Descrição de chapéu Filmes
Shows

Filmes mostram o céu e o inferno de divas pop como Britney Spears, Demi Lovato e Billie Eilish

Saiba como assistir a dez documentários no streaming que falam sobre cantoras

Documentário 'Dancing With The Devil',  de Demi Lovato

Documentário 'Dancing With The Devil', de Demi Lovato Divulgação

São Paulo

Não é de hoje o fetiche do público em ter o gostinho de saber que acontece quando as luzes dos shows se apagam e as grandes estrelas do pop não estão mais sob os olhos da plateia —mas, especialmente nos últimos anos, a oferta de produções que revelam mais sobre os bastidores da fama parece ter aumentado.

Só do ano passado para cá, por exemplo, foram lançados cinco documentários que narram as dores e as delícias de ser uma diva do pop da dimensão de nomes como Demi Lovato, Britney Spears, Billie Eilish e Taylor Swift.

Neste balaio, há os que tratam majoritariamente de assuntos densos, como a overdose de Lovato, a carreira supercontrolada de Spears e as difíceis trajetórias de Amy Winehouse e Whitney Houson. Mas há também as produções que buscam registrar a ascensão de nomes que dominam as paradas musicais de agora, casos de Swift, Billie Eilish e a banda de k-pop Blackpink.

A lista a seguir é um prato cheio para os fãs de música pop, para os que querem entender mais sobre esse mundo e, por que não, para os fãs de cinema. É só escolher o seu streaming e dar play.

Amy
A vida da britânica Amy Winehouse, considerada uma das maiores vozes dos últimos tempos, é esmiuçada no documentário que abraça o início de sua carreira, seu auge e a derrocada causada por depressão, vícios em álcool e drogas e conflitos que vieram com a fama.
Reino Unido, 2015. Direção: Asif Kapadia. Com: Amy Winehouse, Mitch Winehouse, Mark Ronson. Disponível para aluguel e compra na Apple TV. 16 anos


Blackpink - Light Up the Sky
As integrantes do Blackpink, grupo formado em 2016, contam suas jornadas do anonimato até o ponto em que se tornaram uma das mais famosas bandas do mundo do k-pop, a música pop da Coreia do Sul.
Coreia do Sul, 2020. Direção: Caroline Suh. Com: Kim Jisoo, Jennie Kim, Rosé. Na Netflix. Livre


Billie Eilish: The World’s a Little Blurry
O filme segue Billie Eilish antes e pouco depois do lançamento de “When We All Fall Asleep, Where Do We Go?”, de 2019, que teve um sucesso estrondoso, dominou o Grammy e foi feito no quarto da cantora com seu irmão mais velho, Finneas. Além do processo de produção, o documentário mostra cenas da turnê e questões pessoais da artista, como a depressão e a síndrome de Tourette.
EUA, 2021. Direção: R. J. Cutler. Com: Billie Eilish, Finneas O’Connell, Maggie Baird. No Apple TV+. 14 anos


Demi Lovato: Dancing with the Devil
Demi Lovato convoca familiares, amigos e equipe para que a ajudem a contar sobre o antes e depois de sua overdose, em 2018. Recém-lançada em quatro episódios, a obra expõe questões que vão além do abuso de drogas e álcool, como os transtornos alimentares e abusos sofridos por ela.
EUA, 2021. Direção: Michael D. Ratner. Com: Demi Lovato, Scooter Braun, Elton John. No YouTube. Livre


Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela
Protagonista de uma das maiores batalhas judiciais do mundo música, a estrela do pop tenta, atualmente, se livrar da tutela legal que desde 2008 dá ao seu pai o controle sobre sua vida profissional e financeira. O filme explica detalhes do processo e refaz o caminho que levou Britney Spears a deixar os palcos.
EUA, 2021. Direção: Samantha Stark. Com: Britney Spears, Kevin Tancharoen, Felicia Culotta. No Globoplay. Livre


Homecoming: A Film by Beyoncé
A produção comandada por Beyoncé mostra os bastidores e longos trechos das duas apresentações que a cantora fez em abril de 2018 no Coachella, mais famoso festival de música dos Estados Unidos. A filmagem acompanha os oito meses da rotina de ensaios da americana e dos mais de 150 músicos e dançarinos do projeto, considerado um dos melhores da história do evento.
EUA, 2019. Direção: Beyoncé e Ed Burke. Com: Beyoncé, Solange, Jay-Z. Na Netflix. 12 anos


Katy Perry - Part of Me
O filme é uma boa pedida para relembrar os tempos áureos de Katy Perry que, naqueles anos, havia lançado hits como “Teenage Dream”. Além de trechos de shows e bastidores, também revela a intimidade da americana e mostra o rompimento de seu noivado pouco antes de subir ao palco.
EUA, 2012. Direção: Dan Cutforth e Jane Lipsitz. Com: Katy Perry, Adam Marcello, Casey Hooper. Disponível para aluguel no Google Play, Microsoft Store e Claro Video e para compra na Apple TV, Google Play e Microsoft Store. Livre

O documentário "Katy Perry: Part of Me", sobre a cantora pop, mistura vídeos pessoais e apresentações da artista ao redor do mundo
O documentário "Katy Perry: Part of Me", sobre a cantora pop, mistura vídeos pessoais e apresentações da artista ao redor do mundo - Divulgação

Gaga: Five Foot Two
Um ano da vida de Lady Gaga aparece neste filme, que cobre os preparativos para o lançamento de seu disco “Joanne”, além de ensaios para a esperada apresentação no Super Bowl e os problemas trazidos pela dor crônica que enfrenta.
EUA, 2017. Direção: Chris Moukarbel. Com: Lady Gaga, Mark Ronson, Tony Bennett. Na Netflix. 12 anos

Lady Gaga em cena do documentário 'Gaga: Five Foot Two' da Netflix
Lady Gaga em cena do documentário 'Gaga: Five Foot Two' da Netflix - Divulgação

Miss Americana
A transição de Taylor Swift de estrela do country para diva pop, a gravação do disco “Lover” e a reconstrução de sua imagem após uma série de polêmicas são alguns dos pontos retratados no filme, no qual a cantora fala sobre política, um distúrbio alimentar e a rixa com Kanye West.
EUA, 2020. Direção: Lana Wilson. Com: Taylor Swift, Jack Antonoff, Max Martin. Na Netflix. 12 anos

Taylor Swift em cena do documentário Miss Americana
Taylor Swift em cena do documentário 'Miss Americana' - Divulgação/Netflix

Whitney
Na produção, imagens de arquivo e performances raras de uma das vozes mais cultuadas da história são somadas a depoimentos de pessoas próximas para narrar a trajetória de sucesso e histórias trágicas que permearam sua vida.
EUA e Reino Unido, 2018. Direção: Kevin Macdonald. Com: Whitney Houston, Ellen White, Cissy Houston. Disponível para aluguel e compra no Google Play

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais