Qual parque de São Paulo visitar? Saiba qual deles tem mais o seu estilo

Áreas verdes da capital voltaram a receber visitantes também aos fins de semana e feriados

São Paulo

Depois de vários fins de semana trancados em casa, olhando para o teto ou para algum filme no streaming, os moradores de São Paulo ganharam alternativas —mais de cem opções, na verdade. No último fim de semana, a centena de parques da capital voltou a funcionar também aos sábados, domingos e feriados, após ficarem inacessíveis por causa da pandemia do novo coronavírus.

Visitante no parque Ibirapuera, em São Paulo, no primeira fim de semana de reabertura aos finais de semana
Visitante no parque Ibirapuera, em São Paulo, no primeira fim de semana de reabertura aos finais de semana - Eduardo Anizelli/Folhapress

Com cuidado e máscara, já é possível retomar as caminhadas, passear com o cachorro, aproveitar grandes áreas verdes e lagos. Mas qual parque escolher? Abaixo, o Guia dá dicas para todos os gostos. Há opções com pistas de skate, trilhas na mata atlântica, locais para observação da vida selvagem e espaços ideais para os pets.

Siga as normas e protocolos de segurança, encha a garrafinha de água (pois os bebedouros estão fechados) e bom rolê.

*

Para bichos do mato

Horto Florestal
O reduto verde tem 187 hectares —mas apenas 35 deles destinados à visitação. Mesmo assim, é possível ter contato com a mata atlântica distribuída por trilhas, lagos e bicas cercadas por espécies raras de eucalipto e árvores de pau-brasil. Ainda é possível cruzar com tucanos, capivaras, esquilos, tartarugas e outros animais.
R. do Horto, 931, Horto Florestal, tel. 2232-3117. Seg. a dom.: 5h30 às 18h

Homem corre no Horto Florestal, que tem 35 hectares de sua área para visitação
Homem corre no Horto Florestal, que tem 35 hectares de sua área para visitação - Danilo Verpa/Folhapress

Jardim Botânico
A entrada é paga, mas a visita vale o ingresso. Além dos bosques, ali há lagos, estufas, um orquidário e uma das nascentes do córrego Pirarungáua, que é um dos cursos d’água do riacho do Ipiranga.
Av. Miguel Estefno, 3.031, Saúde, região sul. Telefone 5067-6000. Ter. a dom.: 9h às 17h. Ingr.: R$ 10


Parque Anhanguera
O maior parque municipal, com 9,5 milhões de metros quadrados, ocupa a área do sítio Santa Fé, uma antiga fazenda de reflorestamento. Os cerca de 400 mil m² destinados à visitação são um prato cheio para fãs da natureza: por lá vivem cerca de 380 espécies de animais.
Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1.000, Perus, região norte, tel. 3917-2406. Seg. a dom.: 6h às 18h


Parque da Água Branca
Com clima de fazenda e galinhas soltas, pode ser boa alternativa para colocar crianças em contato com o verde. O espaço abriga também um aquário e o Museu Geológico, temporariamente fechados por causa da pandemia.
Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca, região oeste, tel. 3803-4200. Seg. a dom.: 6h às 20h


Parque do Carmo
Conhecido pelas cerejeiras que pintam o espaço com seu cor-de-rosa característico, o parque serve de casa para diferentes espécies de animais e de árvores. Lá estão também o Museu do Meio Ambiente e o Viveiro Arthur Etzel—hoje, ambos fechados.
Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951, Itaquera, região leste, tel. 2748-0010. Seg. a dom.: 5h30 às 20h


Vista aérea do Parque do Povo
Vista aérea do Parque do Povo - Gabriel Cabral/Folhapress

Parque do Povo
Espécie de oásis verde entre os prédios espelhados do Itaim Bibi, conta com cerca de 130 mil m² e atrações específicas —entre elas, roteiros botânicos e observação de madeiras nobres, árvores frutíferas nativas e exóticas e exemplares de todos os biomas do Brasil. Isso sem falar do passeio por um jardim sensorial, com plantas ornamentais e medicinais que estimulam o olfato, o tato e a visão.
Av. Henrique Chamma, 420, Pinheiros, região oeste, tel. 3073-1217. Seg. a dom.: 6h às 22h


Para atletas

Ceret
Um dos principais pontos de lazer da zona leste, ocupa 286 mil m² com muita área verde e opções esportivas. As quadras ainda estão fechadas por causa do alto risco de transmissão do novo coronavírus, mas a dica é aproveitar as pistas de caminhada, corrida e atletismo, que tem 400 metros.
R. Canuto de Abreu, s/n°, Tatuapé, região leste, tel. 2672-1240. Seg. a sex.: 6h às 22h. Sáb. e dom.: 6h às 20h

Público caminha no Ceret (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador) na Vila Formosa
Público caminha no Ceret (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador) na Vila Formosa - Rubens Cavallari/Folhapress

Lions Clube Tucuruvi
Menos conhecida, a área de lazer é uma das poucas disponíveis na região norte da cidade. Com
pista de cooper, caminhada e quadras —incluindo uma de areia—, costuma atrair atletas e ser uma boa alternativa para quem mora nos bairros próximos e quer se exercitar.
R. Alcindo Bueno de Assis, 500, Tucuruvi, região norte, tel. 2203-5837. Seg. a dom.: 6h às 18h


Parque Chácara do Jockey
A área esportiva do parque conta com uma quadra e um espaço para atletas amadores de modalidades radicais —skate street e bowl, patins e BMX. Além disso, os campos de futebol são rodeados por uma grande pista de caminhada para se exercitar.
Av. Prof. Francisco Morato, 5.300, Vila Sônia, região oeste, tel. 3722-3264. Seg. a dom.: 6h às 20h


Parque da Juventude
Construído onde ficava o antigo presídio do Carandiru, o lugar tem vocação para o esporte e para o exercício físico. Há quadras poliesportivas e pistas de skate, de patins e para caminhadas. Depois das atividades, porém, vale fazer uma visita à Biblioteca de São Paulo, que fica por ali e tem mais de 35 mil títulos.
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Canindé, tel. 2089-8600. Seg. a dom.: 6h às 19h


Parque do Chuvisco
Quem é skatista certamente já ouviu falar do parque, que tem uma grande pista. Mas o espaço abraça ainda outras modalidades, como caminhada, corrida e bicicleta, além de ter três quadras poliesportivas e uma de bocha.
R. Ipiranga, 792, Jardim Aeroporto, região sul. Seg. a dom.: 7h às 19h


Parque Villa-Lobos
Este parque é cheio de números: ocupa uma área que equivale a mais de 114 campos de futebol, tem mais de 35 mil árvores e dedica 120 m² ao esporte —incluindo a ciclovia com quase cinco quilômetros de extensão e a pista de skate. Prato cheio para atletas de fim de semana, o lugar ainda tem quadras de tênis, pista de pump track (usada para bikes) e área para slackline.
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros, tel. 2683-6302. Seg. a dom.: 5h30 às 19h


Para pais de pet

Parque Buenos Aires
Este parque tem o cachorródromo mais famoso de Higienópolis, o favorito de quem tem bichos de estimação e mora pela região. Além de brincarem na terra, os animais podem dar uma volta pela área verde, enquanto os donos aproveitam para caminhar em meio a árvores e esculturas vindas diretamente da França.
Av. Angélica, 1.500, Higienópolis, região central, tel. 3666-8032. Seg. a dom.: 6h às 19h

Cachorródromo do Parque Buenos Aires
Cachorródromo do Parque Buenos Aires - Danilo Verpa/Folhapress

Parque da Aclimação
Um dos cinco parques municipais com área própria para cachorros correrem livres, conta também com atrativos para os pais de pet. Enquanto os bichos socializam por aí, é possível relaxar no jardim japonês, usar o wi-fi gratuito ou caminhar e correr ao redor do lago.
R. Muniz de Souza, 1.119, Aclimação, região central, tel. 3208-4042. Seg. a dom.: 5h às 20h


Parque Trianon
Apesar de não ter espaço reservado especificamente para cães, é uma boa opção para quem mora próximo à avenida Paulista e deseja esticar as pernas —e as patas dos bichinhos— rodeado de verde. Lá, bancos feitos com troncos se misturam à natureza e dividem espaço com a escultura “O Fauno”, de Victor Brecheret.
R. Peixoto Gomide, 949, Cerqueira César, região central, tel. 3253-4973. Seg. a dom.: 6h às 18h


Para turistas

Parque da Independência
Diante do famoso Museu Paulista (ou Museu do Ipiranga, como é conhecido), o parque apresenta belos jardins de inspiração francesa e abriga fontes e chafarizes que atraem curiosos e gente pronta para tirar fotos. Há ainda uma área com vegetação mais densa e espaço para caminhadas.
Av. Nazareth, s/nº, Ipiranga, tel. 2273-7250. Seg. a dom.: 5h às 20h


Parque da Luz
Inaugurado em 1825 com o nome de Horto Botânico, é considerado o jardim público mais antigo da cidade. Por isso, guarda preciosidades —como árvores centenárias, um coreto de 1911, um ponto de bondes e um lago, além de esculturas de artistas como Lasar Segall e Victor Brecheret.
Pça. da Luz, s/nº, Bom Retiro, tel. 3227-3545. Ter. a dom.: 9h às 18h


Parque Ibirapuera
Com 1,5 milhão de metros quadrados, o mais frequentado parque da cidade costuma ser ponto de parada obrigatório para quem vem turistar na capital. Seus atrativos incluem trilhas, pista de corrida, ciclofaixas, lagos, quadras, pavilhão japonês, viveiro, herbário e museus. Mas a grande atração é o conjunto projetado por Oscar Niemeyer, que inclui a marquise de 680 metros de comprimento e o Auditório Ibirapuera, por exemplo.
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Mariana, região sul, tel. 5575-5045. Seg. a dom.: 5h à 0h


Para trilheiros

Parque Alfredo Volpi
Por ter feito parte de uma grande fazenda do século 19, são cerca de 142 mil m² em uma área afastada do barulho da cidade. As trilhas cortam a mata e passam por nascentes e lagos. Para os que gostam de se sentir conectados mesmo em situações como essa, o espaço ainda oferece wi-fi gratuito para os visitantes.
Av. Eng. Oscar Americano, 480, Morumbi, região oeste, tel. 3031-7052. Seg. a dom.: 6h às 18h


Parque Burle Marx, na Marginal Pinheiros, zona sul de São Paulo
Parque Burle Marx, na Marginal Pinheiros, zona sul de São Paulo - Apu Gomes/Folhapress

Parque Burle Marx
O parque idealizado pelo premiado paisagista Roberto Burle Marx é uma boa opção para escapar do caos de São Paulo sem fazer uma viagem e encarar a estrada. Os visitantes podem passear por trilhas na mata nativa e, com sorte, avistar algum dos animais que circulam livres entre as árvores. O local ainda guarda nascentes, lagos, espelho d’água e esculturas ao ar livre para completar o passeio.
Av. Da. Helena Pereira de Moraes, 200, Parque do Morumbi, região oeste, tel. 3746-7631. Seg. a dom.: 7h às 19h


Parque Ecológico do Tietê
A atração foi criada a partir de um projeto do arquiteto Ruy Ohtake e teve inauguração em 1982. Sua área se estende por vários bairros da zona leste, como Penha e Cangaíba, contemplando mais de 14 milhões de metros quadrados. Ao todo, são 9 km de trilhas para quem quiser caminhar e observar a fauna e a flora do lugar —se preferir, também está disponível o circuito de bicicleta, aproveitando os 14 km de ciclovia.
R. Guirá-Acangatara, 70, km 17 da rod. Ayrton Senna, Jardim São Francisco, região leste, tel. 2958-1477. Seg. a dom.: 8h às 17h.

Visitantes caminham no Parque Ecológico do Tietê
Visitantes caminham no Parque Ecológico do Tietê - Rivaldo Gomes/Folhapress

Parque M’Boi Mirim
Localizado em uma das principais áreas de preservação de mananciais da cidade, o parque tem trilhas de caminhada e de corrida com nível médio de dificuldade. Para os menos aventureiros, há também bancos e mesas feitos com troncos —ideais para relaxar e ver as 90 espécies de animais.
Estr. do M’Boi Mirim, 7.100, Jardim Ângela, região sul. Seg. a dom.: 6h às 18h

*

Como sair de casa no ‘novo normal’

Máscara
Não se deixe enganar pelo ar livre —a máscara só deve ser retirada na hora de comer ou de beber; também lembre-se de trocá-la se o passeio for longo

Distância
Fique afastado ao menos 1,5 metro de outras pessoas e fuja das aglomerações

Álcool em gel
Considere esse item o seu melhor amigo e lave as mãos com água e sabão quando possível

Seja responsável
Apesar de não bloquear espaços abertos, o governo e a prefeitura pedem que parquinhos, espaços de piquenique e quadras de esporte coletivo ainda sejam evitados por causa do risco de contágio

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais