Artistas nipônicos agitam fim do Anime Friends

Os visitantes podem conferir, até este domingo, o Anime Friends 2008. A sexta edição do evento --já popular entre os jovens--, que mistura cultura japonesa e cultura jovem, é a maior de todas até então, com oito dias de duração. As atrações são variadas: há combates de paintball (armas de pressão com balas de tinta), combate de batalha campal (luta corpo a corpo com espadas de espuma), apresentações de cosplays (em que as participantes se vestem como algum personagem de animê ou qualquer outro super-herói) e animekê (karaokê com músicas japonesas e, principalmente, temas de animês). Qualquer pessoa pode se inscrever e participar das atividades.

Crédito: Amauri de Melo Jr./Folha Imagem
Cosplayers Lucas Homero e Alan Guillerm se inspiraram no animê Cavaleiros do Zodiaco

O público que foi ao Anime Friends no último sábado (19) não se decepcionou. Os artistas japoneses Misato Aki, Yoshiki Fukuyama e Masami Okui foram recebidos muito calorosamente pelos espectadores que estavam no local. Os artistas se esforçavam para falar em português e em inglês, como forma de agradecimento pela presença e participação de todos.

Misato Aki cantou a maior parte das músicas e chegou a fazer, pela primeira vez, um dueto com Masami Okui, que contagiou o público ao apresentar seus maiores sucessos. Yoshiki Fukuyama foi o último a subir ao palco e, ao final, os três se reuniram para concluir o penúltimo dia de shows do Anime Friends 2008.

Ouça abaixo um trecho de uma das canções de Misato Aki:


Veja a galeria de fotos do show.

Além do trio, as bandas J-Squad e JUN tocaram composições próprias e grandes sucessos de animês em geral. No domingo (20), tocam ainda as bandas Animadness, Wasabi e o grupo brasileiro de metal melódico Shaman. A atração internacional JAM Project encerra a edição de 2008.

O evento, como sempre, contou com a presença do estande da Comix --loja especializada em mangás e revistas em quadrinhos em geral--, que costuma ter ótimas promoções e preços com desconto para "volumes encalhados", o que permite que colecionadores completem suas coleções.

Outro ponto forte é a presença de diversas lojas espalhadas em dois pavilhões, que vendem artigos relacionados à cultura jovem --como camisetas relacionadas a animês e bandas, acessórios, peças para fantasias e cosplays, DVDs de animês, entre outros.

No desfile de cosplays, 122 cosplayers apresentaram-se vestidos de seus personagens favoritos, e a expectativa é de que, no mínimo, o dobro de pessoas compareça neste domingo (20). Na edição anterior, em 2007, mais de 400 cosplayers desfilaram no último dia do evento, que vinha sendo considerado, até então, "fraco".

Veja a galeria de fotos dos cosplayers.

Este ano, aparentemente, a visitação está mais equilibrada. Segundo o coordenador de planejamento Karlos Kusunoki, da Yamato Comunicações e Eventos, até este sábado (19) cerca de 100 mil pessoas compareceram ao evento, que teve início na sexta feira (11). A expectativa de público para este domingo (20) é de vinte a trinta mil pessoas, número que atingiria a meta de 130 mil visitantes, idealizada pelos organizadores do evento.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais