Saiba quais filmes adaptados de livros estão em cartaz

O filme "Na Estrada", que estreou nesta sexta-feira (13) nos cinemas, é uma adaptação do livro "On the Road", que Jack Kerouac publicou nos anos 1950 --com direção de Walter Salles.

Abaixo, confira outros filmes adaptados que estão em cartaz:



Beaufort
Direção e roteiro: Joseph Cedar
Autor do livro: Ron Leshem
O livro homônimo de Ron Leshem virou um best-seller. Ele conta, em formato de diário, a história de Liraz Liberti, um oficial militar israelense de 21 anos, que é colocado no comando do castelo de Beaufort, localizado ao sul do Líbano. São o terror e o tédio de um pequeno grupo de soldados dentro dos muros da fortaleza de Beaufort, meses antes da retirada do Exército israelense em 2000, o mote do livro.
Informe-se sobre o filme

Crédito: Divulgação

A Delicadeza do Amor
Direção, roteiro e autor do livro: David Foenkinos
Baseado em "A Delicadeza", oitavo romance do prestigiado autor francês, narra a história de Nathalie, uma executiva que redescobre o amor três anos após a morte do marido. O livro delineia as angústias e manias dos personagens em uma narrativa permeada por humor, características que o próprio autor do livro, também roteirista e diretor, transpõe para o filme. Além da obra original, serve de inspiração para o longa a canção "O Amor em Fuga", de Alain Souchon.
Informe-se sobre o filme

Fausto
Direção: Aleksandr Sokurov
Roteiro: Yuri Arabov, Marina Koreneva e Aleksandr Sokurov
Autor do livro: Johann Wolfgang von Goethe
O mito do homem que vende sua alma ao Diabo foi imortalizado pelo escritor alemão Goethe. As adaptações para as telonas da clássica história são inúmeras -entre elas estão o nacional "Filme Demência" (1986), de Carlos Reichenbach, e o longa em formato fantástico, "Fausto" (1994), de Jan Svankmajer.
O visual do filme de Sokurov traz referências a obras das artes plásticas, como a tela "A Batalha de Alexandre em Isso", de Albrecht Altdorfer, e o trabalho do pintor romântico alemão Caspar David Friedrich (1774-1840).
Informe-se sobre o filme

Flores do Oriente
Direção: Zhang Yimou
Roteiro: Liu Heng e Geling Yan
Autor do livro: Geling Yan
Sino-americana, a escritora Geling Yan já adaptou e já teve muitos dos seus livros roteirizados para o cinema. O romance histórico escrito por Geling, "The 13 Women of Nanjing" (as 13 mulheres de Nanquim) conta o episódio do chamado Massacre de Nanquim, cometido pelo Exército imperial japonês na então capital da República da China, que ocorreu no final da década de 1930.
Informe-se sobre o filme


A Guerra dos Botões
Direção e roteiro: Yann Samuell
Autor do livro: Louis Pergaud
O livro homônimo lançado em 1912 já rendeu outros quatro filmes além da versão de Yann Samuell. Jacques Daroy fez a primeira adaptação, em 1937, com o título "La Guerre des Gosses" (a guerra dos garotos). Em 1962 e em 1994, Yves Robert e John Roberts, respectivamente, lançaram suas releituras cinematográficas da história. No ano passado, no mesmo período em que entrava em cartaz na França o longa de Samuell, outra obra adaptada dos escritos de Louis Pergaud chegava às salas de cinema daquele país: "La Nouvelle Guerre des Bouton" (a nova guerra dos botões), de Christophe Barratier. Enquanto a primeira traz o espírito da travessura infantil, a segunda tenta aproximar a trama de conflitos adultos.
Informe-se sobre o filme

Headhunters
Direção: Morten Tyldum
Roteiro: Lars Gudmestad e Ulf Ryberg
Autor do livro: Jo Nesbo
Aclamado internacionalmente por seus romances policiais sobre o inspetor Harry Hole, "Headhunters" é o primeiro thriller escrito pelo norueguês Jo Nesbo fora do universo de Hole. O filme conta a história de um caçador de talentos encantador, que furta objetos de arte para bancar sua vida de luxo. Recentemente, "The Snowman" (o boneco de neve), outro livro de Nesbo, teve os seus direitos comprados para adaptação para o cinema. Ulf Ryberg, um dos roteiristas, é também responsável pelo terceiro filme da trilogia "Millenium", baseado em outro livro nórdico de sucesso, escrito por Stieg Larsson.
Informe-se sobre o filme

As Neves de Kilimanjaro
Direção: Robert Guédiguian
Roteiro: Robert Guédiguian e Jean-Louis Milesi
Autor do livro: Victor Hugo
O título pode enganar, já que leva o mesmo de uma curta história escrita por Ernest
Hemingway. Apesar disso, foi no poema "Les Pauvres Gens" (as pessoas pobres), de Victor Hugo, que o diretor Robert Guédiguian se inspirou para compor o roteiro do filme, especialmente o final. Os versos de Hugo, que tratam da vida simples de um homem e de uma mulher, foram transformados na história de um casal, unido há 30 anos, cuja vida estável e feliz muda drasticamente após um violento assalto.
Informe-se sobre o filme

Violeta Foi para o Céu
Direção: Andrés Wood
Roteiro: Eliseo Altunaga
Autor do livro: Ángel Parra
A vida da folclorista chilena Violeta Parra é contada a partir de um roteiro baseado no livro de memórias do filho da artista, Ángel Parra, também cantor e compositor, lançado em 2006. Ángel também participou da concepção do filme com o diretor Andrés Wood, que durou três anos. A preparação da atriz Francisca Gavilán (foto), que interpreta Violeta, foi um dos principais encargos do autor na produção. Wood já havia trabalhado com o roteirista do filme, Eliseo Altunaga, em outra produção: "Machuca" (2004).
Informe-se sobre o filme

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais