Nesta semana, 18 espetáculos estreiam, reestreiam ou fazem apresentações especiais nos palcos de São Paulo. Confira o roteiro:
ESTREIAS
"Caiu o Ministério"
Inspirado em texto do jornalista e teatrólogo carioca França Júnior (1838-1890), escritor de folhetins da segunda metade do século 19, o espetáculo da Cia. das Artes traça, com ironia e humor, um panorama dos problemas sociais culturais brasileiros em uma série de esquetes. A montagem bebe na fonte do teatro popular, do circo e da caricatura. Para a trilha sonora, Miro Silveira criou pequenos jingles de apresentação para cada personagem.
"Ciranda"
O universo de uma família é retratado em um período de 15 anos por meio da relação de mãe, filha e neta. A convivência dessas mulheres mostra suas semelhanças e diferenças, o que as aproxima e causa conflitos entre elas. Em dois atos, a dupla de atrizes se reveza nos papéis femininos (primeiro mãe e filha, depois filha e neta) e vive, cada uma, duas personagens.
"Dentro da Noite"
O monólogo é inspirado em dois contos do escritor carioca João do Rio (1881-1921): "Dentro da Noite" e "O Bebê de Tarlatana Rosa". No primeiro, um sádico fala com requinte sobre sua bizarra tara em um trem de subúrbio. Já o seguinte retrata um narrador que relembra uma aventura erótica de Carnaval. A iluminação de Carlos Lafert cria a impressão de que a plateia integra o espaço cênico.
"El Pasajero - Uma Viagem Improvisada"
A coprodução entre a Cia. do Quintal e o grupo colombiano Acción Impro une uma dramaturgia fixa a cenas de improviso. No palco, a dupla de atores (que mescla espanhol e português) encena a história de um homem que perdeu a sua memória e viaja dentro de um aeroporto em busca de sua reconstrução. É o público quem lhe confere nome, profissão e outras características, dando início a um grande quebra-cabeça de suposições, lembranças e encontros com pessoas que lhe parecem familiares.
"As Obras Completas de William Shakespeare"
Sete atores apresentam as 37 peças de Shakespeare em uma hora. O espetáculo propõe uma viagem ao universo do dramaturgo inglês, por meio das relações humanas, desfazendo os absurdos de luta pelo poder e os excessos do amor e de paixão.
"Se Eu Cozinho... Não Lavo"
A vida de Fábio muda radicalmente com a chegada de uma amiga de sua tia, que vem do interior para trabalhar como doméstica em sua casa.
REESTREIAS
"O Advogado de Deus":
Na trama, um jovem conta com a ajuda de um advogado na luta para reaver a herança e sua verdadeira identidade, que lhe foram usurpadas por seu primo.
Teatro Eva Wilma - r. Antônio de Lucena, 146, Tatuapé, zona leste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2090-1650. 700 lugares. Sáb. e dom.: 17h30. Até 28/8. Ingr.: R$ 50. Ingr. p/ tel. 0/xx/11/4003-2330 ou p/ site www.ingresso.com.
"A Casa Amarela"
Reflexão sobre o sonho de Van Gogh de fundar uma comunidade de artistas em Arles, no sul da França. Nessa casa, ao lado de Paul Gauguin, o pintor viveu uma época de intensa criatividade.
"Divas"
O musical é inspirado no encanto provocado pelas estrelas de cinema dos anos 1930 a 1950: Marilyn Monroe, Liza Minnelli, Cyd Charisse, Leslie Caron e Ginger Rogers.
"Memória da Cana"
Newton Moreno se lança à obra de Nelson Rodrigues para compor o espetáculo da companhia Os Fofos Encenam. Emaranhado de incestos e assassinatos, a tragédia rodriguiana "Álbum de Família" é a base à qual o dramaturgo pretende combinar as memórias pessoais dos atores da peça --todos de ascendência nordestina.
"Não Sobre o Amor"
A montagem carioca é inspirada no texto de "Letters Not about Love", livro que reúne a correspondência entre o formalista russo Victor Shklovsky e a franco-russa Elsa Triolet.
ESPECIAL
"Cartas de Despejo"
Livremente inspirada em textos de Caio Fernando de Abreu (1948-1996), a peça retrata duas mulheres que trabalham num salão de beleza. Entre a necessidade de trazerem mais freguesas para o salão e de lidarem com a possibilidade de serem as últimas ocupantes de um imóvel --prestes a ser vendido para uma construtora--, elas se deparam com a reclusão e mostram sua verdadeira face.
"Gardênia"
A dona de um cabaré de travestis que irá fechar as portas faz seu último show. Na montagem da companhia belga Les Ballets C de la B, esses personagens marginais se confrontam com o envelhecimento e se transformam aos poucos diante dos olhos do público.
"Mostra de Inverno do Pessoal do Faroeste"
Os seis curtos espetáculos que compõem o evento têm em comum o caminho que mistura teatro e vídeo em busca de dramaturgias inéditas. Três peças são de Belém do Pará ("Makunaíma", "Red Bag" e "Norte"), uma é de Natal ("Portar(ia) Silêncio") e duas são paulistas ("Depois Daquela Noite" e "Quase Lá").
"Quizumba"
Partindo de histórias das vidas do mestre Pastinha e de Zumbi dos Palmares, o espetáculo narra a trajetória de dois meninos que, aprendendo a equilibrar covardia e valentia, transformam-se em guerreiros.
"Se uma Janela Se Abrisse"
Um telejornal é projetado ao fundo do palco e dublado pelos atores. Na fala desses novos apresentadores e entrevistados, o discurso público dá lugar ao íntimo, na tentativa de humanizar o noticiário. O nome do espetáculo da companhia portuguesa Mundo Perfeito remete a versos de Alberto Caeiro, heterônimo do escritor Fernando Pessoa (1888-1935).
"Viajantes Imóveis"
Unindo teatro, dança, música e marionetes, a conceituada companhia francesa Philippe Genty explora o aspecto visual de suas criações. Em "Viajantes Imóveis", uma série de quebra-cabeças desordenados recria um mundo de sonhos. No palco, cria-se uma ilusão e é difícil distinguir se bonecos dão vida aos intérpretes ou vice-versa. Genty começou a imaginar a montagem em 1962, durante passagem pelo deserto do Baluquistão, no Paquistão.
CIRCO
"Sky MIrage 2"
O espetáculo acrobático do Circo da China conta uma história de amor da Phoenix, que busca pela luminosidade do Sol. O encontro pode torná-los um único e harmonioso elemento.
Comentários
Ver todos os comentários