Descrição de chapéu Crítica Televisão
Passeios

Gexperience, parque da Globo em SP, é uma ação de marketing com dois andares

Inaugurado em shopping, espaço tem áreas temáticas de BBB, novelas e séries do Globoplay

Gexperience

  • Quando Sem data para encerramento; 'soft opening' até 31 de março
  • Onde Shopping Market Place - av. Doutor Chucri Zaidan, 902, Vila Cordeiro, região sul, São Paulo
  • Preço a partir de R$ 18,90; gratuito de segunda a sexta, das 12h às 14h, e todos os dias para crianças com até cinco anos e 11 meses e para o aniversariante do dia
  • Link: https://gexperience.com.br/

A Globo vive um paradoxo. Há quase cinco décadas, a emissora é líder de audiência em todas os horários, todos os dias. Mas, nas redes sociais, é frequentemente xingada de "globolixo", com políticos da esquerda à direita queixando-se de sua cobertura jornalística.

É verdade que os números de audiência caíram muito, mas nenhum concorrente ainda conseguiu superá-la. Também é um fato o investimento maciço da empresa na TV paga e na plataforma Globoplay.

De uns tempos para cá, é nítido o esforço de reunir todas essas iniciativas sob um mesmo guarda-chuva. Os canais da Globosat foram rebatizados de Canais Globo, e até o Projac agora é chamado de Estúdios Globo.

Quem for ao Gexperience pode ver uma reprodução da porta do confessionário do BBB
Reprodução da porta do confessionário do BBB no Gexperience - Lucas Kappaz/Divulgação

Foi essa estratégia de fortalecimento da marca que gerou o Gexperience, mistura de exposição e de miniparque temático –ou uma versão ampliada dos stands da Comic Con. Prometido para o começo de 2021, o espaço finalmente abriu as portas no dia 9 de março, no shopping Market Place, em São Paulo. Não há uma data de encerramento prevista.

Até o dia 31, o espaço funcionará em esquema de "soft opening". Isto quer dizer que as atrações ainda estão em fase de testes e que nem todas podem estar funcionando ao mesmo tempo. De fato, este repórter tentou visitar o espaço no dia 10, um dia após a abertura ao público, mas ele estava fechado para manutenção. Uma segunda visita, na manhã de sábado (12), correu sem problemas.

O Gexperience tem dois andares e inclui um café-restaurante, um bar com terraço, uma loja de suvenires e uma área livre para a realização de eventos. Mas a grande atração, é claro, são os stands –ou, como preferem os organizadores, as "experiências"– dedicados a diferentes produtos.

Desses, o mais interessante e concorrido é o do Globoplay. Mesmo num sábado de manhã, quando o movimento ainda não é de pico, a fila para entrar durava quase uma hora. Chegando mais perto, os visitantes são divididos em dois grupos: um vai ao "confessionário do BBB", outro faz um tour em realidade virtual pelas séries do serviço de streaming.

No confessionário, é possível gravar um vídeo como um autêntico participante do reality. Mas a jornada em realidade virtual é bem mais excitante. O visitante se acomoda numa poltrona de design futurista, aperta um cinto de segurança e recebe óculos que permitem uma imersão total num universo digital. A sensação de voo é marcante, com rasantes sobre cenários de séries como "Desalma" e "Arcanjo Renegado".

Também é possível tirar fotos numa réplica do cenário do Lady Night, de Tatá Werneck, ou ao lado de personagens de novelas como "Um Lugar ao Sol" ou "Nos Tempos do Imperador". Mas nada supera o espaço todo verde que permite a inserção do usuário em chroma-key em uma cena de "Aruanas", por exemplo.

No stand dedicado ao SporTV, dá para arremessar bolas de futebol ou vôlei em direção a um telão e ter sua jogada comentada pelos jornalistas do canal.

O espaço do canal Gloob, fechado no dia da visita, tem brinquedos para crianças pequenas. Já as maiores vão se divertir nos dois locais voltados aos games. Enquanto isso, a área dedicada à TV Globo é uma espécie de mostra comemorativa dos 70 anos da novela brasileira, com diversos monitores exibindo cenas clássicas.

Os fãs da Globo vão curtir o Gexperience, que, num dia sem muita lotação, pode ser visitado com calma em menos de uma hora. Mas nunca é demais lembrar que o visitante está pagando para participar do que, no fundo, é uma grande ação de marketing. Cada selfie postada numa rede social é um anúncio gratuito para o maior grupo de comunicação do país.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais