Mostra começa nesta quinta com homenagens a Bellocchio e Friedkin

-

A Mostra chega aos seus 40 anos nesta edição recheada de efemérides para dividir as comemorações, como os 45 anos de "Operação França", do diretor William Friedkin, os 50 de "Persona" de Ingmar Bergman (com exposição vinda da Suécia) ou os 100 do crítico Paulo Emílio, homenageado com uma programação especial e gratuita.

O evento ainda olha para o próprio passado ao (re)exibir filmes marcantes de sua história, incluindo "Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia", de Hector Babenco, vencedor da primeira edição, em 1977, e o cultuado "Decálogo", de Krzysztof Kieslowski, apresentado pela primeira vez na 13ª Mostra, a primeira da hoje diretora do evento, Renata de Almeida. Da Polônia também vem um foco com novos diretores e uma retrospectiva de Andrzej Wajda , morto no início de outubro.

Ao lado do clima de nostalgia, a programação não deixa de trazer novidades, como "Belos Sonhos", do italiano Marco Bellocchio, que assina o pôster e recebe uma homenagem nesta edição. Ou "Elle", de Paul Verhoeven, escolhido para representar a França no Oscar. Aliás, a Mostra antecipa dez postulantes ao prêmio da Academia.

Confira toda a programação no ​site do "Guia" da 40ª Mostra.

Pôster da 40ª Mostra, de autoria do diretor Marco Bellocchio, inspirado em seu "Bom Dia, Noite" *** ****
Pôster da 40ª Mostra, de autoria do diretor Marco Bellocchio, inspirado em seu "Bom Dia, Noite" - Divulgação


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais