Instituto Butantan, centro da disputa entre Doria e Bolsonaro, tem programação virtual de férias

Fechado para visitação presencial, local conta com atividades infantis, exposição, lives e oficinas

São Paulo

Nos últimos meses, o Instituto Butantan invadiu o noticiário por causa da vacina contra o novo coronavírus e por ter se tornado alvo de um cabo de guerra entre o governador paulista, João Doria, do PSDB, e o presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19 —o instituto é o responsável por desenvolver a Coronavac, aprovada pela Anvisa e já aplicada em São Paulo.

Mas, em meio a tudo o que envolve a pandemia e às dúvidas sobre o cronograma de vacinação, o Butantan promove a partir desta segunda, dia 18, uma programação virtual com diferentes atividades, muitas delas para crianças.

O instituto é referência em estudos de pesquisa biológica e fica sediado em um parque em São Paulo, onda há três museus —biológico, de microbiologia e histórico—, além do museu Emilio Ribas. Em tempos normais, o local é aberto para visitações e tem diversas atividades para crianças, como contato com répteis que vivem por lá. Mas a Covid-19 fechou o parque e os museus.

Para driblar as restrições e seguir com uma programação nas férias escolares, o instituto desenvolveu atividades online gratuitas para que as pessoas possam aprender mais sobre biologia. Para participar de algumas delas, é preciso se inscrever.

O primeiro evento, previsto para começar às 15h desta segunda-feira, dia 18, é uma live que apresenta alguns destaques das coleções da biblioteca do Butantan. Na terça (19), há uma palestra sobre o saneamento urbano de São Paulo, entre 1893 e 1925.

A programação conta ainda com atividades fixas que independem de horário, como o laboratório virtual, que permite que interessados aprendam mais sobre vírus, bactérias, fungos e protozoários.

Outra atividade disponível é a exposição virtual sobre Carlos Rodolfo Fischer, um cientista e desenhista alemão que desenvolveu sua carreira entre São Paulo e Rio de Janeiro e se envolveu com diversos temas relacionados à saúde pública entre 1910 e 1950.

Algumas das atividades são dedicadas exclusivamente às crianças, como a oficina de construção de dedoches de micróbios, que está marcada para o sábado, dia 22, a partir das 15h. Para os participantes se prepararem, uma lista de materiais será enviada com antecedência.

Em meio a isso, o Butantan também foi palco de um novo clipe do funk “Bum Bum Tan Tan” na semana passada. Nas imagens, MC Fioti aparece cantando enquanto anda pelos corredores do prédio. Ao fundo, vários funcionários surgem dançando. Isso tudo aconteceu porque o hit do músico se tornou uma espécie de hino da vacina pela semelhança com o nome do Instituto Butantan.

Férias no Butantã
Até 31/1. Grátis. É necessária a inscrição para algumas atividades no site do Instituto Butantan

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais