Programação grátis de SP em abril tem Badsista, Harry Potter e roda de samba; veja 10 opções

Se tudo está cada vez mais caro, São Paulo ainda guarda um circuito com eventos na faixa

São Paulo

Se tudo está cada vez mais caro, São Paulo ainda guarda um circuito com programação gratuita. Para quem está com dinheiro curto, a agenda cultural paulistana apresenta shows, exposições, sessões de cinema e até encontros de fãs de Harry Potter na faixa.

Na seara dos sons eletrônicos experimentais, a cantora Badsista fará apresentações com convidados em três datas e bairros diferentes. Para quem prefere brasilidades, o Centro Cultural São Paulo programou rodas de samba.

mulher em ensaio de moda
Badsista, produtora musical de artistas como Linn da Quebrada e Jup do Bairro - Pedro Pinho/Divulgação

Vale ainda conferir na Praça das Artes, na região central da capital, a exposição gratuita em homenagem a Plínio Marcos, diretor de teatro e jornalista que escreveu, dirigiu e produziu inúmeras peças, como "Navalha na Carne". No Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, será exibido "Viver é Nossa Maior Resistência", do grupo circense Prot{Agô}Nistas —com equipe e elenco compostos apenas por negros.

Até o Theatro Municipal tem um passeio gratuito. No sábado, dia 9 de abril, vai ocorrer no tradicional endereço da cidade o festival Viva Vaia, com musicais, recitais e apresentação de vídeo, com programação ligada à literatura.

Por fim, os fãs de Harry Potter têm encontro marcado na biblioteca Brito Broca, onde vão acompanhar uma leitura coletiva do primeiro livro da saga.

Confira abaixo dez atrações para conferir no mês de abril. Tudo sem precisar tirar a carteira do bolso ou da bolsa.

TUDO GRÁTIS

Música

Badsista
Conhecida por produzir artistas como Linn da Quebrada e Jup do Bairro, participa do Circuito Municipal de Cultura, promovido pela prefeitura. Apresentações ocorrem em três locais, com convidados diferentes: começando ao lado da DJ e cantora Malka, seguindo com a rapper Brisa Flow e o DJ RHR.
Badsista convida Malka - Centro Cultural Tendal da Lapa (r. Guaicurus, 1.100, Água Branca, região oeste, @cctendaldalapa). Sáb. (2), 20h
Badsista convida Brisa Flow - Vila Itororó (r. Maestro Cardim, 60, Bela Vista, região central @vila_itororo). Dom. (10), 19h30
Badsista convida RHR - Centro Cultural do Grajaú (r. Prof. Oscar Barreto Filho, 252, Parque América, região sul, @centroculturalgrajau). Dom. (17), 20h


Roda de samba
Todas as quintas ocorre uma roda de samba no CCSP. Além de puxar coro de música raiz, a apresentação faz pausas para contar um pouco da história do ritmo. Na próxima semana, no dia 7, é a vez do grupo Conversa de Botequim.
Centro Cultural São Paulo - r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, região sul, centrocultural.sp.gov.br. Qui. (7), às 19h

Três homens brancos com instrumentos na mão
O grupo Conversa de Botequim vai se apresentar no CCSP com música e história - Divulgação

Sons do Vale
O coletivo Kalamidade, formado por profissionais da música de várias regiões de São Paulo, se uniu ao Sons do Vale, projeto musical que ocorre tradicionalmente todos os sábados no vale do Anhangabaú, para uma apresentação com DJs, MCs e muito hip-hop.
Vale do Anhangabaú, Centro, @_kalamidade. Sáb. (9), às 17h30

Atrás de uma mesa com toca disco, a direita uma mulheres e a esquerda um homem
Os DJs Pepeu (esq.) e Yume durante evento do coletivo Kalamidade - Rodilei Morais/ Divulgação

Festival Viva Vaia
O evento apresentado pela Casa das Rosas, vai tomar o salão nobre do Theatro Municipal. São três atrações, com leitura de poesias e apresentação de vídeo. Tudo isso para um seleto grupo de até cem pessoas.
Theatro Municipal - pça. Ramos de Azevedo, s/nº, República, região central, theatromunicipal.org.br. Sáb. (2):
14h, 'Essepê Desvairada', com o grupo Poetas Ambulantes; 15h15, recital 'De 1922 pra Cá', com leituras contemporâneas e participação musical de Cid Campos, Iara Rennó e Livio Tragtenberg; 18h, vídeo 'De Semana a Cem Anos', com grupo Riverão

Exposição

Plínio Marcos: Teatrólogo Brasileiro
Em homenagem ao dramaturgo Plínio Marcos, uma exposição gratuita na Praça das Artes apresenta com painéis, manuscritos, reproduções de reportagens na imprensa e fotografias —incluindo seu atribulado embate com a censura na ditadura militar.
Praça das Artes - av. São João, 281, Centro, @pracadasartes. De 8/4 a 8/5

Cinema

Viver é Nossa Maior Resistência
O documentário artístico criado pelo coletivo Prot{Agô}Nistas —grupo de atores circenses formados apenas por negros— encena histórias reais sobre racismo e militância em um espetáculo com humor, dança, música e cheio de acrobacias e malabarismos.
Brasil, 2019. Direção: Ricardo Rodrigues. Livre. Na Fábrica de Cultura do Capão Redondo - r. Bacia de São Francisco, s/nº, Jardim São Bento, zona sul, @prot_ago_nistas. Qui. (14), às 14h30

Atores negros com roupas coloridas em cima do palco
Cena do espetáculo 'Estar Vivo É Nossa Maior Resistência', de 2019 - Divulgação

Leitura

Encontro de fãs de Harry Potter
Os amantes do bruxo mais famoso do mundo vão poder se se reunir na biblioteca Brito Broca e acompanhar uma leitura coletiva do primeiro livro da saga criada pela escritora J. K. Rowling: "Harry Potter e a Pedra Filosofal".
Biblioteca Brito Broca - av. Mutinga, 1.425, Vila Pirituba, região norte, @bibliotecabritobroca. Sáb. (7), às 16h


Poesia na Faixa
O coletivo Poetas do Tietê vai ocupar a esquina da avenida Paulista com a rua Joaquim Eugênio de Lima com batuques, megafones e declamações de poemas em clima de Carnaval.
Esquina da av. Paulista com r. Joaquim Eugênio de Lima, região central. Ter. (5), às 12h, @poetasdotiete

Teatro

Desenquadrando Tarsila
Misturando artes cênicas e visuais, a peça "Desenquadrando Tarsila" ocupa o palco da biblioteca Affonso Taunay com diálogos que serão encenados pelos quadros de Tarsila do Amaral, onde contam de forma bem-humorada e ritmada os bastidores das obras.
Biblioteca Affonso Taunay - r. Taquari, 549, Mooca, região leste, @bibliotecaaffonsotaunay. Sáb. (8), 14h

Em um fundo preto, duas mulheres estão com quadro no rosto e fazendo careta
Beatriz Diaféria e Junia Magi em cena da peça 'Desenquadrando Tarsila' - Divulgação

'Cadê o Amor que Estava Aqui?'
Para os mais românticos, a peça conta as experiências de um professor com deficiência visual. A apresentação será feita no Centro de Educação e Cultura Indígena, no Jaraguá.
Centro de Educação e Cultura Indígena - r. Comendador José de Matos, 386, Vila Clarice, institutorogacionista.org.br. Qui. (10), às 10h e as 15h

Dois jovens com camisa branca
Cena da peça 'Cadê o Amor que Estava Aqui?' que será apresentada no Centro de Educação e Cultura Indígena Jaraguá - Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais