Evento celebra 200 anos da imigração alemã com comidas típicas e atividades para toda a família

Festa é promovida pelo Consulado-Geral da Alemanha junto ao Museu da Imigração

São Paulo

Em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil, o Consulado-Geral da Alemanha em São Paulo e o Museu da Imigração se unem para promover a festa Alemanha no Brasil – 200 Anos de Imigração, para homenagear a história e a cultura do país europeu.

Bandeira alemã em Berlim
Bandeira alemã - REUTERS

A comemoração gratuita acontece no sábado, 1º de junho, nos espaços do museu. Para a ocasião, um palco será montado no jardim, que receberá apresentações como danças tradicionais, contação de histórias e shows musicais. O DJ Camilo Rocha fará uma homenagem às festas eletrônicas de Berlim em um set com músicas alemãs e brasileiras.

"Fizemos este evento com muito carinho, buscando trazer conhecimento e diversão, para comemorar as fortes relações entre a Alemanha e o Brasil em um lugar que faz parte desta história, a hospedaria do Brás", diz Martina Hackelberg, cônsul-geral da Alemanha em São Paulo. "A conexão entre nossos países tem sido marcada pela amizade e cooperação em diversas áreas nos últimos 200 anos. E há de ser assim nos anos que estão por vir."

O evento também contará com dez tendas servindo comidas típicas como currywurst, eisbein e strudel, além de cervejas importadas. O público também poderá participar de atividades como workshop de dança tradicional e oficina de pôsteres no estilo Bauhaus (mediante inscrição).

Há também atrações infantis, como caças ao tesouro, narração de contos e oficinas de Buddy Bär, urso símbolo da Alemanha que será confeccionado em feltro para as crianças decorarem como desejarem. Outras atividades incluem jogos de tabuleiro, quiz, pintura facial e distribuição de lembranças.

Para quem quer aprender, o auditório do museu estará recheado de informações sobre a história e imigração do país europeu. O local também contará com palestra ministrada por Silvia Siriani, além de um bate-papo sobre genealogia e cidadania alemã.

Estandes do Consulado, da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, de universidades alemãs e do Goethe-Institut também estarão presentes durante o dia todo, para informar os visitantes sobre vistos de estudo e trabalho, bolsas de intercâmbio, passaporte e mais.

O projeto conta com o apoio do Instituto Martius-Staden, Colégio Visconde de Porto Seguro, Colégio Humboldt, Colégio Benjamin Constant, AHK São Paulo, DWIH Brasil, Goethe-Institut, Daimler Truck, Mercedes-Benz e Volkswagen. O local está sujeito a lotação e a programação pode sofrer alterações.

Alemanha no Brasil – 200 Anos de Imigração

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais