Veja 5 exposições para visitar neste fim de semana em SP, incluindo opções grátis

Locais como Museu da Língua Portuguesa, Casa de Vidro e Farol Santander têm novas mostras

São Paulo

Das obras abstratas ao didatismo do Museu da Língua Portuguesa, este fim de semana em São Paulo é um prato cheio para quem for aproveitar o friozinho numa exposição.

A agenda começa com a mostra "Bardi e o Modernismo Brasileiro", na Casa de Vidro. A instituição projetada por Lina Bo Bardi reúne documentos e fotos de uma exposição da arquiteta no Masp nos anos 1970. Já no Farol Santander, o artista japonês Manabu Mabe apresenta "Uma Experiência", com telas que foram marco na arte brasileira.

O Museu da Língua Portuguesa preparou uma exposição em comemoração ao Dia Internacional da Língua Portuguesa, celebrado na quinta (5), além de uma programação com debates, exposições e performances. Já a mostra "Psssiiiuuu", da artista Anna Maria Maiolino, ocupa três salas no Instituto Tomie Ohtake com pinturas, esculturas, desenhos, xilogravuras, vídeos e fotografias.

Encerrando a lista, o artista Waltercio Caldas apresenta obras que investigam os limites da linguagem e do tempo. Veja a seguir cinco exposições para curtir em São Paulo neste fim de semana.

Bardi e o Modernismo Brasileiro
Antiga residência da arquiteta Lina Bo Bardi, a Casa de Vidro inaugura neste sábado (7) uma mostra com fotos e documentos que resgatam a exposição organizada por Lina e Pietro Maria Bardi no cinquentenário da Semana de Arte Moderna, no Masp. Na ocasião, o museu exibiu uma coleção de objetos e obras sobre a vida na cidade de São Paulo em 1922, além de ter construído uma versão reduzida do circo Piolin no vão-livre. Mas a Casa de Vidro, um dos marcos da arquitetura brasileira, vale a visita por si só.
Casa de Vidro - r. Gen. Almério de Moura, 200, Morumbi, zona oeste, tel. (11) 3744-9902. Sex. e sáb., das 10h às 15h30. Até 2/7. R$ 50, em portal.institutobardi.org/visite-a-casa. Abertura neste sáb. (7), gratuita

Construção em tamanho reduzido do Circo Piolin no vão livre do Masp
Construção em tamanho reduzido do Circo Piolin no vão livre do Masp, encomendado por Lina Bo Bardi para exposição do cinquentenário da Semana de Arte de 22, em 1972 - Luiz Hossaka/Acervo Instituto Bardi/Divulgação

Manabu Mabe: Uma Experiência
O artista plástico japonês radicado no Brasil, conhecido por suas telas abstratas, ganha uma exposição que reúne um acervo extenso e itens inéditos. A programação tem início nos 25 anos de sua morte e é dividida em cinco núcleos, abordando diferentes fases de sua produção, que vão dos retratos à arte contemporânea, entre os anos 1940 e 1990. No fim da visita, uma ala imersiva tem vídeos e projeções.
Farol Santander - r. João Brícola, 24, Centro, tel. (11) 3553-5627. Ter. a dom., das 9h às 20h. Até 31/7. R$ 30, em farolsantander.com.br

Ambiente da exposição 'Manabu Mabe: Uma Experiência', no Farol Santander
Ambiente da exposição 'Manabu Mabe: Uma Experiência', no Farol Santander - Vic von Poser/Divulgação

Museu da Língua Portuguesa
Em comemoração ao Dia Internacional da Língua Portuguesa, celebrado na quinta (5), o museu preparou uma programação gratuita com show, performances e debates que segue até este sábado (7). Entre as atrações, a cantora Lia de Itamaracá apresenta o show "Ciranda Sem Fim" nesta sexta (6), às 19h. No sábado (7), às 14h, o escritor Milton Hatoum e a jornalista Pilar del Río, viúva de José Saramago, fazem bate-papo. O evento é encerrado às 19h30 com trechos do espetáculo "Língua Brasileira", criado por Felipe Hirsch com base em música de Tom Zé.
Museu da Língua Portuguesa - pça. da Luz, s/nº, Luz, região central, tel. (11) 4470-1515. Sex. (6) e sáb. (7). Grátis, ingressos distribuídos duas horas antes de cada atividade

A cantora e compositora pernambucana Lia de Itamaracá
A cantora e compositora pernambucana Lia de Itamaracá - Ytallo Barreto/Divulgação

Psssiiiuuu
A artista plástica Anna Maria Maiolino tem cerca de 300 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, xilogravuras, vídeos e fotografias, expostas na retrospectiva que ocupa três salas do Instituto Tomie Ohtake a partir deste sábado, dia 7. Além disso, a mostra é complementada com esboços, projetos e documentos.
Instituto Tomie Ohtake - av. Faria Lima, 201, Pinheiros, zona oeste, tel. (11) 2245 1900. Ter. a dom., das 11h às 20h. Até 27/7. Grátis

Obra de Anna Maria Maiolino, que tem retrospectiva no Instituto Tomie Ohtake. - Divulgação

Waltercio Caldas – O Estado das Coisas
O artista carioca investiga os limites da linguagem em sua nova mostra "O Estado das Coisas". São 20 peças inéditas, entre esculturas, objetos, pinturas e desenhos que, reunidas, tratam da linguagem do tempo real em oposição ao apelo do virtual.
Galeria Raquel Arnaud -r. Fidalga, 125, Vila Madalena, zona oeste, tel. (11) 3083-6322. De seg. a sex., das 11h às 19h; sáb., das 11h às 15h. Grátis

fundo branco e uma espécie de maquete roxa com duas pedras e duas paredes
Obra 'Filtro 2021' da exposição 'Waltercio Caldas: O estado das Coisas' - Reprodução

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais

Mais lidas