: 10h às 19h. Até 20/7. Livre. GRÁTIS  

Disrupto
Composta por 12 pinturas hiper-realistas, a primeira individual de Luiz Escañuela explora a pele ao maximizar detalhes como poros, linhas de expressão e suor.
Luis Maluf Art Gallery - R. Peixoto Gomide, 1.887, Jardim Paulista, tel. 2367-3437. Ter. a sex.: 11h às 20h. Sáb.: 11h às 18h. Até 6/7. Livre. GRÁTIS

Galeria VerArte
A galeria comemora um ano de existência com uma coletiva. Nela, são exibidas pinturas, esculturas e fotografias dos 20 artistas representados pela casa.
Galeria VerArte - R. Br. de Tatuí, 302, 2º andar - s/3, Vila Buarque, tel. 3807-9777. Seg. a sex.: 10h às 17h. Sáb.: 10h às 14h. Abertura sáb. (8), às 14h. Até 10/7. Livre. GRÁTIS

Hudinilson Jr.
Um dos pioneiros da xerografia no Brasil, o artista morto em 2013 protagoniza esta retrospectiva. Nela, trabalhos em suportes pouco associados à sua obra, como pinturas, são justapostos a criações em meios mais usuais, como xerox, colagens e postais.
Galeria Jaqueline Martins - R. Dr. Cesário Mota Jr., 443, Vila Buarque, região central, tel. 2628-1943. Ter. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 12h às 17h. Até 3/8. Livre. GRÁTIS

Luiz Paulo Baravelli
A individual reúne pinturas e objetos produzidos em uma grande diversidade de materiais que, criados entre os anos 1960 e 2017, investigam as características do espaço tridimensional.
Galeria Marcelo Guarnieri - Al. Lorena, 1.835, Jardim Paulista, região oeste, tel. 3063-5410. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 17h. Abertura sáb. (8), às 10h. Até 3/8. Livre. GRÁTIS

Maldicidade
Um dos maiores nomes da fotografia do país, Miguel Rio Branco retoma a série, que registra metrópoles pelo globo e virou livro em 2014, na exposição.
Galeria Luisa Strina - sala 1 - R. Pe. João Manuel, 755, Cerqueira César, tel. 3088-2471. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 17h. Até 27/7. Livre. GRÁTIS  

Renato Rios
A primeira individual do artista na galeria reúne pinturas e estudos que investigam as relações entre a imagem e o inconsciente.
Galeria Marcelo Guarnieri - Al. Lorena, 1.835, Jardim Paulista, região oeste, tel. 3063-5410. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 17h. Abertura sáb. (8), às 10h. Até 3/8. Livre. GRÁTIS  

O Tempo Mata
A videoarte em suas múltiplas encarnações é o foco da exposição, que exibe vídeos e filmes de 17 artistas pertencentes à Coleção Julia Stoschek, da Alemanha.
Sesc Avenida Paulista - arte I - 5º andar - Av. Paulista, 119, Bela Vista, tel. 3170-0800. Ter. a sáb.: 10h às 21h30. Dom.: 10h às 18h30. Até 16/6. Livre. GRÁTIS  

A Outra Feira
O evento, que propõe uma interação direta entre artistas e compradores, chega à sua sexta edição este ano. Trinta e dois artistas participam da feira, exibindo cerca de 600 peças.
Casa do Jasmin - R. José Maria Lisboa, 1.145, Jardim Paulista, região oeste. Sáb. (8) e dom. (9): 14h às 21h. GRÁTIS

PASSEIOS

Feminismo e Gênero na Mídia Brasileira
O Masp promove uma palestra com a professora de antropologia da USP Heloisa Buarque de Almeida, que discute as construções hegemônicas na mídia brasileira até os anos 1990, a revolução digital a partir dos anos 2000 e as pautas feministas que surgiram nos anos 2010. A conversa é parte do projeto curatorial do museu de 2019, que conta com uma agenda voltada para o tema Histórias das Mulheres, Histórias Feministas.
Masp - Av. Paulista, 1.578, Bela Vista, região central, tel. 3149-5959. Sáb.: 11h às 13h. Até 8/6. Livre. Retirar ingr. com antecedência de duas horas. GRÁTIS  

Festival do Fazer
Com objetivo de mostrar o valor das atividades feitas à mão, que variam entre horta e joias, o evento realiza oficinas e atividades abertas, como bate-papos com nomes como Giuliano Tierno, da Casa Tombada, e o arquiteto Marcelo Rosenbaum, do projeto A Gente Transforma.
Unibes Cultural - R. Oscar Freire, 2.500, Pinheiros, região oeste, tel. 3065-4333. Sex. e sáb.: 10h às 19h. Até 8/6. Livre. É necessário fazer inscrição p/ revolucaoartesanal.com.br/festival. GRÁTIS  

Notas Contemporâneas 
O cantor e compositor Ritchie, conhecido por sucessos dos anos 1980 como “Menina Veneno”, participa do evento no MIS na qual fala sobre sua carreira. A mediação do bate-papo é por conta de Cacá Machado enquanto a Banda MIS faz uma releitura de seus sucessos, como “A Vida Tem Dessas Coisas”.
MIS  - Av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 2117-4777. 172 lugares. Qua. (12): 20h. Livre. Retirar ingr. com uma hora de antecedência. GRÁTIS  

Coração Latino
A exposição, no Memorial da América Latina, conta com mais de 4.000 itens que expressam os costumes dos povos da América Latina, entre eles, trajes típicos regionais ou de festas e itens que compõem celebrações populares de diversos países latinos.
Memorial da América Latina - pavilhão da criatividade Darcy Ribeiro - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, região central, tel. 3823-4600. Ter. a dom.: 9h às 18h. Até 8/9. Livre. GRÁTIS  

Aulas de Forró Gratuitas
O professor Romeu Assunção trabalha conceitos de conexão com o outro, com a música e com o próprio corpo em aulas que ensinam a técnica de dança do forró. Recomenda-se o uso de roupas confortáveis. Não ,é necessário fazer inscrição prévia.
CCSP - R. Vergueiro, 1.000, Liberdade, região central, tel. 3397-4002. Seg.: 19h30 às 21h. Até 24/6. Livre. GRÁTIS

Experimentando Controles com Makey Makey
Parte do programa Tecnologia e Artes em Rede, oferecido por todas as unidades dos Sescs de São Paulo em junho, a oficina tem como objetivo mostrar que com apenas um makey makey (condutor de energia entre objetos) e um computador, é possível transformar até frutas e legumes em controles remotos.
Sesc São Caetano - espaço de tecnologias e artes - R. Piauí, 554, Santa Paula, São Caetano do Sul, tel. 4223-8800. Sáb.: 14h às 16h. Até 22/6. 120 min. Livre. GRÁTIS 

Soco na Gangrena
Idealizada pelos DJs Basim, RM e Erick Jay, o evento promove uma batalha entre DJs Niko, 7K, Subrinho Brasil e Magrão que disputam uma vaga na grande final que será realizada no final do ano.
Matilha Cultural - R. Rego Freitas, 542, República, tel. 3256-2636. Sáb. (8): 15h às 18h. Livre. GRÁTIS  

Virada Cultural Judaica
O evento celebra o feriado judaíco Shavuot, já que antigamente era costume virar a noite estudando a Torá, como forma de contribuir para o aprimoramento no mundo. Esta edição tem o tema Diversidade Diálogos do Judaísmo com a Atualidade e será marcada por espetáculos de dança, shows, palestras, debates, oficinas e apresentações artísticas.
Congregação Israelita Paulista - R. Antônio Carlos, 653, Consolação, s/ tel. Sáb.: 20h às 6h. Até 8/6. Livre. GRÁTIS

Bazar de Arte Popular Peruana
A feira comemora os 25 da imigração peruana para São Paulo. O evento, promovido pelo Comitê Senhoras Peruanas em São Paulo, conta com itens de arte popular e pratos da culinária do país, como ceviche.
Obra de Arte - R. Indiaroba, 97, Vila Nova Conceição, região sul, tel. 5535-5928. Sex. e sáb.: 10h às 19h. Até 8/6. Livre. GRÁTIS

Mercado das Madalenas
A feira reúne cerca de 64 expositores que vendem roupas, joias, acessórios, objetos de decoração e comidas. A 23ª edição do evento é especial para o Dia dos Namorados e conta com música ao vivo durante o final de semana.
A Casa - Museu do Objeto Brasileiro - Av. Pedroso de Morais, 1.216, Pinheiros, região oeste, tel. 3814-9711. Sáb. e dom.: 10h às 21h. Até 9/6. Livre. GRÁTIS

Festa de São Vito
A festa de São Vito, promovida pela colônia italiana no Brás, que chega a 101ª edição. A programação conta com feira aos sábados e domingos, até 14/7. Ali, dá para provar pratos típicos como espaguete e ficazza (pizza alta), além de pernil, linguiça e churrasco. De doce, há torta de ricota e cannoli.
Centro Social São Vito - R. Fernandes Silva, 96, Brás, região leste, tel. 3227-8234. 4.000 pessoas. Sáb. e dom.: 19h às 23h. Até 14/7. Livre. GRÁTIS

Festival Todavia - Apocalipse?
A editora Todavia promove, apenas neste sábado (8), no CCSP, o Festival composto por rodas de discussões sobre temas que permeiam o cotidiano, como as crises da democracia, da arte e de noções de indivíduo. Com programação gratuita, o evento conta com a presença do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), que participa da mesa Mundos em Extinção, às 16h, com mediação da repórter associada da Folha Fernanda Mena. Para completar, a partir das 19h, a cantora Luedji Luna faz um manifesto, seguido de show do rapper Edgar, de músicas como “Felizes Eram os Golfinhos”. 
CCSP - sala Adoniran Barbosa - R. Vergueiro, 1.000, Liberdade, região central, tel. 3397-4002. 350 lugares. Sáb. (8): 16h às 19h. Livre. Retirar ingresso 1 hora antes. GRÁTIS  

CRIANÇA

Tarsila, Crianças, Desenho: A Oficina
Com a exposição “Tarsila Popular” em cartaz, o Masp promove uma oficina de desenho para crianças, que aprendem a se inspirar no universo mágico de Tarsila do Amaral, já que a infância da artista pontua sua carreira.
Masp - Av. Paulista, 1.578, Bela Vista, região central, tel. 3149-5959. 15 vagas p/ período. Qua.: 11h às 12h30 e 15h30 às 16h30. Até 26/6. 8 a 12 anos. GRÁTIS  

De Criança para Criança
Na atividade são contadas as adaptações da dupla Lili Flor e Paulo Pixu de histórias fantásticas criadas por crianças e compiladas pelo escritor francês Pierre Gripari.
Sesc 24 de Maio  - R. Vinte e Quatro de Maio, 109, República, tel. 3350-6300. Sáb.: 15h. Até 29/6. Livre. GRÁTIS  

A Casa Sonolenta
A Cia Canta e Conta faz uma releitura do livro da americana Audrey Wood. A história é sobre uma casa sonolenta, na qual todos vivem dormindo. Mas, um dia, tudo muda graças à uma simples pulga.
Sesc São Caetano - área de convivência - R. Piauí, 554, Santa Paula, São Caetano do Sul, tel. 4223-8800. Sáb.: 12h. Até 8/6. 60 min. Livre. GRÁTIS  

As Artes Malasartes
Baseado na cultura popular do Vale do Paraíba, o espetáculo conta a história de Pedro Malasartes, que resolve descobrir qual é o outro lado da vida. Ele chega o lugar onde Deus e o Diabo decidem se a pessoa vai para o céu ou para o inferno. Ao reconhecerem o garoto, as entidades entram em desespero e o empurram um para o outro.
Sesc Guarulhos - pça. de convivência - R. Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos, tel. 2475-5550. Dom.: 16h. Até 9/6. GRÁTIS

Conto Canjica e Quentão
A partir deste sábado (8) e até o final do mês, o encontro é permeado por  contos que envolvem histórias de diferentes regiões do Brasil, como “Sopa de Pedra” e “Homem que Botou um Ovo”.  Apresentada pela Cia. A Hora da História, com as atrizes Camila Cassis e Natália Grisi, as histórias são acompanhadas por canções juninas, como “O Balão Vai Subindo” e “Capelinha de Melão”.
Sesc Bom Retiro - Al. Nothmann, 185, Campos Elíseos, tel. 3332-3600. Sáb.: 14h às 14h45. Até 29/6. 45 min. Livre. GRÁTIS

FESTA JUNINA

Arraial Chegou no Centro  
O evento promove aulas que ensinam o preparo de releituras de quitutes típicos da festa que homenageia São João. Nesta quinta (13), a oficina é ministrada pela chef Jane Glebia, que prepara pratos como o pé de moleque de batata-doce.
Sesc 24 de Maio - R. Vinte e Quatro de Maio, 109, República, tel. 3350-6300. Qui.: 18h30. Até 27/6. 16 anos. GRÁTIS 

Arraiá na Praça 
O público pode curtir as apresentações das quadrilhas locais e dançar ao som de forró, xaxado e arrasta-pé, com shows de nomes como Alexandre e Adriano e Thainá Cardoso. Para recuperar as energias, a festa conta com barraquinhas de comidas e bebidas típicas
Praça Victor Civita - R. Sumidouro, 580, Pinheiros, região oeste. Sáb. e dom.: 12h às 0h. GRÁTIS 

Festa Junina da Igreja da Consolação
Com vitrais de vidro e cobre, a igreja, construída originalmente em 1799, recebe uma vibrante festa junina que é animada ao som de forró e sertanejo. Por ali, o público pode se deliciar com doces e salgados típicos, como milho-verde, pamonha, lanches de pernil e de carne. Bebidas tradicionais como quentão e vinho quente também marcam presença no evento.
Paróquia Nossa Senhora da Consolação - R. da Consolação, 585, Consolação, região central, tel. 3256-5356. Sáb.: 17h às 24h. Dom.: 17h às 23h. Até 30/6. GRÁTIS

Público na festa junina da Quermesse da Paróquia da Consolação - Alberto Rocha/Folhapress

Festa Junina da Paróquia de San Gennaro
A festa junina une o melhor das tradições brasileira e italiana. No último quesito, encaixa-se a macarronada das mamas da Festa de San Gennaro —festival dedicado a São Januário que acontece sempre em setembro na capital paulista. O evento conta também com música ao vivo e brincadeiras típicas para as crianças. De acordo com a organização, toda a renda acumulada nas festa será revertida para obras sociais.
Paróquia San Gennaro - R. San Gennaro, 214, Mooca, região leste, tel. 3209-0089. Sáb.: 18h às 24h. Até 29/6. Livre. GRÁTIS

Festa Junina Vegana
A festa traz alternativas veganas de quitutes típicos, como cuscuz, pamonha, canjica e arroz-doce —os últimos, usando leite de amêndoas— além de versões sem produtos de origem animal de pratos como coxinha e hambúrguer. Feirinhas de artesanato e de adoção de pets completam a programação. 
Rua Dr. José de Queiroz Aranha, 92 - R. Dr. José de Queirós Aranha, 92, Vila Mariana,  s/ tel. Sáb. e dom.: 12h às 21h. Até 30/6. Livre. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais