Ópera de Rossini com heroína astuciosa ganha montagem em SP

'L'Italiana in Algeri' estreia nesta sexta (2), no Theatro São Pedro

São Paulo

A ópera “A Italiana em Argel” (L’italiana in Algeri), de Rossini —o mesmo de “O Barbeiro de Sevilha”—, foi encenada pela primeira vez em 1813. Na história, dividida em dois atos, um poderoso turco está cansado de sua mulher e resolve trocá-la por uma italiana. 

Ele manda então sua mulher embora com um de seus escravos e ordena que seus capangas encontrem uma italiana para satisfazer seus desejos. Só que o plano sai melhor que a encomenda: a escolhida é Isabella, uma mulher inteligente, independente e astuciosa, por quem o turco se apaixona, mas que não está afim de ficar com o mandão.

Com direção cênica de Livia Sabag, a montagem que estreia nesta sexta (2) em São Paulo transporta esta trama para uma Argélia contemporânea, numa cidade portuária com lajes, antenas, armas enormes e celulares.

A regente Valentina Peleggi é a responsável pela direção musical do espetáculo e comanda a Orquestra do Theatro São Pedro. Ali, seguindo a tradição do “bel canto”, a música e o canto caminham juntos, acompanhando a lógica da respiração humana, ligando-se as notas sucessivas sem silêncios e sem sobressaltos ou bruscas transições. 

Theatro São Pedro - R. Dr. Albuquerque Lins, 207, Santa Cecília, tel. 3661-6600. Estreia sex. (2). Qua. e sex.: 20h. Dom.: 17h. Até 11/8. Ingr.: R$ 30 a R$ 80 p/ theatrosaopedro.byinti.com.  

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais