Rua Augusta ganhará mirante para a praça Roosevelt no segundo semestre de 2023

Obras de belvedere no centro da cidade começaram em janeiro

São Paulo

A prefeitura de São Paulo está construindo um terraço elevado na rua Augusta, na altura da praça Roosevelt. Antes, o local abrigava uma cerca que protegia os pedestres do viaduto Júlio de Mesquita Filho e servia como um estacionamento irregular.

Viaduto na rua Augusta, na altura da praça Roosevelt, onde a prefeitura fará um mirante
Viaduto na rua Augusta, na altura da praça Roosevelt, onde a prefeitura fará um mirante - Marcus Leoni/Folhapress

O nome técnico deste tipo de intervenção urbana é belvedere, isto é, uma construção de pequeno porte que oferece um panorama ou mirante. Tem origem no italiano, da palavra "belvedere", que se traduz como bela vista.

Com orçamento de R$ 4,3 milhões, financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano, o Belvedere Roosevelt está em construção desde janeiro de 2023. O local se encontra cercado por tapumes de metal.

Segundo a prefeitura, o projeto vai transformar um espaço sem uso em ponto de lazer. A proposta prevê jardins de chuva, palco, arquibancada e bicicletário, além de requalificação de pisos e iluminação.

O novo belvedere, que fica a minutos do parque Augusta, terá como horizonte de observação o viaduto Júlio de Mesquita Filho. Ainda, na frente do novo mirante, fica uma inspetoria da guarda municipal metropolitana.

Belvedere Roosevelt

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais