Descrição de chapéu Livros LGBTQIA+
Passeios

Rita von Hunty participa de evento grátis contra homofobia em biblioteca de SP

Drag queen, que vem recebendo críticas por reprovar voto em Lula, faz palestra nesta semana

São Paulo

​A Biblioteca de São Paulo e a do Parque Villa-Lobos, na capital paulista, vão promover uma série de atividades por causa do Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia, celebrado em 17 de maio.

Uma das principais atrações é a palestra com a drag queen Rita von Hunty, que apresentará um histórico sobre o movimento LGBTQIA+. Na fala online, promovida pela Biblioteca de São Paulo na sexta (13), das 16h às 17h30, ela vai explicar o significado da sigla e falar sobre a diferenciação entre sexualidade e identidade de gênero, além da importância da representatividade, da inclusão, do acolhimento e do respeito às diversidades.

Rita von Hunty, que faz fala contra homofobia na Biblioteca de São Paulo
Rita von Hunty, que faz fala contra homofobia na Biblioteca de São Paulo - Karime Xavier/Folhapress

Rita von Hunty, nome artístico de Guilherme Terreri Lima Pereira, vem recebendo críticas nas redes sociais nos últimos dias após publicar um texto em que reprova o discurso do ex-presidente Lula no lançamento de sua pré-candidatura à Presidência.

A atividade é gratuita, indicada para pessoas a partir de 16 anos, com inscrições feitas no site da instituição.

Já na Biblioteca Parque Villa-Lobos, a obra escolhida para o Clube de Leitura, com encontro programado para o dia 27 de maio, das 15h às 17h, também faz referência à data. A atividade vai debater o livro "Pai, Pai", de João Silvério Trevisan.

A obra aborda a relação conflituosa entre o autor e o pai, que não aceitava a homossexualidade do filho —a ponto de o menino entrar para o seminário, numa tentativa de fugir do ambiente violento familiar. "Aqui inicio o que pretende ser um ritual de cura. Quem sabe me traga paz", diz a introdução da obra.

Há décadas referência no ativismo LGBTQIA+, Trevisan —também jornalista, dramaturgo e tradutor— foi um dos editores-fundadores, nos anos 1970, do Lampião da Esquina, pioneiro jornal para gays brasileiros.

A atividade tem vagas limitadas e as inscrições podem ser também feitas no site da biblioteca.

João Silverio Trevisan, autor de 'Pai, Pai'
João Silverio Trevisan, autor de 'Pai, Pai' - Marcus Leoni/Folhapress
Agência Brasil

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais