Show de Fabiana Cozza e exposição de Sebastião Salgado são destaques gratuitos da semana

Guia indica atrações para curtir a semana em SP sem gastar nada

São Paulo

Neste sábado (13), a cantora paulistana Fabiana Cozza faz o Show dos Santos, no Sesc Ipiranga, em que mergulha no universo da mitologia africana iorubá, acompanhada do baixista Fi Maróstica e de uma dupla de percussionistas. 

O Sesc Avenida Paulista recebe, a partir de quarta (17), a exposição "Gold - Mina de Ouro Serra Pelada", com imagens inéditas de Sebastião Salgado sobre o garimpo de Serra Pelada.

Renato Borghi e Miriam Mehler protagonizam, também nesta quarta (17) , no Itaú Cultural, "Romeu e Julieta 80​" em montagem que comemora os 60 anos de carreira dos atores no teatro.

Com crianças, vale visitar o espaço Rei Leão no Shopping Villa Lobos, com  cenário que remete à savana e conta com uma parede de escalada, simulador de realidade virtual que leva os passageiros para uma viagem à África e um labirinto.

Confira essas e outras atrações gratuitas para aproveitar a cidade. 

SHOWS

Menores Atos e Disaster Cities
A noite gratuita comemora o Dia do Rock com uma das revelações do rock alternativo nacional, a Menores Atos, e o power trio de heavy rock Disaster Cities.
Centro Cultural da Juventude - Av. Dep. Emílio Carlos, 3.641, Limão, zona norte, tel. 3343-8999. Sex. (12): 20h. GRÁTIS

As Mercenárias e Deaf Kids
No encontro de gerações, a banda paulistana As Mercenárias, formada nos anos 1980, encontra-se com a Deaf Kids, na ativa desde 2010.
Centro Cultural Olido - Av. São João, 473, Centro, tel. 2899-7370. 297 lugares. Sáb. (13): 20h. 150 min. Livre. GRÁTIS  

Palco Centro
A banda Angra abre o sábado com convidados como Luis Mariutti e Ricardo Confessori. Na sequência, Scandurra e Nasi fazem show do Ira!, que é seguido pela carioca Marina Lima, que passa por canções de seu último disco, “Novas Famílias” (2018), e Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, que cantam músicas do Legião Urbana.
Praça da República - Centro. Sáb. (13): de 13h às 22h. Livre. GRÁTIS 

Palco Ipiranga x Vinte e Quatro de Maio
O grupo de Guarulhos Screams of Hate inaugura o palco na esquina, que logo depois é tomado pela banda Jimmy & Rats, encabeçada pelo ex-vocalista do Matanza. O clássico Supla dá sequência à tarde, que ainda tem shows de Golpe de Estado, Edu Falaschi e da banda de death metal Krisiun.
Av. Ipiranga, esq. com a Vinte e Quatro de Maio - Centro. Sáb. (13): de 10h30 às 22h. Livre. GRÁTIS

Fabiana Cozza
A cantora paulistana mergulha no universo da mitologia africana iorubá no Show dos Santos, cujo repertório é baseado em releituras e canções inéditas que tratam do panteão dos orixás. Na tarde, que integra a mostra “Ounje - Alimento dos Orixás” (pág. 57), ela é acompanhada do baixista Fi Maróstica e de uma dupla de percussionistas. 
Sesc Ipiranga - quintal - R. Bom Pastor, 822, Ipiranga, região sul, tel. 3340-2000. Sáb. (13): 16h. 90 min. Livre. GRÁTIS  

Indy Naíse
A cantora apresenta seu primeiro disco, “É Questão de Cor” (2018), que versa sobre negritude, violência, sexualidade e desastres ambientais e tem participações de nomes como Rincon Sapiência. A baiana leva ao palco a energia eletrônica e do hip-hop na companhia do cantor Jota.pê.
Centro Cultural da Juventude - Av. Dep. Emílio Carlos, 3.641, Limão, tel. 3343-8999. Qui. (18): 20h. 90 min. Livre. GRÁTIS 

Camerata do Festival
Neil Thompson comanda o grupo acompanhado do violoncelista Matias de Oliveira Pinto em repertório que inclui obras como “A Flauta Mágica, KV 620: Abertura”, de Mozart.
Sala São Paulo - Pça. Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, tel. 3367-9500. Dom. (14): 11h. GRÁTIS  Retirada de ingressos a partir de 2h30 antes do evento.

TEATRO

Fome.doc
O espetáculo usa técnicas do teatro documentário para falar sobre a fome no mundo. Quatro marcos históricos compõem a trama: o extermínio da população indígena, a escravidão no Brasil, o Holocausto e o colonialismo.
Oficina Cultural Oswald de Andrade - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, tel. 3222-2662. 50 lugares. Qui. e sex.: 20h. Sáb.: 18h. Até 13/7. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS

Palavra de Stela
Os poemas de Stela do Patrocínio (1941-1992), que sofria de esquizofrenia e passou cerca de 30 anos internada em hospitais psiquiátricos, foram gravados na década de 1980 e servem de base para a montagem.
Centro Cultural Vila Formosa - Av. Renata, 163, Chácara Belenzinho, tel. 2216-1520. Sex. e sáb.: 20h. Dom.: 19h. Até dom. (14). Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS 

Comédias Furiosas
No texto de Leonardo Cortez, que também integra o elenco, um enorme engarrafamento impacta a vida de quatro personagens. Em comum, eles partilham a dificuldade de comunicação. A figura sinistra de uma cabra imprime um tom de realismo fantástico a essas narrativas.
Teatro Leopoldo Fróes - Av. João Dias, 822, Santo Amaro, região sul, tel. 5541-7087. Sex. e sáb.: 21h. Dom.: 19h. Até 21/7. GRÁTIS

Homem-Bomba
Inspirada em “O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde”, de Robert Louis Stevenson, a trama se passa em um mundo desigual que lembra um grande abatedouro. Ao iniciar uma investigação sobre os vários eus que o habitam, um homem decide usar métodos drásticos.
Oficina Cultural Oswald de Andrade - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, região central, tel. 3222-2662. 30 lugares. Qua. a sex.: 20h. Sáb.: 16h. Até 27/7. oficinasculturais.org.br. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS 

A Voz que Resta
Numa noite, um escritor frustrado decide terminar de vez sua relação com a amante, uma garçonete e aspirante a atriz que mora com o marido cinco andares abaixo. Esvaziando o apartamento, ele registra, com a ajuda de um gravador de fita cassete, seu adeus, uma carta de amor e de ódio.
Biblioteca Mário de Andrade - auditório Rubens Borba de Moraes - R. da Consolação, 94, Consolação, região central, tel. 3775-0020. 170 lugares. Seg.: 19h. Até 29/7. GRÁTIS  

Risadaria
O festival traz humoristas conhecidos do público ao Teatro Sérgio Cardoso, com programação gratuita. Nesta semana, sobem ao palco nomes como Oscar Filho (segunda, 15) e Jeffinho Farias (terça, 16). A programação está sujeita a alterações.
Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno - Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista. Seg. a sex.: 19h. Até 28/7. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS  

Buraquinhos ou o Vento É Inimigo do Picumã
No primeiro dia do ano, um menino negro de periferia é abordado por um policial quando vai à padaria. Assustado, ele começa a correr sem parar e acaba viajando pelo mundo e passando por países da América Latina e da África. 
Itaú Cultural - sala multiuso - Av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, tel. 2168-1777. 70 lugares. Sex.: 19h. Até 12/7. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS  

12º Round - A Luta Continua
O tricampeão mundial de boxe Emile Griffith (1938-2013), conhecido por sua luta pelos direitos homossexuais nos anos 1960, inspira este texto inédito de Sérgio Roveri. Na leitura dramática, 12 cenas de três minutos cada uma reproduzem a cronometragem exata de cada round de uma luta no ringue.
Itaú Cultural - sala Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, tel. 2168-1777. 224 lugares. Seg.: 20h. Até 15/7. GRÁTIS  

Menines
Um jogo de cenas entre namorados, amigos, pais e filhos e cidadãos e autoridades forma a produção carioca. Escrita por Marcia Zanelatto, a peça aborda com humor e leveza as questões de gênero e de liberdade de expressão, além dos tabus envolvidos na divisão entre feminino e masculino. O elenco é formado por atores cis, trans e não binárias.
Itaú Cultural - sala Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, tel. 2168-1777. 224 lugares. Sáb.: 20h. Dom.: 19h. Até 14/7. GRÁTIS  

Porque a Criança Cozinha na Polenta
Terceira peça a ser apresentada em sua mostra de repertório no Theatro Arthur Azevedo, a primeira montagem da Cia. Mungunzá de Teatro é uma adaptação de um texto da romena Aglaja Veteranyi. Nele, uma menina cujos pais, artistas circenses, são exilados de seu país, tem todos os seus ideais despedaçados.
Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo - Av. Paes de Barros, 955, Mooca, região leste, tel. 2605-8007. Sex.: 19h. Dom.: 17h. Até 14/7. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS  

O Porto - Experimento Público Nº 2
Misto de performance e instalação, a ação acontece de segunda à sexta, de 11h às 17h, em um ateliê vitrine. Nela, o ator Laerte Késsimos compartilha com o público o processo criativo envolvido na montagem da peça “Ser Leonilson”, inspirado na obra do artista cearense e previsto para estrear em outubro deste ano. 
Galeria Zarvos - Av. São Luís, 258, lj. 14, República, região central, s/ tel. Seg. a sex.: 11h. Até 9/8. GRÁTIS

Romeu e Julieta 80
Renato Borghi e Miriam Mehler vivem o famoso casal de Shakespeare nessa adaptação de Marcelo Lazzaratto. A montagem comemora os 60 anos de carreira dos atores no teatro.
Itaú Cultural - sala Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, tel. 2168-1777. 224 lugares. Qua.: 20h. Até 17/7. Retirar ingresso com antecedência de uma hora. GRÁTIS 

Territórios de Resistência, Narrativas em Disputa
Dividida em três partes —Florestanias, Sertanias e Ribeirias— a leitura cênica teve sua dramaturgia construída com base em obras de acervo do Museu do Ipiranga, de autores como Adrien Henri Vital Van Emelen. A montagem trata de temas históricos, como a colonização do Brasil, o uso do trabalho escravo e a Guerra do Paraguai.  
Museu do Ipiranga - Av. Nazaré, s/ nº, Ipiranga, região sul, s/ tel. Sáb. e dom.: 15h. Até 21/7. Retirar ingr. com antecedência de uma hora na bilheteria do Sesc Ipiranga. mp.usp.br. GRÁTIS

Brancos e Malvados ou Ensaio sobre os 3 Porquinhos
O Pessoal do Faroeste comemora 21 anos de atividade com este musical, que discute temas como a ditadura de 1964, a violência, o racismo, a tortura e suas implicações atuais no bairro da Luz, que abrigou a sede do antigo Dops.
Teatro Cia. Pessoal do Faroeste - R. do Triunfo, 305, Santa Efigênia, região central, tel. 3331-8943. 40 lugares. Seg.: 19h e 21h30. Dom.: 16h. Até 5/8. GRÁTIS

As Cangaceiras
A trama do musical de Newton Moreno acompanha Serena (Amanda Acosta), que decide abandonar um bando de cangaceiros chefiado pelo marido para partir em busca do filho, que pensava estar morto. A partir disso, a peça discute os mecanismos de opressão do cangaço.
Centro Cultural Fiesp - teatro Sesi São Paulo - Av. Paulista, 1.313, térreo, Bela Vista, tel. 3322-0050. Qui. a sáb.: 20h. Dom.: 19h. Até 4/8. É necessário fazer inscrição p/ sesisp.org.br. centroculturalfiesp.com.br. GRÁTIS 

Vem Buscar-Me que Ainda Sou Teu
Uma comemoração dos 80 anos de nascimento do dramaturgo Carlos Alberto Soffredini (1939-2001), autor do texto, pelas mãos de sua filha, Renata Soffredini, o espetáculo narra a luta pela sobrevivência de uma trupe circense em meio às revoluções inauguradas pela indústria cultural.
Teatro João Caetano - R. Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, tel. 5573-3774. Sáb.: 21h. Dom.: 19h. Até 4/8. Retirar ingr. uma hora antes. GRÁTIS  

As Escrituras Sagradas
Destaque do programa de TV America’s Got Talent, o grupo acrobático austríaco Zurcaroh narra neste espetáculo a cosmogonia bíblica, da criação ao apocalipse à descida de Jesus à Terra.
Credicard Hall - Av. das Nações Unidas, 17.955, Vila Almeida, tel. 4003-5588. Dom.: 16h. Até dom. (14). 90 min. Ingr.: R$ 80 a R$ 280 p/ premier.ticketsforfun.com.br. 

Meu Doce Estimado e O Boi Voador
A cia. Plataforma Shop Sui realiza duas performances de 30 minutos em sequência. “Meu Doce Estimado” trabalha com a relação de dois indivíduos com dificuldades de comunicação. Já o solo de Fernando Martins busca o diálogo entre os dois interiores: o geográfico e o humano. 
CRDSP - Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá, Centro, tel. 3214-3249. Qui a sáb.: 19h. Até 20/7. GRÁTIS

Divertissement - Superando Limites
Fundada há 24 anos, a Associação Fernanda Bianchini traz neste espetáculo 50 artistas com deficiências variadas, entre alunos da associação e profissionais da Cia. Ballet dos Cegos. A performance antecede o lançamento do livro “Olhando para as Estrelas”, sobre a trajetória da companhia.
Unibes Cultural - teatro - R. Oscar Freire, 2.500, Pinheiros, região oeste, tel. 3065-4333. 283 lugares. Sex.: 20h. Até 12/7. 60 min. unibescultural.org.br. GRÁTIS  

O Grito
Concepção, direção e interpretação: Marcos Abranches. Texto: Sandro Borelli. 60 min. 14 anos.
Inspirada no quadro homônimo do pintor norueguês Edvard Munch (1863-1944), a performance de Marcos Abranches encenada pela primeira vez há quatro anos e reapresentada em nova versão faz um paralelo entre a vida do bailarino e do artista.
Oficina Cultural Oswald de Andrade - auditório - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, região central, tel. 3222-2662. 40 lugares. Qui. e sex.: 20h. Sáb.: 18h. Até sáb (13). 60 min. oficinasculturais.org.br. GRÁTIS

Plano-Sequência/Take 2
Direção: Jorge Garcia. Com: Giuli Lacorte, Mainá Santana, Manuela Aranguibel e outros. 60 min. 16 anos.
A montagem da Jorge Garcia Cia. de Dança se situa na intersecção entre performance, dança e gravação cinematográfica. Nela, os bailarinos simulam a gravação de um plano sequência (sem cortes), em que coreografias, jogos cênicos e improvisações são encadeados.
Teatro de Contêiner Mungunzá - R. dos Gusmões, 43, Santa Efigênia, tel. 3222-2662. Sex. a dom.: 20h. Até 14/7. 60 min. GRÁTIS 

EXPOSIÇÕES

Gold - Mina de Ouro Serra Pelada
Mais de 50 imagens realizadas pelo fotógrafo Sebastião Salgado no garimpo da Serra Pelada, lembrado como o maior a céu aberto do mundo, são exibidos pela primeira vez na mostra. Organizada pela mulher do fotógrafo, Lélia Wanick Salgado, e ocupando um andar inteiro da unidade, ela exibe desde impressionantes registros da tumultuada cratera de 24 m², até detalhes do dia a dia dos mineiros, como o sobe e desce constante nas escadas de madeira, e seus corpos cobertos de lama e suor.
Sesc Avenida Paulista - arte 1 - 5º andar - Av. Paulista, 119, Bela Vista, tel. 3170-0800. Ter. a sáb.: 10h às 21h30. Dom.: 10h às 18h30. Abertura qua. (17). Até 3/11. Livre. GRÁTIS  

Cara, Corpo, Voz!
”Cara, corpo, voz!” era o grito de ordem quando uma drag queen chegava a uma boate na São Paulo dos anos 1990. A expressão batiza essa mostra de Claudia Guimarães. Organizada por Eder Chiodetto e Erika Palomino, ela desvenda a intimidade da cultura underground da cidade e seus personagens por meio de 40 imagens pinçadas dos 25 anos de carreira da fotógrafa.
Casa da Imagem - R. Roberto Simonsen, 136B, Sé, região central, tel. 3106-5122. Ter. a dom.: 9h às 17h. Abertura sáb. (13), às 11h. Até 13/10. 16 anos. GRÁTIS

Construções e Geometrias
A exposição elabora um recorte da coleção de Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz focado em obras que enfatizam a arte construtiva e geométrica, além de se relacionarem com a arquitetura do Mube.
Mube - R. Alemanha, 221, Jardim Europa, região oeste, tel. 2594-2601. Ter. a dom.: 10h às 18h. Até 18/8. Livre. GRÁTIS  

Não Oficial
Festas, eventos e viagens da alta sociedade paulistana, com seus salões privativos e roupas caras, são retratados pelo fotógrafo Paulo d’Alessandro em 42 imagens.
Casa da Imagem - R. Roberto Simonsen, 136B, Sé, região central, tel. 3106-5122. Ter. a dom.: 9h às 17h. Abertura sáb. (13), às 11h. Até 13/10. 16 anos. GRÁTIS

4º x 4: Obras Restauradas do Quarto Centenário
O painel “Procissão”, de Tarsila do Amaral, que voltou ao CCSP em março, é exposto ao lado de três outras obras restauradas. São elas uma reprodução de um mural de Manuel Lapa do século 16, escondido por 14 anos em uma parede falsa na Oca, no parque Ibirapuera, e os painéis “O Restelo”, também de Lapa, e “Mineração”, de Clóvis Graciano.
CCSP - R. Vergueiro, 1.000, Liberdade, tel. 3397-4002. Ter. a sex.: 10h às 20h. Sáb. e dom.: 10h às 18h. Abertura sex. (12), às 20h. Até 15/9. Livre. GRÁTIS  

E para que Poetas em Tempo de Pobreza?
Celebrando 30 anos da exibição do primeiro filme do cineasta paulistano Carlos Adriano, a mostra compila uma série de reapropriações poéticas de documentos de arquivo que ele criou, método conhecido 
como found footage. Com curadoria de Priscyla Gomes, a exposição traz um recorte de produções recentes do cineasta pertencentes à série Sem Título.
Instituto Tomie Ohtake - R. dos Coropés, 88, Pinheiros, região oeste, tel. 2245-1900. Ter. a dom.: 11h às 20h. Até 28/7. Livre. GRÁTIS 

Instante
A exposição do fotógrafo Miguel Costa Júnior, especializado em automobilismo esportivo, apresenta paisagens paulistanas em movimento capturadas com a câmera do celular.
MIS - Av. Europa, 158, Jardim Europa, região oeste, tel. 2117-4777. Ter. a sáb.: 10h às 20h. Dom.: 10h às 19h. Até 18/8. Livre. GRÁTIS  

Letizia Battaglia
Conhecida por fotografar a máfia em Palermo, a italiana é protagonista desta mostra, que tem curadoria de Paolo Falcone. A exposição cobre quatro décadas de produção da fotojornalista e apresenta, além de imagens que mostram a atuação da máfia em seu país entre as décadas de 1970 e 1980, retratos do cotidiano, da vida cultural e das transformações pelas quais passou a cidade de Palermo. Na quarta (17), às 19h30, Leandro Demori, editor-executivo do The Intercept Brazil e autor de “Cosa Nostra no Brasil”, realiza uma visita guiada pela mostra.
IMS Paulista - Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, região central, tel. 2842-9120. Ter., qua. e sex. a dom.: 10h às 20h. Qui.: 10h às 22h. Até 22/9. Livre. GRÁTIS  

Mergulho
Na individual, Fernando Davis reúne uma série de pinturas soturnas e introspectivas, que flertam com o inconsciente.
Casa da Luz - R. Mauá, 512, Centro, região central, tel. 3326-7274. Ter. a qui.: 14h às 22h. Até 3/8. Livre. GRÁTIS  

Predição Instantânea do Tempo
O movimento dos ventos inspira esta instalação do argentino Eduardo Navarro, comissionada especialmente para o Pivô. Nela, 27 trajes —ativados por bailarinos ao longo da individual—, mimetizam o funcionamento de birutas, instrumentos usados para indicar a direção do vento. O resultado é uma espécie de balé eólico, no qual a força do ar é o coreógrafo.
Pivô - Av. Ipiranga 200, 200, lj. 54, República, região central, tel. 3255-8703. Ter. a sáb.: 13h às 19h. Até 27/7. Livre. GRÁTIS  

Tarsivaldo
A relação dos modernistas Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, amigos próximos, além de personagens fundamentais na história da arte e da cultura brasileira, é explorada nas cartas exibidas na mostra.
Casa Mário de Andrade - R. Lopes Chaves, 546, Barra Funda, região central, tel. 3666-5803. Ter. a dom.: 10h às 18h. Até 29/9. Livre. GRÁTIS

Amanhã, Logo à Primeira Luz
Situadas entre o relato íntimo e o manifesto político, as obras que Ivan Grilo apresenta na exposição narram a derrocada de um rei ficcional. A história funciona como uma metáfora para a crise de empatia que, segundo o artista, vivemos hoje.
Casa Triângulo - R. Estados Unidos, 1.324, Jardim América, região oeste, tel. 3167-5621. Seg. a sáb.: 10h às 19h. Até 20/7. Livre. GRÁTIS

Autofágico
As pinturas que Pedro Varela expõe na mostra discutem a representação do imaginário tropical por meio de cores exuberantes, beirando o psicodélico, e releituras de gêneros clássicos, como a natureza morta 
e a paisagem.
Zipper Galeria - R. Estados Unidos, 1.494, Jardim América, região oeste, tel. 4306-4306. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 11h às 17h. Até 27/7. Livre. GRÁTIS

Casa Ocupada/Ocupa Casa
Formado por Ana Carmen Nogueira, Azeite de Leos, Maurity Damy, Marietta Toledo, Milton Blaser, Rafaelle Faure-Vincent e Sueli Rojas, o Grupo7 expõe, nesta coletiva organizada por Roseli Demercian, os resultados de seus encontros artísticos, que tinham como objetivo experimentar a visualidade contemporânea.
Casagaleria Oficina de Arte - R. Fradique Coutinho, 1.216, Pinheiros, região oeste, tel. 3841-9620. Ter. a sex.: 12h ás 20h. Sáb.: 13h às 17h. Abertura sex. (12), às 18h. Livre. GRÁTIS

Como se Desenha um Coração
Desenhos, pinturas, bordados e objetos criados por Laerte Késsimos em uma relação de espelhamento com a obra do cearense José Leonilson (1957-1993) compõem a mostra. Assim como a instalação performática “O Porto”, na qual Késsimos constrói trabalhos diante do público, a individual é parte do processo de criação da peça “Ser José Leonilson”, com estreia prevista para outubro deste ano.
Galeria Zarvos - Av. São Luís, 258, lj. 14, República. Seg. a sex.: 15h às 19h. Sáb.: 11h às 15h. Até 10/8. Livre. GRÁTIS

Formas Sonoras
Trabalhos inéditos do saxofonista paulista Ivo Perelman, reconhecido como um dos maiores nomes do free jazz mundial, formam esta exposição. Aqui, ele busca transpôr para o papel seus impulsos sonoros com a ajuda de tinta acrílica.
Galeria Arte Aplicada - R. Haddock Lobo, 1.406, Cerqueira César, tel. 3064-4725. Abertura sáb. (13), às 11h. Até 23/7. Seg. à sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 14h. Livre. GRÁTIS

Ndústria
A primeira mostra de Guilherme Callegari na galeria exibe 25 pinturas que, produzidas com diferentes técnicas, fazem referência à linguagem gráfica da indústria automobilística e do universo do design como um todo.
Verve Galeria - R. Lisboa, 285, Cerqueira César, região oeste, tel. 2737-1249. Ter. a sex.: 11h às 19h. Sáb.: 11h às 17h. Até 17/8. Livre. GRÁTIS

Todo Mar Tem um Rio
Com três metros de altura cada uma, quatro pinturas enfileiradas formam esta individual de Marina Rheingantz. Nas telas, imagens de pântanos, ribanceiras e galhos se confundem com padronagens típicas das tapeçarias marroquinas.
Galpão Fortes D’Aloia & Gabriel - R. James Holland, 71, Barra Funda, região central, tel. 3392-3942. Ter. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 18h. Até 20/7. Livre. GRÁTIS  

Verbo
A mostra de performance idealizada pela Galeria Vermelho chega à sua 15ª edição com atividades na galeria e no CCSP, além de um braço em São Luís, no Maranhão. No total, serão exibidos mais de 40 projetos, entre ações ao vivo, filmes, vídeos e conversas abertas ao público.
Galeria Vermelho - R. Minas Gerais, 350, Higienópolis, região central, tel. 3138-1520. Ter. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 11h às 17h. Até sáb. (13). Livre. GRÁTIS  

PASSEIOS

Todos os Gêneros: Mostra de Arte e Diversidade
A sexta edição da mostra discute o amadurecimento dos corpos do teatro a oficinas. Na sexta (12), acontece o debate Questão de Gênero, Envelhecimento e Perspectivas, às 16h. A mediação é por conta da pesquisadora e transfeminista Helena Vieira, que traça panorama histórico sobre como corpos modificados chegam à vida adulta.
Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, tel. 2168-1777. 224 lugares. Ter. a sex.: 9h. Sáb., dom. e feriado.: 11h. Até 17/7. 70 min. 14 anos. GRÁTIS  

40 anos da Casa Guilherme de Almeida
O evento comemora as quatro décadas da casa dedicada a Guilherme de Almeida. Ali, as três vertentes exploradas pelo modernista serão contempladas, como teatro, cinema e poesia. A programação começa com uma visita à casa, seguida de uma leitura dramática de uma de suas peças. Às 14h, será exibido “Tico-Tico no Fubá” (1952), filme que teve o poeta como um dos roteiristas. Às 17h, acontece o lançamento de “Caleidoscópio”, uma antologia sobre a obra de Guilherme de Almeida.
Casa Guilherme de Almeida - R. Macapá, 187, 1º andar, Sumaré, região central, tel. 3673-1883. Sáb.: a partir das 10h. Até 13/7. Livre. GRÁTIS

Pedal do Rock
No Dia do Rock, comemorado neste sábado (17), o evento reúne ciclistas para um passeio até a Galeria do Rock. Na volta, eles param no The Village Bike, onde uma banda estará tocando clássicos do gênero.
Village Bike - R. Camargo, 392, Butantã, região oeste, s/ tel. Sáb.: 8h às 13h. Até 13/7. Livre. GRÁTIS

São Caetano no Pedal
O evento reúne ciclistas que exploram roteiros urbanos e discute o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer. Os destinos são a Cinemateca Brasileira, na Vila Gumercindo, e o parque Ibirapuera. É preciso levar a própria bicicleta e equipamentos de proteção como capacetes, joelheiras e cotoveleiras.
Sesc São Caetano - R. Piauí, 554, Santa Paula, São Caetano do Sul, tel. 4223-8800. Dom.: 7h às 13h. Até 14/7. 16 anos. É necessário fazer inscrição no local. GRÁTIS

Todos Podem Ser Frida
Na oficina, a fotógrafa Camila Fontenele junto com um maquiador artístico, propõe a transformação do público na artista mexicana Frida Kahlo, um dos maiores nomes do século 20, proporcionando um olhar poético sobre sua obra.
Sesc Guarulhos - espaço de tecnologia e arte - R. Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos, tel. 2475-5550. Sáb. e dom.: 10h às 13h. Até 14/7. 10 anos. GRÁTIS

Coração Latino
A exposição, no Memorial da América Latina, conta com mais de 4.000 itens que expressam os costumes dos povos da América Latina, entre eles, trajes típicos regionais ou de festas e peças que compõem celebrações populares de diversos países latinos.
Memorial da América Latina - pavilhão da criatividade Darcy Ribeiro - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, região central, tel. 3823-4600. Ter. a dom.: 9h às 18h. Até 8/9. Livre. GRÁTIS  

Feira Mixtura Criativa
Em um ambiente ao ar livre, a feira traz 50 marcas autorais de moda, arte, decoração, gastronomia, botânica e bem-estar. O evento também disponibiliza espaço gastronômico com food trucks, música ao vivo e área infantil.
Espaço Buena Onda - Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 83, Vila Mariana, região sul, s/ tel. Sáb.: 11h às 19h. Até 13/7. Livre. GRÁTIS

Feira Mística
O evento reúne produtos esotéricos e místicos, como mandalas, joias, palestras e oráculos que fazem previsões por meio de técnicas como leitura de mãos, borra de café e búzios.
R. domingos de morais, 1581 - R. Domingos de Morais, 1.581, Vila Mariana, s/ tel. Sáb.: 10h às 21h. Até 13/7. 30 min. Livre. GRÁTIS

Feira Sabor Nacional
A mostra reúne produtos sazonais de 50 pequenos fabricantes de alimentos e bebidas. A programação conta, ainda, com oficinas para entreter as crianças, como no sábado (13), às 14h, com dicas e oficina de pintura e customização de ioiôs e no domingo (14), uma aula que ensina a produção de massas coloridas com pigmentos naturais.
Pinacoteca do Estado de São Paulo - Pça. da Luz, 2, Bom Retiro, região central, tel. 3324-1000. Sáb. e dom.: a partir das 10h. Até 14/7. Livre. GRÁTIS

Festival da Índia
No evento, artigos indianos são vendidos. Há, ainda, feira com comidas típicas do país, apresentações de danças e mantras, além de sessões de terapias. Às 15h, acontece um show de Marcus Santurys com sua sitar, instrumento de origem indiana.
R. Raul Pompeia esq. c/ r. Padre Chico, Vila Pompeia, região oeste, s/ tel. Dom. (14): a partir das 10h. Livre. GRÁTIS

Tanabata Matsuri - Festival das Estrelas
Neste sábado (13) e domingo (14), a praça da Liberdade estará enfeitada com bambus e fitas coloridas para comemorar o Festival das Estrelas. De acordo com uma lenda japonesa, o evento celebra o encontro de dois apaixonados separados pela Via Láctea. A festa terá apresentações de taikô, música e danças folclóricas, karaokê e comidinhas típicas.
Pça. da Liberdade - Pça. da Liberdade, s/ nº, Liberdade, tel. 3208-5090. Sáb. e dom.: 10h às 18h. Até 14/7. Livre. GRÁTIS

Arraiá do Complexo Tatuapé
Neste final de semana, o arraial reúne quadrilhas, comidas e bebidas típicas e atividades para a criançada. No sábado (13), Erikka Rodrigues e o grupo Circuladô de Fulô comandam shows, às 16h30 e 19h30, respectivamente. Já no domingo (14), o microfone fica por conta do Pagode & Resenha, às 14h30, e do Peixe Elétrico, às 17h.
Shopping Metrô Tatuapé - Av. Radial Leste-Oeste, s/ nº, esquina c/ r. Tuiutí, Bela Vista, região central, tel. 2090-7400. Sex.: 16h às 22h. Sáb.: 12h às 22h. Dom.: 12h às 20h. Até 14/7. Livre. GRÁTIS 

Festa Julina na Casa do Mário
A festa conta com tradicionais barracas típicas e brincadeiras. O destaque é a presença do grupo Balé Popular Cordão da Terra, que envolve o público na apresentação de quadrilha.
Casa Mário de Andrade - R. Lopes Chaves, 546, Barra Funda, tel. 3666-5803. Sáb.: 10h às 17h. Até 13/7. Livre. GRÁTIS

Festa Junina do Memorial da América Latina
A clássica festa junina neste final de semana é a oportunidade para saborear comidas típicas, como milho cozido, pamonha, churros e maçã do amor, além de bebidas, como vinho quente e quentão.
Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, região central, tel. 3823-4600. Sáb. e dom.: 11h às 21h. Até 14/7. Livre. GRÁTIS  

Aula Aberta de Ioga
Durante a atividade, homens e mulheres fazem exercícios de respiração, postura, relaxamento e meditação. É recomendado chegar 15 minutos antes do início da aula para esclarecimentos sobre a pratica e levar canga ou tapete.
Pq. do Carmo - R. Osvaldo Pucci, 308, Jardim Nossa Senhora do Carmo, s/ tel. Dom.: 9h às 10h30. Até 14/7. Livre. GRÁTIS

Festival Mesa Vista
Na primeira edição, neste sábado (13), o evento trata sobre o universo do skateboard e cultura urbana. Entre os destaques, está a intervenção “Transver”, do skatista Klaus Bohms, que reflete sobre a ausência da arquibancada de mármore no projeto de revitalização do vale do Anhangabaú, usada para manobras. Há, ainda, uma feira, bate-papo e performance.
Red Bull Station - Pça. da Bandeira, 137, Centro, região central, tel. 3107-5065. Sáb.: 14h às 22h. Até 13/7. GRÁTIS

CRIANÇA

Brincando de Monstro Gigante
Com cenários de cidades construídas com materiais reciclados e a confecção de figurinos em forma de robôs e monstros gigantes, crianças e familiares experimentam a técnica de stop motion e podem criar suas próprias cenas de batalha.
Sesc 24 de Maio - oficinas 2 - 6º andar - R. Vinte e Quatro de Maio, 109, República, região central, tel. 3350-6300. Dom.: 13h às 17h. Até 28/7. 120 min. Livre. Retirar ingresso com antecedência de 30 min. GRÁTIS  

Mão na Massinha
Na oficina, recomendada para crianças a partir de quatro anos, os pequenos são apresentados à culinária a partir de modos simples de preparo e ingredientes diversos. Na ocasião, é ensinada broa caxambu, que tem uma preparação simples, com o fubá como ingrediente principal.
Sesc 24 de Maio - sala 3 - R. Vinte e Quatro de Maio, 109, República, região central, tel. 3350-6300. Sáb.: 14h e 16h. Até 13/7. 60 min. 4 anos. GRÁTIS

Oficina de Confecção de Bonecas de Pano
A oficina tem como objetivo trabalhar com temas como inclusão e cultura popular. A aula é ministrada por Glória Viana, criadora do Ateliê Bendito Artesanato, que aprofundou-se em causas das comunidades negras, raças, culturas e preconceitos. Sua especialidade é confeccionar bonecos em que as crianças se reconheçam.
Sesc Santana - Av. Luiz Dumont Villares, 579, Jardim São Paulo(Zona Norte), região norte, tel. 2971-8700. Sáb. e dom.: 15h às 17h. Até 21/7. 7 anos. GRÁTIS 

PJ Masks
A animação de TV inspira o espaço de brincadeiras. Ali, as crianças podem participar de um circuito de atividades com obstáculos e armadilhas, como a cama de gato, pista com veículos, desafios em painéis interativos e uma área com piscina de bolinhas e pelúcias para os pequenos de até 3 anos.
Shopping União de Osasco - Av. dos Autonomistas, 1.400, Vila Yara, Osasco, tel. 3184-4000. 6 vagas p/ período. Seg. a dom.: 12h às 19h30. Até 29/7. 30 min. Até 10 anos. GRÁTIS

Rei Leão
O espaço é inspirado no filme da Disney, que está em pré-estreia a partir de quarta (17), com cenário que remete à savana e conta com uma parede de escalada, simulador de realidade virtual que leva os passageiros para uma viagem à África e um labirinto.
Shopping Villa Lobos - Av. Dra.Ruth Cardoso, 4.777, Jardim Universidade Pinheiros, tel. 3024-3738. Seg. a sáb.: 10h às 22h. Dom.: 12h às 21h. Até 12/8. Livre. Abertura 14/7. GRÁTIS  

SlowKids
A atividade tem como objetivo a conexão entre famílias longe de tecnologias, em contato com a natureza, e tenta desacelerar o ritmo dos pequenos. Neste sábado (13) e domingo (14), acontecem experiências sensoriais como o Karaoke Kids e as crianças podem participar do camarim de figurinos.
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - hall da biblioteca - R. Inácio Monteiro, 6.900, Jardim São Paulo, região leste, tel. 3343-8900. Sáb.: 10h às 16h. Até 13/7. Livre. GRÁTIS  

Caruru
Direção: Cida Almeida. Com: Carol Guimaris, Cris Camilo, Geovane Fermac e Harry de Castro. 60 min. Livre.
Luzia, uma menina lavadeira, não consegue mais lavar suas roupas no rio que parou de correr. Ela encontra “Mininu”, um garoto que segue uma estrela em busca de uma festa de aniversário. Juntos, eles conhecem novos personagens e encaram aventuras.
Sesc 24 de Maio - área de convivência - R. Vinte e Quatro de Maio, 109, República, região central, tel. 3350-6300. Sáb. e dom.: 16h. Até 14/7. GRÁTIS 

NOITE

Baile Hermoso
A micropista do bar no centro convida Big Mama e Tauí, que apresentam, em suas discotecagens, sons da América Latina, Estados Unidos, Jamaica e França, como funk, soul, gospel, disco e salsa.
Mandíbula - Pça. D. José Gaspar, 106, 2º andar, República, região central, tel. 3129-3556. A partir das 19h. 18 anos. GRÁTIS

KL Jay
Integrante do grupo de rap Racionais MCs, o DJ de hip-hop apresenta sua vasta e profunda pesquisa sobre o gênero e ritmos que vão do trap à música brasileira.
Centro Cultural Olido - vitrine da dança - Av. São João, 473, Centro, região central, tel. 2899-7370. A partir das 18h. 180 min. 18 anos. GRÁTIS 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais