Mais uma vez, as restrições impostas pelo governo de São Paulo a restaurantes e espaços culturais têm novidades: a partir deste sábado (24), eles voltam a abrir.
A retomada vem com exigências —como limitação de 25% da capacidade de público e horário de funcionamento apenas entre 11h e 19h, por exemplo—, que têm como objetivo restringir a circulação do coronavírus. O que não quer dizer que já é totalmente seguro sair de casa.
Pois é. Mesmo com a abertura do comércio e demais atividades, especialistas ressaltam que a taxa de contágio ainda é muito alta. "Se a pessoa quiser mesmo ir, ela precisa, antes de mais nada, estar ciente de que está se expondo", afirma Marcio Sommer Bittencourt, médico e pesquisador do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.
Já Raquel Stucchi, infectologista e professora da Unicamp, lembra que tampouco é hora de reencontrar os amigos e parentes. "Quem escolher passear deve lembrar que a gente ainda deve manter o contato mais restrito ao grupo de convívio diário", diz.
Se, mesmo assim bater a vontade de sair para lugares fechados, lembre-se de manter as mãos higienizadas e a máscara no rosto. E siga as orientações abaixo para se proteger melhor.
Comentários
Ver todos os comentários