Descrição de chapéu Filmes
Cinema

Veja dez novidades online e no streaming para não sair de casa na pandemia

São Paulo retomará programação presencial no sábado (24), mas atrações virtuais continuam

São Paulo

Médicos e infectologistas dizem que ainda é hora de ficar em casa. Mas no sábado, dia 24, o governo de São Paulo passará a autorizar o funcionamento presencial de cinemas, teatros, museus, galerias, parques bares e restaurantes.

Mesmo com uma série de restrições que visam não descontrolar ainda mais a pandemia de coronavírus, muitas pessoas ainda não se sentem à vontade para frequentar esses espaços —afinal, foram 3.481 mortes no Brasil nesta terça-feira (20) por causa da doença. Isso fez até com que algumas instituições culturais decidissem não reabrir em São Paulo por enquanto.

Tendência na pandemia, as atrações online seguem firmes —só nos próximos dias, há lives, festival de curtas-metragens, espetáculos teatrais online e estreias de filme no streaming.

Confira dez opções abaixo. E fique em casa.

Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 Olhares
A mostra de longas e curtas acontece a partir desta quinta-feira, dia 22, e vai até o fim do mês. Serão exibidos 75 filmes selecionados por dez curadores, que também participam de debates sobre a filmografia nacional da última década. Entre as produções escolhidas estão o longa “Diz a Ela que me Viu Chorar”, documentário sobre moradores da Cracolândia, e o curta “Eu, Travesti”.
De 22/4 a 30/4. Grátis. Programação completa e exibição em 10olhares.com ou belasartesalacarte.com.br alguns títulos ficam disponíveis por tempo restrito


Condomínio Visniec
A peça costura seis monólogos do dramaturgo romeno Matéi Visniec. Na trama, uma escritora é visitada por criaturas metade humanas e metade animais que trazem à tona sentimentos como solidão, angústia e impulsos predatórios.
Direção: Clara Carvalho. Texto: Matéi Visniec. Com: Ana Clara Fischer, Felipe Souza e Mônica Rossetto. Qui., sex. e sáb., às 20h. Até 25/4. 14 anos. Grátis, em plataformateatro.com


Dentro da Minha Pele
No documentário premiado como melhor direção no 8º Festival de Cinema de Caruaru, nove pessoas negras de idades diferentes contam sobre suas vivências em São Paulo. Além dos relatos sobre racismo estrutural, a produção traz depoimentos de nomes como a psicóloga Cida Bento, colunista da Folha.
Brasil, 2020. Direção: Toni Venturi e Val Gomes. Com: Chico César, Luedji Luna e Toni Ventura. 12 anos. Em Globoplay, Google Play, Looke, Now, Vivo Play e YouTube Filmes

Cena do documentário "Dentro da Minha Pele"
Cena do documentário "Dentro da Minha Pele" - Divulgação

Festival Mucho!
A quinta edição do festival que comemora a cultura musical latina ocorre de forma online durante os próximos dias. Além de shows com artistas de diversos países da América Latina, incluindo o brasileiro Alceu Valença, que se apresenta no domingo (25), às 19h, esta edição trará mesas de debate com pessoas envolvidas na indústria musical sobre temas como a construção da carreira e identidade musical.
Até 25/4. Consulte a programação completa no instagram.com/festivalmucho. Grátis, em youtube.com/c/FestivalMUCHO


Kinolab Tela Digital
O festival de curtas nacionais exibe 20 produções finalizadas durante a pandemia. Nesta edição, os filmes escolhidos dão visibilidade a produções feitas por pessoas de aldeias indígenas, comunidades periféricas ou de cidades pequenas do interior do país.
Até 25/4. Grátis. Programação completa e exibição em kinoforum.org.br


O Plantio das Palavras
Na peça, duas mulheres moram em uma mesma casa, só que em tempos diferentes: uma em 1964, a outra na atualidade. Depois que a mais nova delas tem um pesadelo sobre o passado, que estaria tomado por forças conservadoras próximas aos militares, inicia-se uma investigação sobre a antiga inquilina da casa —uma militante oposta à ditadura que escrevia cartas e poemas sobre seu tempo.
Direção e texto: Denizart Fazio. Com: Emilie Becker e Janaína Mello. De 27/4 a 30/4. 10 anos. Grátis, em https://bit.ly/2QESVJd


Osgêmeos: Segredos
A Pinacoteca de São Paulo criou um tour virtual pela exposição da dupla de artistas, que permite ao visitante conhecer mais de mil itens dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos como osgêmeos e por obras que misturam grafite e outras linguagens. São dez espaços na experiência em 360 graus, que conta também com informações complementares sobre os itens em exibição.
Até 3/5. Grátis, em pinacoteca.org.br/tourvirtualosgemeos


Raya e o Último Dragão
A animação é baseada em histórias populares do sudeste asiático e se passa no reino de Kumandra, uma terra reinventada e habitada por uma antiga civilização. Lá, a guerreira Raya está determinada a encontrar o último dragão. Antes disponível somente para quem pagasse um valor extra no Disney+, novo streaming da Disney, o filme chega ao streaming para todos os assinantes na sexta-feira (23).
EUA, 2021. Direção: Don Hall e Carlos López Estrada. Com: Kelly Marie Tran, Awkwafina e Gemma Chan. 10 anos. No Disney+


Sabor & Som
Celebrando as influências indígenas, africanas e europeias na cultura brasileira, a primeira edição do festival une música e culinária. Serão três eventos gastronômicos e três espetáculos musicais —a parte culinária ocorre sempre às 15h e inclui a preparação de um cardápio típico; às 19h, os músicos entram em cena para apresentar repertórios que fazem referência às culturas abordadas no festival.
De 23/4 a 25/4. Programação completa no festivalsaboresom.com.br. Grátis, no youtube.com/borandabrasil


Them
A série de terror sobre racismo estreia no Amazon Prime Video para fazer companhia a produções recentes como "Corra!" e "Lovecfraft Country". Nos anos 1950, uma família negra americana se muda para um bairro de pessoas brancas, onde serão perturbados por forças malignas. Por seguir o formato de antologia, cada temporada contará uma história única.
EUA, 2021. Criação: Little Marvin. Com: Ashley Thomas, Deborah Ayorinde e Melody Hurd. 18 anos. No Amazon Prime Video

"Them", série do Amazon Prime Video
"Them", série do Amazon Prime Video - Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais