Descrição de chapéu música
Shows

Fique em casa: saiba quais músicas Cuca Ferreira, do Bixiga 70, está ouvindo na quarentena

Integrante da banda divide playlist com suas escolhas musicais

-
São Paulo

Quem sempre embalou momentos ordinários ou grandiosos com música, agora descobre uma nova relação com ela. Durante o isolamento, há quem se dedique a descobrir canções e quem se apegue às antigas para relembrar tempos melhores.

Mas enquanto alguns estão em crise musical e não conseguem escutar nada, outros têm trilha garantida para cada momento do dia. Como é, porém, o isolamento de quem tem a música como profissão?

A seguir, você descobre qual é a trilha da quarentena de Cuca Ferreira, trombonista da banda instrumental paulistana Bixiga 70, além de conhecer sua carreira com faixas escolhidas pelo Guia.

Para acompanhar a leitura, acesse bit.ly/quarentenadoguia e dê play em todas as listas — também já participaram Criolo, Anavitória, Gaby Amarantos, Ana Frango Elétrico, Ava Rocha e Maria Gadú.

Cuca Ferreira, da banda paulistana Bixiga 70
Cuca Ferreira, da banda paulistana Bixiga 70 - José de Holanda/Divulgação

Bixiga 70 (por Cuca Ferreira)

Músico

Por Que é Proibido Pisar na Grama - Jorge Ben Jor (1971)
"Quando a quarentena começou, não conseguia parar de ouvir essa música. Impressionante como a letra expressa o sentimento de se estar quarentenado, de ter tomado esse 'freio de arrumação' da vida. Grandes obras vão ganhando novos significados ao longo do tempo, e essa é uma das maiores de um dos maiores."

O Bêbado e o Equilibrista - Elis Regina (1979)
"Hit absoluto aqui em casa há muito tempo, minhas filhas sempre adoraram cantar essa música. Com a morte de Aldir Blanc e com o contexto político em que estamos vivendo, ganhou nova força e sentido. 'Sei que uma dor assim pungente não há de ser inutilmente'."

La Llorona – Charles Lloyd (2020)
"O disco '8: Kindred Spirits (Live From The Lobero)' foi lançado em 29 de fereiro de 2020, quando estávamos às portas da quarentena... Quase como se Charles Lloyd soubesse que precisaríamos desse conforto para a alma. Essa música é sentimental, dramática, melosa, como nossos sentimos em vários momentos do isolamento. Em tempos de 'velhofobia', é muito inspirador ver um artista chegar aos 80 anos no auge da capacidade artística, produzindo um dos melhores trabalhos de sua carreira."

Menino Mimado - Criolo (2017)
"Considero Criolo o artista contemporâneo mais importante do Brasil. Sua obra propõe o amor e o respeito como formas de reduzir as distâncias entre vários opostos que marcam nosso país: centro e periferia, passado e presente, incluídos e excluídos, etc. E o que dizer dessa letra? 'Esse abismo social requer atenção'".

Algo Maior - Tulipa Ruiz (2015)
"Tulipa, Gustavo Ruiz e Metá Metá numa música que traz uma mensagem agridoce de esperança em tempos amargos!"

Bixiga 70 em cinco canções
Alumiô part. Luiza Lian (2019)
Quebra-cabeça (2018)
Grito de Paz (2011)
Ventania (2015)
Deixa a Gira Girá (2013)

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais