Primavera dos Museus em SP tem visitas guiadas em libras, oficina de IA e exposições gratuitas

Atividades gratuitas destacam a importância da acessibilidade nas exposições

São Paulo

A 18ª edição da Primavera dos Museus, que ocorre de 23 a 29 de setembro, reúne centros culturais de todo o país em torno do tema "Museus, Acessibilidade e Inclusão". Em São Paulo, mais de cem atividades gratuitas estão previstas para a semana entre exposições, palestras, oficinas, workshops e visitas.

Promovido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), o evento busca fortalecer a conexão entre essas instituições e o público, destacando a importância da acessibilidade para garantir que todos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas, possam ter acesso ao patrimônio cultural.

A imagem mostra uma mão segurando um pincel amarelo, enquanto a outra mão está em contato com uma superfície onde há tinta azul e outras cores. A mão que segura o pincel está tatuada e a mão em contato com a superfície é visivelmente feminina. Ao fundo, há uma folha de papel e um texto impresso.
Museus participantes oferecem programações especiais, como oficinas e workshops - Museu da Energia de São Paulo /Divulgação

No calendário desde 2007, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da estação, sendo que cada edição aborda uma nova temática. Este ano, o foco é expandir o papel dos museus como espaços inclusivos e participativos.

Durante a semana, serão oferecidas programações especiais, incluindo exposições, oficinas, palestras e visitas guiadas. Várias atividades estão disponíveis com tradução em libras e a lista completa pode ser acessada no site.

Veja, a seguir, destaques da programação em São Paulo.

Caixa Cultural São Paulo
Entre as atrações, destaca-se uma oficina de robótica no dia 28, a partir das 13h, onde um robô fará uma palestra sobre inteligência artificial e outro realizará uma apresentação de percussão, permitindo que os participantes acompanhem os movimentos. Outra opção é a contação de histórias em libras no dia 26, das 11h às 12h. Além disso, as visitas às exposições estarão disponíveis durante toda a semana, incluindo a mostra fixa da Caixa e a World Press Photo 2024, com 129 fotografias premiadas, entre elas há imagens de Lalo de Almeida e Gabriela Biló, da Folha.

Pça da Sé, 11, centro, @caixaculturalsp


Museu da Energia de São Paulo
Neste circuito da Primavera, o museu oferece entrada gratuita até o final de setembro e uma programação diversificada. As atividades incluem a oficina "Print de Planta" no dia 25, onde os participantes coletarão folhas, flores e sementes para criar estampas em papel e tecido. No dia seguinte, a oficina "Marcadores de Flores" ensinará a confeccionar marcadores de páginas com folhas secas. Em 28/9, uma visita sensorial proporcionará uma experiência imersiva da São Paulo antiga, com os participantes ficarão vendados para vivenciar sensações da época da chegada da energia elétrica.

Al. Cleveland, 601, Campos Elíseos, centro, @museudaenergia


Museu da Imigração
As atividades começam com uma oficina de escritas dramatúrgicas no dia 25, a partir das 14h30, com 15 vagas disponíveis. A inscrição deve ser feita pelo e-mail ciaartera@gmail.com. No dia 28, haverá um encontro ao ar livre no jardim da antiga Hospedaria de Imigrantes, no Brás, com foco em saúde e bem-estar. Enquanto as visitas para a exposição "Migrar: experiências, memórias e identidades" estão programadas para às 11h e às 15h, com intérprete de libras. A mostra explora o fenômeno migratório ao longo da história, destacando a imigração dos séculos 19 e 20 em São Paulo. À tarde, está previsto o lançamento do livro "Origens e Ancestralidades".

R. Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca, região leste, @museudaimigracao


Museu do Futebol
Reinaugurado em julho de 2024, o museu preparou atividades que convidam os visitantes a explorar o espaço, com visitas mediadas entre 24 e 27/9, das 11h às 12h. A programação inclui a atividade "Com Que Roupa Eu Vou?", que apresenta a evolução dos trajes de futebol, permitindo que os visitantes experimentem roupas de jogadores, juízes e torcedores. O "Mapa das Torcidas" é um quebra-cabeça tátil que desafia os participantes a associar os times de futebol a seus locais de origem. O "Pakayemby" oferece peças grandes do Estádio Pacaembu, facilitando a participação de pessoas com coordenação motora limitada. No último dia, haverá o "Mapa dos Estádios", um quebra-cabeça em relevo para deficientes visuais conhecerem as placas dos estádios da Copa de 2014.

Pça Charles Miller, s/n, Pacaembu, região oeste, @museudofutebol


Museu do Ipiranga
A programação inclui visitas com tradução em libras para três exposições nos dias 25, 26, 28 e 29, são elas: "Mundos do Trabalho", "Sentar, Guardar, Dormir" e "Uma História do Brasil". Nessa última, também haverá uma visita interativa disponível nos dias 25 e 29, das 10h30 às 12h, a qual os participantes poderão tocar em reproduções de obras de arte, fotografias, maquetes e objetos. Como oficina, o Ipiranga oferece uma aula para criar instrumentos musicais a partir de objetos do cotidiano no dia 28, a partir das 14h. Para participar das atividades, é necessário preencher um formulário.

R. dos Patriotas, 100, Ipiranga, região sul, @museudoipiranga

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais