Descrição de chapéu Coronavírus
Passeios

Covid cancela e adia shows, festas e peças em SP; saiba o que fazer com ingressos

Surtos de ômicron e influenza esvaziam a agenda cultural de janeiro na capital paulista

-
São Paulo

O aumento nos casos de Covid, impulsionados pela variante ômicron e somado ao recente surto de influenza, mudou rapidamente a cara da agenda cultural de janeiro em São Paulo. O calendário da cidade, antes recheado de eventos, agora aparece mirrado —principalmente em relação a shows, peças de teatro e festas, que acabaram sendo adiadas ou canceladas em resposta à preocupação do público ou por diagnósticos positivos de coronavírus nas equipes.

Na quarta, dia 12, o governo estadual anunciou uma recomendação para que eventos diminuam sua capacidade máxima em 30%. Mas, segundo o governador João Doria, do PSDB, o mesmo não deve ocorrer no comércio e no setor de serviços. O prefeito Ricardo Nunes, do MDB, disse que irá acatar a sugestão do governo, mas que os detalhes sobre como isso será feito na cidade e quais setores serão impactados só serão divulgados na segunda-feira, dia 17, segundo a prefeitura.

As reações da cena musical e dos teatros foram rápidas ao crescimento da Covid. Entre as casas de shows, por exemplo, o Cine Joia foi um dos primeiros a anunciar o adiamento de datas. A primeira atração afetada foi Marina Sena, artista mais aguardada na agenda de janeiro. Nesta quinta, dia 14, a casa publicou um comunicado postergando todas as apresentações, que agora devem ser feitas até abril (leia abaixo a lista completa dos eventos cancelados ou adiados).

No mesmo dia, o Espaço das Américas, que receberia nomes como Lulu Santos, Ana Carolina e Marisa Monte, anunciou novas datas a serem cumpridas até junho. O Studio SP também passou para frente toda a programação do mês –por lá tocariam nomes como Tom Zé, Art Popular e Tássia Reis.

Já algumas casas decidiram adiar apenas algumas de suas atrações. Na Audio, por exemplo, foram remarcados os dois shows da banda Lagum e um ensaio do Monobloco. No Tom Brasil, a apresentação de Isabella Taviani foi passada para março porque a cantora foi infectada pela Covid.

A banda Lagum, que teve seus dois shows na Audio adiados - César Ovalle/Divulgação

Espaços menores, como a Casa de Francisca e o Bourbon Street, no entanto, decidiram deixar de pé toda a programação —eles dizem que obedecem as regra de capacidade máxima e acomodam o público em mesas distanciadas. O Sesc optou por manter a agenda, mas com apenas 70% do público e exigindo o comprovante vacinal. Segundo a instituição, porém, as coisas podem mudar. As unidades afirmam que continuarão acompanhando a situação e realizarão adaptações que forem necessárias.

O surto de Covid também afetou a agenda teatral, que teve cancelamentos e adiamentos de peças marcadas para este mês. "A Pane", por exemplo, que começaria nesta sexta, dia 14, no teatro Faap, foi adiada por causa de resultados positivos para testes de Covid na equipe.

O mesmo motivo também adiou "Chroma Key", produção que estrearia no Sesc Avenida Paulista em 21 de janeiro, e "Com os Bolsos Cheios de Pão", que ocuparia a agenda do Sesc Pompeia a partir desta sexta (14). Há mais produções afetadas porque atores foram infectados pelo coronavírus. "Estudo Nº1: Morte e Vida" agora terá estreia no dia 28 de janeiro, enquanto "As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão", do Tuca, foi passada para 21 de janeiro. Já a temporada de "O Bailado do Deus Morto", que teria início no Oficina, foi cancelada.

Cena da peça 'Chroma Key'
Cena da peça 'Chroma Key', que teve sua estreia remarcada - Levi Fanan/Divulgação

Festas como a Desculpa Qualquer Coisa e o evento de funk Baile do Rei também foram adiados, além de eventos gastronômicos como o Festival do Pastel e do Açaí, que estava marcado para o Memorial da América Latina.

Por outro lado, a maior parte dos museus, cinemas, restaurantes e bares não veem motivo para fechar as portas ou alterar o funcionamento. Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, espaços como o Museu da Imagem e do Som, o MIS Experience, a Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa e a Casa das Rosas não devem ter mudanças —esta última está fechada para reforma, mas mantém o jardim aberto para visitação.

Há instituições que optaram por continuar em funcionamento, mas com restrições. O Museu de Zoologia da USP, por exemplo, decidiu fechar as portas na última terça (11) para avaliar a situação epidemiológica da cidade, mas voltará a receber visitantes neste sábado (15) com capacidade reduzida.

Museu de Zoologia da USP tem réplicas de esqueletos de dinossauro em exposição
O Museu de Zoologia da USP abre neste sábado (15) com redução na capacidade de público - Divulgação

Estabelecimentos gastronômicos tampouco devem fazer mudanças por ora. "Parece claro que não são os bares e os restaurantes que multiplicam a Covid" diz Percival Maricato, presidente do conselho estadual da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo, a Abrasel-SP. Ele acrescenta que o setor está fragilizado após anos de pandemia.

Mas a verdade é que não há ambiente livre da possibilidade de espalhar o vírus. O restaurante Cais, na região oeste de São Paulo, é um exemplo —mais da metade dos funcionários do local tiveram sintomas de Covid na última semana e, por isso, a casa se viu obrigada a fechar as portas por três dias.

Guilherme Giraldi, sócio do Cais, diz que houve certa dificuldade em fazer testes na equipe e encontrar trabalhadores extras para substituir quem estivesse afastado. "Decidimos isolar as pessoas para não contaminar mais funcionários e clientes", afirma. Com o fechamento da casa, o jeito foi devolver o dinheiro da taxa cobrada para quem já tinha feito reserva. O restaurante voltou a funcionar na quarta, dia 12, mas operando de forma reduzida.

Apesar da agenda fortemente afetada e dos números de casos em alta, quem decidir sair de casa nos próximos dias ainda terá algumas opções culturais na cidade. A peça infantil "Momo e o Senhor do Tempo", por exemplo, estreia neste sábado (15), enquanto o espetáculo "Sem Palavras" tem temporada aberta no Sesc Pompeia no dia 20. Também permanecem de pé shows de nomes como Letrux e Mestrinho, na Casa de Francisca, e a balada !Súbete!, na Mooca.

Veja, a seguir, quais shows, festas e peças de teatro paulistanas foram adiados ou cancelados e saiba o que fazer com o ingresso se já tiver comprado algum. Se for sair, não tire a máscara do rosto e mantenha distanciamento. A transmissão de Covid ainda segue alta.

O QUE FOI CANCELADO OU ADIADO

Festas e eventos

Baile do Rei
Autódromo José Carlos Pace - av. Sen. Teotônio Vilela, 261, Interlagos. Sem nova data definida. Informações sobre ingressos comprados pelo tel. (11) 5661-8886


Desculpa Qualquer Coisa
Al. Eduardo Prado, 667, Campos Elíseos, região central. Remarcado para 19/2. P/ pedir estorno: contato@ingresse.com


Festival do Pastel e do Açaí
Memorial da América Latina - av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda. Remarcado para 19/3 e 20/3. Entrada gratuita


Monobloco
Audio - av. Francisco Matarazzo, 694, Barra Funda. Remarcados para 11/2. Ingresso válido para a nova data. Informações em audiosp.com.br

Shows

Cabaré (Leonardo e Bruno & Marrone)
Allianz Parque - av. Francisco Matarazzo, 1705, Água Branca. Remarcado para 16/1. Ingressos serão válidos para novas datas. Informações em faleconosco@opusentretenimento.com


Cine Joia
Urias: adiado para 4/2
Alcione: adiado para 14/4
Marina Sena: adiado para 21/4 e 22/4
Baile do Bowie: data a ser definida
Tropkillaz: cancelado
Pça. Carlos Gomes, 82, centro. Ingressos serão válidos para novas datas e reembolso poderá ser solicitado em ajuda@byinti.com. Informações em cinejoia.byinti.com


Clássicos - Rionegro e Solimões e Matogrosso e Mathias
Adiado. Nova data a ser definida
Villa Country - av. Francisco Matarazzo, 774, Água Branca. Ingressos serão válidos para nova data. Informações em villacountry.com.br


Espaço das Américas
Lulu Santos: adiado para 29/4
Ana Carolina: adiado para 13/5
Marisa Monte: adiados para 21/7 a 23/7
Alexandre Pires: data a ser definida
R. Tagipuru, 795, Barra Funda. Ingressos serão válidos para novas datas. Informações em espacodasamericas.com.br


Isabella Taviani
Tom Brasil - r. Bragança Paulista, 1.281, Vila Cruzeiro. Remarcado para 11/3. Ingressos válidos para a nova data. Informações em grupotombrasil.com.br


Lagum
Audio - av. Francisco Matarazzo, 694, Barra Funda. Remarcados para 2/4 e 3/4. Ingressos válidos para as novas datas. Informações em audiosp.com.br


MP4
Blue Note - av. Paulista, 2.073, Bela Vista. Remarcado para 12/2. Ingressos válidos para a nova data. Informações em bluenotesp.com


Studio SP
Tulipa Ruiz: adiado para 4/3
Tom Zé: adiado para 18/3
Art Popular: adiado para 26/3
Tássia Reis: adiado para 8/4
Jorge Du Peixe: data a ser definida
Studio SP - r. Augusta, 591, Consolação. Ingressos serão válidos para novas datas e reembolso poderá ser solicitado pelo mesmo email recebido do site da compra. Informações em studiospaugusta.com.br

Teatro

O Bailado do Deus Morto
Teatro Oficina - r. Jaceguai, 520, Bela Vista. Temporada cancelada. Reembolso p/ sympla.com.br


As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão
Tuca - r. Monte Alegre, 1.024, Perdizes. Remarcada para dia 21/1 Reembolso p/ tel. (11) 3670-8455


Chroma Key
Sesc Avenida Paulista - av. Paulista, 119, Bela Vista. Remarcada para 28/1. Não houve venda de ingressos


Com os Bolsos Cheios de Pão
Sesc Pompeia - r. Clélia, 93, Água Branca. Remarcada para 4/2. Não houve venda de ingressos


Estudo Nº1: Morte e Vida
Sesc Ipiranga - r. Bom Pastor, 822. Remarcada para dia 28 de janeiro. Não houve venda de ingressos


A Pane
Teatro Faap - r. Alagoas, 903, Higienópolis. Remarcada para estrear em 21/1. P/ reembolso: tel (11) 3662-7233

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais