Desde que o cineasta Francis Ford Coppola comprou os direitos do livro "On the Road", em 1979, aguarda-se uma versão da história para a telona. Nomes como Gus van Sant ("Elefante") e Jean-Luc Godard ("Acossado") já foram chamados para a empreitada, mas não concluíram a adaptação.
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O peso que a chamada "Bíblia da geração beat" causou em possíveis adaptadores --intimidados pela escrita cinematográfica, pelas descrições detalhistas de paisagens e pelos diálogos verborrágicos concebidos por Jack Kerouac nos anos 1950-- finalmente foi superado pelo brasileiro Walter Salles.
É ele quem assina a direção de "Na Estrada", único longa que estreia nesta sexta-feira (13), e que conta a icônica história de Sal Paradise em sua trajetória regada a jazz, álcool e benzedrinas pelos EUA. O protagonista conta, em boa parte de seu percurso, com a companhia do louco amigo Dean Moriarty, em uma constante busca por respostas a questões existenciais.
A dificuldade em captar o espírito dos personagens e a geografia (as estradas norte-americanas) descrita no livro levaram o diretor --famoso por outro "road movie", "Diários de Motocicleta" (2004)-- a realizar uma extensa pesquisa. Ele percorreu o caminho proposto pela obra de Kerouac e chegou a gravar cerca de cem horas em vídeo do trajeto.
"Eu diria que uma adaptação carrega, evidentemente, uma responsabilidade adicional e, no caso de 'On the Road', ela não é pequena. Mas, nos roteiros originais, uma outra dificuldade continua existindo: a necessidade de se estruturar uma história e arquitetá-la de uma maneira que faça sentido", conta Salles.
VEJA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS FÍSICAS ENTRE OS PERSONAGENS DESCRITOS NO LIVRO PARA OS DO FILME:
Sal Paradise (representado por Sam Riley)
"tirei uma foto frontal que me fez ficar parecido com um italiano de trinta e poucos anos capaz de matar qualquer um que falasse mal de sua mãe"
Dean Moriarty (interpretado por Garrett Hedlund)
"um Gene Autry mais moço --esperto, olhos azuis, com um genuíno sotaque de Oklahoma--, um herói de suíças do Oeste Nevado"
Marylou (papel de Kristen Stewart)
"uma loira linda, com enormes cachos de cabelos derramando-se num mar de ondas douradas. (...) Longilínea e magricela como uma daquelas mulheres surrealistas das pinturas de Modigliani num quarto sem graça"
Camille (vivida por Kirsten Dunst)
"uma morena sobre a cama e uma linda coxa lustrosa recoberta por uma lingerie de renda preta"
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