Descrição de chapéu Banco do Brasil
Passeios

Mostra 'Tesouros Ancestrais do Peru' traz detalhes de antigas civilizações andinas a SP

No Centro Cultural Banco do Brasil, exposição apresenta objetos datados entre 900 a.C e 1.600 d.C

São Paulo

A exposição "Tesouros Ancestrais do Peru" chega à capital paulista após exibições no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Brasília. A mostra conta a história das antigas civilizações peruanas com peças datadas entre 900 a.C e 1.600 d.C e tem inauguração na próxima quarta (4) no Centro Cultural Banco do Brasil. A programação tem entrada gratuita e fica em cartaz até 18 de novembro.

Em ouro, faca com ponta arredondada usada em cerimônias. No topo, há  representação antropomórfica do deus Lambayeque chamado Naylamp.
Tumi ou faca cerimonial, com uma representação antropomórfica do deus Lambayeque chamado Naylamp. - Museo Oro del Perú – Armas del Mundo e Fundación Miguel Mujica Gallo/Divulgação

Há cinco blocos temáticos: Linha do Tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis e Colonização. O espaço, que ocupa os cinco andares do CCBB, traz um conjunto raro de objetos descobertos em expedições arqueológicas e reconhecidos como patrimônio pelo Ministério da Cultura do Peru. Eles pertencem à Fundação Mujica Gallo e compõem o catálogo do Museo Oro del Perú y Armas del Mundo.

Conhecido como Tahuantinsuyo, ou "Terra de Quatro Regiões", na língua quechua, o império Inca foi o maior no período da América pré-colombiana. Em seu auge, atingiu cerca de 12 milhões de habitantes, que estavam espalhados por um território que ia do sul da Colômbia até partes do Chile e da Argentina, além de passar por todo o Equador, Peru e Bolívia. Um dos poucos territórios que não foi completamente destruído durante a colonização é Machu Picchu.

Politeístas, os povos andinos dominavam técnicas sofisticadas de administração, mineração, irrigação, agricultura, cerâmica, produção têxtil e arquitetura. Na mostra, alguns hábitos e traços culturais são revelados em utensílios, como depiladores, bolsas, máscaras funerárias e coroas.

O acervo ainda inclui módulos dedicados à cerâmica e à atividade têxtil, apresentando jaquetas, gorros e sapatos. Lá, também é possível encontrar facas ornamentais usadas durante cerimônias de sacrifícios de animais e, em casos excepcionais, de humanos.

Ao longo do percurso de "Tesouros Ancestrais do Peru", há a apresentação de materiais do Projeto Panaca, que divulga, por meio de vídeos de desenhos animados, a história das culturas antigas da região. Os filmes exibidos fazem parte do conteúdo educativo da mostra. A programação também traz oficinas de construção de adereços e máscaras, contações de histórias, leituras de livros e atividade cênico-musical.

A exposição funciona de todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras. Dá para retirar as entradas gratuitas no site do CCBB ou na bilheteria do local.

Tesouros Ancestrais do Peru

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais