Descrição de chapéu quadrinhos
Passeios

Glauco Cartoon faz reunião de Laerte, Angeli e Glauco em mistura de loja e galeria

Espaço em SP passa a vender impressões originais de Angeli, que se aposentou em abril deste ano

São Paulo

Angel Villa, Laerton e Glauquito eram os alter egos dos cartunistas Angeli, Laerte e Glauco em suas versões como Los Três Amigos. Eles encarnaram pela primeira vez o trio de bandoleiros mexicanos em 1987, na 12ª edição da revista Chiclete com Banana.

Os três seguiram trabalhando juntos em vários projetos, além de serem vizinhos de tiras nesta Folha até 2010, quando Glauco morreu. No último mês de abril, foi a vez de Angeli anunciar a sua aposentadoria, por causa de um quadro de afasia. Apenas Laerte segue na ativa.

Área interna da loja Glauco Cartoon, na Vila Madalena, em São Paulo
Área interna da loja Glauco Cartoon, na Vila Madalena, em São Paulo - Divulgação

Mas os três estão novamente reunidos —agora nas estantes e nos cabides da Glauco Cartoon, mistura de loja e galeria no número 299 da rua Purpurina, na Vila Madalena. Além de impressões e publicações, o espaço na zona oeste de São Paulo vende cadernos, tapetes, canecas, cangas e roupas com artes do trio.

Na ativa na internet desde 2019, a Glauco Cartoon ganhou versão física no início deste ano. Apesar de priorizar os trabalhos do criador de personagens como Geraldão, Dona Marta e Casal Neuras, as obras de Angeli e Laerte também estão presentes.

"A loja era uma ideia do Glauco e do Raoni [Villas Boas, filho do cartunista]. Eles tinham esse projeto antes de morrer", conta Beatriz Galvão Veniss, viúva do artista e dona da Glauco Cartoon. "É muito incrível ver Glauco, Angeli e Laerte juntos de novo."

Nesta quinta, dia 11, a loja também passa a vender impressões de tiras, charges e cartuns de Angeli, com preços variando entre R$ 50 e R$ 750.

Há ainda roupas à venda, como camisetas com artes de Los Três Amigos, moletons estrelados pelos Ozetês e outros looks protagonizados por personagens que se tornaram lendas das HQs nacionais, como Bob Cuspe, Rê Bordosa e Wood & Stock.

"De certa forma é uma continuidade da parceria que sempre existiu entre eles, junto a uma vontade nossa, minha e da Bia, de enveredar por esse caminho da moda", diz Carolina Guaycuru, mulher de Angeli, sobre essa nova fase da parceria.

Bob Cuspe, personagem de Angeli, em impressão vendida no local
Bob Cuspe, personagem de Angeli, em impressão vendida no local - Reprodução

Sobre as impressões de Angeli que estarão à venda, ela conta que escolheram imagens com personagens mais conhecidos. "Vamos apresentá-las numa qualidade de impressão impecável. Também teremos desenhos com impressão em risografia, que é artesanal e resgata um pouco essa aura da década de 1980."

Veniss afirma que a ideia é investir ainda mais na loja como espaço de exposição e eventos, não apenas de vendas. No início de julho, o local abrigou o lançamento do livro "Contos da Toca", parceria de Laerte com a escritora Índigo. A expectativa é que haja mais programações.

"A gente recebe pessoas que já eram fãs há décadas e que, quando passam de carro em frente, estacionam e vêm nos visitar. Mas tem também os mais jovens, porque a Laerte linka tudo nas redes sociais e, por causa dela, acabam conhecendo Angeli e Glauco."

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais