A prefeitura de São Paulo está construindo um terraço elevado na rua Augusta, na altura da praça Roosevelt. Antes, o local abrigava uma cerca que protegia os pedestres do viaduto Júlio de Mesquita Filho e servia como um estacionamento irregular.
O nome técnico deste tipo de intervenção urbana é belvedere, isto é, uma construção de pequeno porte que oferece um panorama ou mirante. Tem origem no italiano, da palavra "belvedere", que se traduz como bela vista.
Com orçamento de R$ 4,3 milhões, financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano, o Belvedere Roosevelt está em construção desde janeiro de 2023. O local se encontra cercado por tapumes de metal.
Segundo a prefeitura, o projeto vai transformar um espaço sem uso em ponto de lazer. A proposta prevê jardins de chuva, palco, arquibancada e bicicletário, além de requalificação de pisos e iluminação.
O novo belvedere, que fica a minutos do parque Augusta, terá como horizonte de observação o viaduto Júlio de Mesquita Filho. Ainda, na frente do novo mirante, fica uma inspetoria da guarda municipal metropolitana.
Comentários
Ver todos os comentários