Descrição de chapéu mostra de cinema
Streaming

Bob Cuspe, personagem punk que ganha animação, indica seus dez filmes favoritos

Criada por Angeli, figura estrela 'Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente', que chega aos cinemas

São Paulo

O punk não morreu, mas há quem queira matá-lo. Matar um punk específico, no caso —o mal-humorado Bob Cuspe.

Criado por Angeli nos anos 1980, ele estrela o longa "Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente", que entra em cartaz nos cinemas de São Paulo nesta quinta (11). Na animação, feita em stop-motion, Angeli revela que passa por uma crise criativa. Isso basta para que ele resolva matar um de seus personagens mais famosos.

No longa, Bob Cuspe surge velho e abandonado em um cenário pós-apocalíptico —a própria mente de Angeli. Ameaçado pelo universo do pop, o protagonista tem como inimigos uma gangue de versões em miniatura do músico Elton John, que usam as roupas coloridas e os óculos extravagantes do cantor britânico. Eles aparentam ser inofensivos, mas, no primeiro vacilo, mostram seus dentes afiados prontos para devorar o movimento punk.

Dirigido por Cesar Cabral, o longa recebeu o prêmio da mostra Contrechamp do Festival de Annecy, na França, o mais importante dedicado à animação no mundo. O filme também foi exibido na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Para marcar sua chegada às telonas, Bob Cuspe indica dez filmes que o inspiram —provavelmente para o ódio— disponíveis online e no streaming. Sem comentários seus, porque "Bob não comenta". O que o agora velho punk de pele esverdeada se limita a dizer sobre o porquê das escolhas é "nós não gostamos de gente". Veja a lista a seguir.



Os 10 filmes favoritos de Bob Cuspe

Anti-herói Americano
Quadrinhos, cinema e vida real se confundem nesta adaptação da HQ autobiográfica "American Splendor", de Harvey Pekar. O longa é guiado pela vida de Pekar, um "loser" rabugento que trabalhava como arquivista em um hospital. Sua sorte muda quando o cartunista Robert Crumb passa a ilustrar algumas de suas histórias, transformando-o em um ícone do underground.
EUA, 2003. Direção: Shari Springer Berman e Robert Pulcini. Com: Harvey Pekar, Paul Giamatti e Hope Davis. 16 anos. Na HBO Max

Cena de 'Anti-Herói Americano', de Shari Springer Berman e Robert Pulcini, com o ator Paul Giamatti
Cena de 'Anti-Herói Americano', de Shari Springer Berman e Robert Pulcini, com o ator Paul Giamatti - Reprodução

O Bandido da Luz Vermelha
Clássico do cinema marginal brasileiro, o longa foi definido pelo diretor Rogério Sganzerla como um "faroeste do terceiro mundo". Inspirado em histórias e fatos noticiados pela imprensa sensacionalista da época, o filme acompanha a perseguição ao assaltante conhecido como Bandido da Luz Vermelha, que ganhou o apelido por usar uma lanterna colorida para invadir casas luxuosas.
Brasil, 1968. Direção: Rogério Sganzerla. Com: Paulo Villaça, Helena Ignez e Sônia Braga. 16 anos. Disponível para aluguel na Apple TV por R$ 4,90


Deus e o Diabo na Terra do Sol
Outro clássico nacional e um marco do cinema novo. O filme traz uma trama que aborda o cangaço do sertão nordestino por meio de dois personagens: Antonio das Mortes, um matador de aluguel à serviço da Igreja Católica, e o vaqueiro Manuel, que, depois de matar o patrão, foge com a mulher e se junta aos seguidores do beato Sebastião.
Brasil, 1964. Direção: Glauber Rocha. Com: Antônio Pinto, Geraldo Del Rey e João Gama. 14 anos. No Globoplay
Leia a crítica


O Iluminado
Jack Nicholson interpreta um escritor alcoólatra e desempregado que consegue um trabalho como caseiro em um hotel isolado durante o inverno. Aos poucos, ele enlouquece e começa a aterrorizar os dias da mulher e do seu filho. Dirigido por Stanley Kubrick e baseado no livro de Stephen King.
EUA, 1980. Direção: Stanley Kubrick. Com: Jack Nicholson, Shelley Duvall e Danny Lloyd. 14 anos. Na HBO Max


Laranja Mecânica
Bob Cuspe parece ter uma preferência pelo trabalho do diretor Stanley Kubrick. Um dos mais emblemáticos dos anos 1970, o longa explora sexo e violência em uma perspectiva pessimista. O roteiro, adaptado do livro homônimo de Anthony Burgess, defendia que "mais vale optar pela violência do que não optar por nada", frase que guia o enredo do filme.
Reino Unido, 1971. Direção: Stanley Kubrick. Com: Malcolm McDowell, Adrienne Corri e Warren Clarke. Na HBO Max


Repo Man - A Onda Punk
Nessa mistura de ficção científica, ação e comédia, um jovem punk consegue o emprego de "repo man", ou seja, ele se torna encarregado de recuperar carros que não foram pagos. Um dia, acompanhado de um cientista perturbado, ele encontra alienígenas.
EUA, 1984. Direção: Alex Cox. Com: Emilio Estevez, Harry Dean Stanton e Olivia Barash. Disponível para aluguel no Youube por R$ 9,90


Taxi Driver: Motorista de Táxi
O longa em que Robert De Niro encara o espelho e pergunta "tá falando comigo?" é, também, uma das primeiras grandes obras de Martin Scorsese. No filme, De Niro encarna um veterano da Guerra do Vietnã que trabalha como motorista de táxi em uma Nova York decadente que alimenta sua instabilidade.
EUA, 1976. Direção: Martin Scorsese. Com: Robert De Niro, Jodie Foster e Cybill Shepherd. 14 anos. No Telecine
Leia a crítica


The Rocky Horror Picture Show
Esta comédia musical de horror dos anos 1970 é um cult que conquista fãs até hoje. No filme, um casal certinho se perde na estrada e encontra abrigo no casarão de Frank N. Furter, cientista e travesti, justamente na noite em que Furter cria um ser musculoso —Rocky— para satisfazer seus furores sexuais.
Reino Unido, 1975. Diretor: Jim Sharman. Com: Tim Curry, Susan Sarandon e Barry Bostwick. 18 anos. No Telecine

Cena do filme "The Rocky Horror Picture Show"
Cena do filme "The Rocky Horror Picture Show" - Divulgação

Trainspotting - Sem Limites
Um dos longas que marcou os anos 1990 parte de um grupo de jovens perdidos para criar um retrato da cena underground britânica, marcada por sexo, drogas e subversão.
Reino Unido, 1996. Direção: Danny Boyle. Com: Ewan McGregor, Jonny Lee Miller e Robert Carlyle. 18 anos. No Prime Video

Cena do filme 'Trainspotting', de 1996, dirigido por Danny Boyle
Cena do filme 'Trainspotting', de 1996, dirigido por Danny Boyle - Divulgação

Veludo Azul
Este suspense com toques surrealistas carrega muitas das marcas que compõem o universo do diretor David Lynch. A trama acompanha um jovem que descobre uma orelha humana em uma cidadezinha pacata dos Estados Unidos. Ele decide investigar o mistério e acaba se envolvendo com um gângster.
EUA, 1986. Direção: David Lynch. Com: Isabella Rossellini, Kyle MacLachlan e Laura Dern. 16 anos. No Prime Video

Kyle MacLachlan e Isabella Rossellini em cena de "Veludo Azul", de David Lynch
Kyle MacLachlan e Isabella Rossellini em cena de 'Veludo Azul', de David Lynch - Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais