Descrição de chapéu LGBTQIA+
Passeios

Veja a programação da Parada LGBT de SP e de outros 10 eventos paralelos na cidade

Atrações incluem shows de Ludmilla e Pabllo Vittar e até campeonato de futebol LGBTQIA+

São Paulo

A primeira Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo desde que a pandemia da Covid-19 trancou todo mundo em casa deve preencher a avenida Paulista com milhares de pessoas e as cores do arco-íris a partir do meio-dia de domingo, dia 19.

Esta será a 26ª edição do evento, que vai contar com 19 trios elétricos para desfilar na mais famosa via de São Paulo sob o tema "Vote com Orgulho - Por uma Política que Representa", que ecoa demandas da população LGBTQIA+ no ano de eleições presidenciais.

Parada LGBT na avenida Paulista em 2019, a última presencial antes da pandemia
Parada LGBT na avenida Paulista em 2019, a última presencial antes da pandemia - Gabriel Cabral/Folhapress

Entre as atrações já confirmadas aparecem Pabllo Vittar, drag queen que faz seu show no carro que fecha o evento, além de artistas como Ludmilla, Luísa Sonza, Liniker, Pepita, Lexa, Pocah, Aretuza Love, Gretchen, Jojo Todynho, Romero Ferro e Filipe Catto. A programação completa pode ser vista em paradasp.org.br.

Mas a festa não é restrita apenas à micareta na Paulista. Os próximos dias na cidade também guardam uma vasta programação paralela que inclui mais shows, baladas, peças de teatro, exposições de arte, campeonato de futebol e até mesmo manifestações mais segmentadas –caso da feita por pessoas trans, nesta sexta (17), e por mulheres lésbicas e bissexuais, neste sábado (18).

Confira, abaixo, outros dez eventos para mergulhar no universo LGBTQIA+ na capital paulista.

26º Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo

Batekoo Pride
Uma das maiores festas dedicadas à cultura LGBTQIA+ e negra em São Paulo faz sua edição temática com duas pistas e participação de Pepita, MC Naninha, Tícia e Melly, além de DJs como Kiara Felippe e Freshprincedabahia.
R. Dr. Moisés Kahan, 134, Barra Funda, Instagram @batekoo. Sáb. (18), às 22h. A partir de R$ 41 em linktr.ee/batekoo


Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de São Paulo
É a vigésima edição do evento, que costuma sempre acompanhar a programação da Parada. Sob o tema "Pela Luta, Memória e Resistência Contra o Racismo, Transfobia, Bifobia e Lesbofobia", as mulheres irão se concentrar na avenida Paulista e partirão em marcha.
Praça do Ciclista - av. Paulista, entre as ruas Bela Cintra e Consolação, Instagram @caminhadalesbi.sp. Sáb. (18), às 14h. Grátis


Castro Pride
A festa de dois dias –nesta sexta e neste sábado, dias 17 e 18– marca a despedida da Love Story, que em breve será inteiramente reformada para a abertura do novo projeto Love Cabaret, capitaneado por nomes como Facundo Guerra. Dedicado à música eletrônica e à cultura LGBTQIA+, o evento escalou DJs como o duo da África do Sul Goldfish, além de Valentina Luz, Matheus Meca e performances de drag queens.
Love Story - r. Araújo, 232, República, Instagram @festacastro. Sex. (17) e sáb. (18), às 22h. A partir de R$ 90 em ingresse.com/castro-pride


Centro Cultural da Diversidade
O espaço no Itaim Bibi prepara programação de shows, teatro, cinema e performances para os próximos dias. No campo da música, escalam, por exemplo, a cantora Assucena, que canta nesta sexta, dia 17. O teatro também é representado neste sábado (18) e no domingo (19) com o espetáculo "Wonder! Vem para Barra Pesada", dedicado à artista travesti Claudia Wonder. No outro fim de semana também será possível assistir à peça "Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhas", no dia 25, e à performance "Geração Drag", que, no dia 26, reúne cinco duplas de drag queens no palco.
Centro Cultural da Diversidade - r. Lopes Neto, 206, Itaim Bibi, Instagram @ccdiversidade. Grátis, com retirada de ingressos 1h antes


Centro Cultural São Paulo
O espaço promove eventos relacionados ao mês do orgulho LGBTQIA+. Desta sexta (17) a domingo (19), fica em cartaz a peça "Manifesto Transpofágico", de Renata Carvalho, que narra os caminhos de seu corpo travesti. Depois, entre os dias 22 e 26, Marco Antonio Oliveira leva ao palco "O Silêncio Anuncia o Grito ou Voz Bixa", no qual resgata histórias de infância para reconstruir memórias de "corpos e performatividades dissidentes".
CCSP - r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, Instagram @centroculturalsp. Grátis, com retirada de ingressos 1h antes

Cena do espetáculo 'Manifesto Transpofágico'
Cena do espetáculo 'Manifesto Transpofágico' - Lenise Pinheiro/Folhapress

Fábricas de Cultura
Os espaços também têm eventos direcionados à população LGBTQIA+ ao longo do mês. Neste sábado (18), por exemplo, a unidade do Jaçanã é palco do espetáculo "O Direito de Amar", da Cia JS Teatral, que, em formato de comédia musical, mostra a vida amorosa de um personagem gay em uma cidade afastada. Já no dia 25, no Capão Redondo, há o concurso Miss Drag Capão Redondo, no qual drag queens são desafiadas a criar uma performance. Também por lá, mas no dia 29, haverá leitura de livros infantojuvenis com a temática LGBTQIA+.
Fábrica de Cultura Jaçanã - r. Raimundo Eduardo da Silva, 138, Jaçanã, tel. (11) 2249-8010, Instagram @fabricadeculturasp Sex.(18), às 15h. Grátis
Fábrica de Cultura Capão Redondo - r. Bacia de São Francisco, s/n, Capão Redondo, tel. (11) 5822-5240. Miss Drag: sáb. (25), às 18h. Leitura: qui. (29), às 10h30. Grátis


Marcha do Orgulho Trans
A quinta edição da marcha que celebra a resistência das pessoas transexuais está marcada para esta sexta-feira, dia 17, com participações de Majur, Danny Bond, a dupla Irmãs de Pau, a vereadora Erika Hilton e a deputada estadual Erika Malunguinho, ambas do PSOL de São Paulo, além da atriz internacional Angelica Ross, que integra o elenco da série "Pose", na Netflix.
Largo do Arouche, República, Instagram @orgulhotrans. Sex. (17), das 12h às 21h. Grátis


Taça da Diversidade
O campeonato que reúne cerca de 260 jogadores divididos em 16 equipes associadas à Ligay Nacional de Futebol faz uma edição show de bola na Nossa Arena –entre os times aparecem nomes como Unicorns Brazil, Trans United e Joga Miga. As doações arrecadadas no evento serão enviadas ao Instituto Casa Florescer, dedicado a acolher pessoas travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade social.
Nossa Arena - acesso pela av. Nicolas Boer, 10, Barra Funda, Instagram @tacadadiversidade. Sáb. (18), às 10h. Entrada: um produto de higiene pessoal


Poc Con
A feira LGBTQIA+ de quadrinhos e artes gráficas criada de forma virtual em 2019, durante a pandemia, finalmente tem edição presencial. Além de mais de 110 expositores que venderão seus trabalhos, nomes como Laerte Coutinho e Chris Gonzatti também fazem sessões de autógrafos. O evento prepara ainda mesas virtuais e presenciais sobre temas como o quadrinho nacional.
Casa de Portugal - av. da Liberdade, 602, Liberdade, Instagram @poc_con. Sáb. (18), das 11h às 20h. Programação e inscrições em poccon.com.br. Grátis


Salão de Arte Homoerótica
O espaço cultural independente Vórtice faz seu primeiro salão de arte homoerótica, em que seis artistas mostram seus trabalhos que mergulham no universo gay, abordando temas como sensualidade, transgressão e desejo. Sob a curadoria de Paulo Cibella, a mostra terá trabalhos de nomes como Daniel Jaen, Hanz Ronald e o mexicano Félix D’Eon.
Vórtice Cultural - edifício Vera, r. Álvares Penteado 87, 7º andar, Sé, Instagram @vorticecultural. Até 30 de julho, de qua. a sáb., das 11h às 19h. Grátis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais