Descrição de chapéu Coronavírus
Passeios

Parques reabrem em São Paulo a partir de segunda; confira sugestões nas cinco regiões

Espaços funcionam em horário reduzido e com restrição de público e áreas

-
São Paulo

A partir de segunda (13), 70 parques municipais em São Paulo voltam a receber visitantes com controle de capacidade e outras restrições (outros 38 continuam fechados). Os espaços irão funcionar de segunda a sexta, das 10h às 16h –à exceção dos dois maiores, Parque do Carmo e Ibirapuera, que abrem entre 6h e 16h.

Os parques estavam fechados por decreto municipal desde 21 de março como medida para conter a disseminação do coronavírus na capital. Agora, a entrada será limitada a até 40% da capacidade e o uso de máscara é obrigatório. Parquinhos infantis e espaços para a prática de esportes continuam fechadas.

Além do Ibirapuera e do Carmo, outros parques com grandes gramados, como o do Povo e o Burle Marx, têm projetos para a marcação de espaços indicando o distanciamento social recomendado.

Recomenda-se que os visitantes levem água, já que os bebedouros estarão interditados. Confira alguns dos parques que reabrem nas cinco regiões da cidade. E veja no fim do texto os parques municipais que ainda estão fechados.

REGIÃO CENTRAL

Parque da Aclimação
Com pouco mais de 112 mil m², o recanto atrai principalmente um público interessado em correr e caminhar ao redor do lago ou em trilhas que cortam a vegetação. Não é permitido andar de patins, skate e bicicleta.
R. Muniz de Sousa, 1.119, Aclimação, região central. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Parque Buenos Aires
Intervenções de artistas como Guto Lacaz decoram o parque, inaugurado em 1913 e considerado uma praça até 1987. As atrações incluem trilhas para caminhada e uma área reservada para os cães, que podem brincar sem coleira.
Av. Angélica, s/ nº, alt. do nº 1.500, Consolação, região central. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Parque da Luz
Inaugurado em 1825 (com o nome de Horto Botânico), é considerado o jardim público mais antigo da cidade. Guarda preciosidades, como grandes árvores centenárias, um coreto de 1911, um ponto de bondes e um lago em forma de cruz de malta. Também conta com um jardim de esculturas de artistas como Lasar Segall e Victor Brecheret.
Pça. da Luz, s/ nº, Bom Retiro, região central. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Vista aérea do Parque da Luz - Folhapress

REGIÃO NORTE

Parque Anhanguera
Um dos maiores parques da cidade, localizado no extremo noroeste da capital, tem 9.500 km². Instalado em uma área remanescente do sítio Santa Fé, o lugar abriga um centro de recuperação de animais. Estarão abertas ao público a ciclovia e a pista de caminhada.
Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1000, Perus, região norte. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Lions Clube Tucuruvi
O parque está localizado em uma área carente de equipamentos de lazer e cultura, e oferece aos moradores da região oportunidade de contato com a natureza. O local conta com pista de cooper e caminhada que será reaberta.
R. Alcindo Bueno de Assis, 500, Barro Branco, região norte. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Parque Sena
À primeira vista, é possível confundir o parque com uma praça localizada entre as tranquilas ruas Sena e Panorama. Isso porque o local não apresenta cercas de proteção ao redor de seus mais de 20 mil m² de terreno. Arborizado e bem cuidado, o espaço reabre para as caminhadas em trilhas em meio à vegetação –que conta com arbustos e árvores de grande porte.
R. Sena, 349, Jardim Leonor Mendes de Barros, região norte. Seg. a sex.: 10h às 16h.

REGIÃO SUL

Parque Ibirapuera
Com 1,5 milhão de m², o mais frequentado parque de São Paulo oferece opções como trilhas, ciclovias e lagos. Entre as atrações estão o conjunto de edifícios projetado por Oscar Niemeyer, que inclui a marquise de 680 m de comprimento. Há um projeto para a marcação de espaços indicando o distantanciamento social recomendado nos gramados.
Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, Parque Ibirapuera, região sul. Seg. a sex.: 6h às 16h.

Parque da Independência
Atrás do museu do Ipiranga, o parque conta com belos jardins de inspiração francesa, voltados para o edifício, com fontes e chafarizes. Há ainda uma área com vegetação mais densa e marcação de metragem para a prática de atividades físicas.
Av. Nazaré, s/nº, Ipiranga, região sul. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Parque M'Boi Mirim
Localizado em área de preservação de mananciais, o parque de 190 mil m² oferece trilhas de caminhada e corrida com declividade de nível médio de dificuldade. O local guarda 90 espécies de animais, a maioria aves.
Estrada do M’Boi Mirim, 7.100, Jardim Ângela, região sul. Seg. a sex.: 10h às 16h.

REGIÃO LESTE

Ceret
O parque tem uma área de 286 mil m², com muita área verde e pista para caminhada e corrida, mas as quadras esportivas e outras estruturas estarão fechadas. No local, a vegetação é composta por bosques heterogêneos, arborização esparsa, áreas ajardinadas e gramados.
R. Canuto Abreu, s/ nº, Vila Regente Feijó, região leste. Seg. a sex.: 6h às 12h. A partir de 13/7: seg. a sex.: 10h às 16h.

Parque do Carmo
Conhecido pela festa das cerejeiras que acontece em agosto e pinta o parque com o cor-de-rosa característico da árvore japonesa. Um lago torna o espaço agradável para as atividades em família. Há um projeto para a marcação de espaços indicando o distantanciamento social recomendado nos gramados.
Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951, Jardim Nossa Senhora do Carmo, região leste. Seg. a sex.: 6h às 16h.

Parque do Piqueri
O parque é bem arborizado e conta com diferentes tipos de aves entre seus habitantes, como pica-paus e sabiás. São aproximadamente 90 espécies da fauna e 152 da flora –incluindo árvores ameaçadas de extinção, como a araucária. Oferece trilha para corrida.
R. Tuiuti, 515, Tatuapé, região leste. Seg. a sex.: 10h às 16h

REGIÃO OESTE

Parque Alfredo Volpi
Tranquilo, o espaço de 142,4 mil m² possui trilhas usadas para corridas, caminhadas e contemplação em meio a um bosque com trechos de mata atlântica, que fazem com que o frequentador se sinta numa floresta no meio da cidade
R. Eng. Oscar Americano, 480, Cidade Jardim, região oeste. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Parque Burle Marx
Idealizado pelo paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994), o tranquilo parque conta com pista de cooper e caminhada e trilha para passeio pelo meio da mata nativa, onde circulam diversos animais. O local possui também um conjunto de esculturas ao ar livre e um lago. Há um projeto para a marcação de espaços indicando o distantanciamento social recomendado nos gramados.
Av. Da. Helena Pereira de Moraes, 200, Parque do Morumbi, região oeste. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Parque do Povo
O parque tem cerca de 130 mil m² e, na abertura, a população poderá utilizar as pistas para caminhada, corrida e ciclismo. La também é possível contemplar espécies de árvores de todos os biomas do Brasil. Há um projeto para a marcação de espaços indicando o distantanciamento social recomendado nos gramados.
Av. Henrique Chamma, 420, Chácara Itaim, região sul. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Parques municipais fechados:

Os 38 parques municipais a seguir continuam fechados ao público: Trianon, Guarapiranga, Previdência, Nabuco, Lina e Paulo Raia, Rodrigo de Gásperi, Vila Guilherme, Luiz Carlos Prestes, Severo Gomes, Chico Mendes, Jardim Felicidade, Santo Dias, Cidade de Toronto, Ermelino Matarazzo, Colinas de São Francisco, Jacintho Alberto, Cordeiro Martin Luther King, Castelo, Nove de Julho, Shangrilá, Zilda Natel, Guaratiba, Vila Sílvia, Pinheirinho d’Água, Herculano, Guanhembu, Praia de São Paulo, Casa Modernista, Mário Covas, Leopoldina, Benemérito Brás, Águas, Senhor do Vale, Central do Itaim, Nebulosas, Tatuapé, Chuvisco e Nascentes do Ribeirão Colônia.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais

Mais lidas