Mais de 3,5 milhões de pessoas comparecem à Virada Cultural

A quarta Virada Cultural, que acontece em diversas regiões da capital paulista, desde às 18h deste sábado (26), recebeu na madrugada deste domingo (27) mais de 3,5 milhões de pessoas, segundo informou o prefeito Gilberto Kassab em coletiva de imprensa.
A expectativa da prefeitura é receber 4 milhões de pessoas até o fim do evento, às 18h de hoje.

Segundo o prefeito, na Virada Cultural deste ano não houve incidentes . "A Virada Cultural de 2008 foi uma demonstração de que a cidade de São Paulo pode receber um evento democrática de forma pacífica e alegre".

Para garantir a segurança do público, foi movido um efetivo policial de 3.300 policiais militares, dos quais 2.300 permaneceram apenas no centro, informou o prefeito.

Para Kassab, o evento de 2008 foi um marco na cidade de São Paulo por tomar proporções nacionais. "A Virada não é mais só de São Paulo, é um dos acontecimentos mais importantes da cultura brasileira, pois reuniu na cidade 5.000 artistas de diferentes pontos do país".

Um dos pontos essenciais para o sucesso do evento, segundo o prefeito, foi a mudança da estrutura territorial em relação à última edição de 2007. "Percebemos que no ano passado houve uma concentração de território. Vimos que havia espaço para ampliação física, com possibilidade de mais palcos e áreas de convivência".

O Secretário Municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil, disse que uma das formas de evitar tumultos e quebra-quebra --como o ocorrido no ano passado durante show da banda da rap Racionais MC's-- foi evitar a região da praça da Sé.

Atrações

Nesta edição, o evento praticamente dobrou de tamanho. Dos 26 palcos --contra 13 do ano passado-- em 24 deles está programado 24 horas de atrações. O palco localizado na avenida São João foi o que concentrou o maior público. O show da cantora cabo verdiana Cesaria Evora abriu o evento com queima de fogos, às 18h.

Os shows seguintes de Gal Costa e Zé Ramalho lotaram a avenida, com direito a muito empurra-empurra entre as milhares de pessoas da platéia.

Na programação há 800 atrações incluindo música, dança, teatro, circo, cinema e todo tipo de intervenção cultural e a abertura de museus e do planetário que funcionam em horários especiais.

Além do centro, o evento se estende pelas unidades do CEU e do Sesc espalhados pela cidade.

Por volta de 64.000 pessoas visitaram as 10 unidades do Sesc até as 10h deste domingo-- freqüência três vezes maior do que na Virada de 2007-- informou Ivan Gianinni, superintendente do Sesc.

A Secretária Municipal de Cultura ainda não contabilizou quantas pessoas passaram pelo CEU's até a madrugada de sábado.

A programação completa e outras informações sobre o evento estão disponíveis no site www.viradacultural.org.

Leia mais

Livraria

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais