Exposição de embalagens japonesas exibe pacotes que ninguém quer jogar fora

Mostra estreia na Japan House, em São Paulo, com 108 produtos que poderiam ser decoração

São Paulo

Nada de receber um presente e já ir rasgando tudo para logo ver o que recebeu. No Japão, controlar a curiosidade é uma questão de etiqueta —e o desembalar deve ser feito depois, de forma reservada, com cuidado e atenção.

Essa é só uma das características da relação entre a cultura japonesa e as embalagens, afirma Natasha Barzaghi Geenen, organizadora da exposição "Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão", que estreia nesta terça, dia 19, na Japan House. Na mostra, o museu paulistano reúne 108 embalagens finalistas e premiadas no Japan Package Design Awards de 2020.

No andar dedicado à atração, que é gratuita, os pacotes são dispostos em prateleiras por cor e não por formato. "O objetivo é valorizar a estética, e não a funcionalidade das embalagens", diz Geenen.

Mesmo exibindo um conjunto de embalagens em corredores de prateleiras, a exposição não se parece em nada com um supermercado. As estantes foram projetadas de forma a expor os itens em nichos, como obras de arte, classificação que facilmente poderia designar produtos como as caixinhas de arroz que, enfileiradas, mostram uma paisagem.

"É importante dizer que o design arrojado e inovador não está só nos eletrodomésticos e no mobiliário, mas também faz parte do dia a dia. O japonês está cercado de design o tempo todo, mesmo em uma ida à farmácia ou a uma loja de conveniência," diz a curadora.

Mas, atenção, o fato de serem apresentadas ao alcance das mãos e na altura dos olhos, não quer dizer que as embalagens podem ser tocadas. É preciso controlar a tentação de abrir as caixinhas para ver o que se esconde dentro de um par de galinhas coloridas ou de um navio de papel. ​

Entre os objetos pouco convencionais também estão um robô, embalado com um tecido que simula um pijama, cerejas dispostas numa caixa que parece um porta-joias, garrafas de suco com rostos diferentes para cada sabor e a caixa de comida para bebês que vira um fantoche.

Mais do que apresentar embalagens curiosas, a exposição mostra o que há de mais atual no mercado japonês –literalmente– e apresenta os hábitos de consumo do país, como a valorização de produtos práticos para viagem e de frutas.

Para visitar a exposição, é recomendado agendar um horário no site agendamento.japanhousesp.com.br, já que a Japan House reduziu o número de visitantes a 40% da capacidade total. Outras medidas de segurança adotadas pelo centro cultural são a obrigatoriedade do uso de máscaras, medição da temperatura dos visitantes e a disponibilização de álcool em gel.

Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão
Av. Paulista, 52, região central, tel. (11) 3090-8900. Ter. (19) até 14/2: 11h às 19h. Grátis. Revervas p/ agendamento.japanhousesp.com.br

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais