Aproveite o roteiro com 20 atrações grátis em São Paulo

Fotos premiadas do mundo natural, exposição polêmica de "suicidas", peças de Nelson Rodrigues, shows e filmes gratuitos são boas atrações para aproveitar na cidade até domingo (1º). O "Guia" selecionou 20 eventos para sair de casa sem gastar nada.

Crédito: Leticia Moreira/Folhapress Montagem da exposicao gratuita "Ocupação Nelson Rodrigues" (foto) no espaço do Itaú Cultural, no centro de SP


CINEMA

"Dois Córregos: Verdades Submersas no Tempo"
Em Dois Córregos, ex-integrante da luta armada (Carlos Alberto Riccelli) vive clandestino em um sítio, convivendo com a sua sobrinha e uma amiga dela
Informe-se sobre o evento

"Lilian M: Relatório Confidencial"
Mulher abandona o marido lavrador e os dois filhos pequenos, seduzida por um mascate, e, depois de um acidente de carro, acaba sozinha na cidade de São Paulo, onde conhece um industrial, com quem se envolve amorosamente. Depois do turbilhão, o retorno às origens.
Informe-se sobre o evento


CRIANÇAS

"A Volta ao Mundo em 80 Dias"
Baseada na história de Julio Verne (1828 - 1905), a montagem da cia. Solas de Vento usa sucata para compor o cenário e os meios de transporte utilizados pelos personagens. Projeções ao vivo ilustram os cenários ao longo da viagem. Indicação do "Guia": a partir de 5 anos.
Informe-se sobre o evento

"O Gato Malhado e Andorinha Sinhá"
Da obra de Jorge Amado, a história do amor impossível entre um gato malhado mal-humorado e uma linda e amigável andorinha resgata a tradição dos contadores de histórias.
Informe-se sobre o evento

"Marinhar"
A cia. Conto em Cantos conta a história de Marina, uma menina criativa que sonha ser uma grande marinheira. Flora, sua irmã, acha tudo uma grande bobagem. Certa manhã, algo estranho acontece no quarto das irmãs e Marina se aventura no mar e em outras terras.
Informe-se sobre o evento


EXPOSIÇÕES

Corpos Presentes - Still Beings
Um escultor polêmico. Esse é um dos atributos utilizados pela crítica para falar do inglês Antony Gormley. Em cartaz no CCBB, a individual revela várias faces do artista em mais de cem obras. Uma das atrações é a obra "Amazonian Field", composta por 24 mil figuras de barro, produzidas em Porto Velho (RO).
Informe-se sobre o evento

Jasper Johns
A exposição "Pares Trios Álbuns", do pintor americano conhecido por se apropriar do expressionismo abstrato, movimento surgido no EUA no pós-Guerra, e por trazer um novo tipo de imagem para a arte americana com uso de elementos superficiais, reúne cerca de 70 peças, como gravuras, concebidas a partir da década de 1980.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Sebastião Moreira-11.mai.2012/Efe Obras do polêmico escultor inglês Antony Gormley (foto) estão expostas no CCBB com entrada franca

Manuel Álvarez Bravo: Fotopoesia
Visto pela crítica como um dos grandes ícones da fotografia mundial, o mexicano Manuel Álvarez Bravo (1902-2002) ganha retrospectiva, que percorre 70 anos de sua produção. Com 150 imagens, clicadas entre 1920 e 1950, a mostra apresenta registros de momentos cotidianos e de personalidades, como a renomada artista Frida Kahlo.
Informe-se sobre o evento

Ocupação Nelson Rodrigues
Na 13ª edição da série Ocupação, realizada pela instituição, o homenageado da vez é Nelson Rodrigues, considerado um dos grandes mestres da literatura brasileira. A mostra apresenta um rico acervo com jornais, pôsteres, revistas, entrevistas sonoras, visuais e impressas, além de fotos.
Informe-se sobre o evento

Veolia Water Fotógrafos da Natureza
Imagens vencedoras da competição realizada pelo Natural History Museum de Londres, incluindo a que ganhou em primeiro lugar -que mostra pelicanos resgatados do golfo do México, estão em cartaz na exposição. O concurso recebeu 41 mil fotografias, de 95 países, e selecionou apenas 79 imagens, de 24 países.
Informe-se sobre o evento


SHOWS

Chico Saraiva
O compositor e violonista carioca, membro do grupo A Barca, apresenta o espetáculo "Nova Saraivada", revendo canções que marcaram sua carreira, como "De Butuca na Cozinha" e "Trégua". O set inclui parcerias com poetas como Luiz Tatit e Paulo César Pinheiro.
Informe-se sobre o evento

Dalai
O trio formado por Rodolfo Rodrigue, Lucas Espíndola e Gabriel Alterio propõe um pop rock com ares experimentais, mesclando influências aparentemente contraditórias, como Radiohead e Os Mutantes. Participam do show Luiz Waack, Maurício Pereira e Bruno PT.
Informe-se sobre o evento

Madrid
Nova empreitada de Adriano Cintra e Marina Vello, ex-integrantes, respectivamente, do Canse de Ser Sexy e do Bonde do Rolê, o grupo investe em canções e em formato de piano e voz, mirando, em sua própria definição, melodias e arranjos adultos.
Informe-se sobre o evento

Maria Alcina
A cantora mineira apresenta o espetáculo "100 anos do Rei do Baião", homenageando Luiz Gonzaga em releituras de temas clássicos do forró, como "Asa Branca" e "Paraíba".
Informe-se sobre o evento

Samba da Vela
O grupo foi fundado como comunidade no bairro de Santo Amaro, com músicos em roda em volta de uma vela que serve de cronômetro para o samba. Agora, celebrando 12 anos de vida, relembram obras como "Acendem a Vela" e "Caminho de Lua Cheia".
Informe-se sobre o evento


TEATRO

"17 x Nelson - Parte 2: Se Não É Eterno Não É Amor"
As 17 peças que Nelson Rodrigues escreveu são apresentadas ao público com o uso de projeções, letreiros, narradores, microfones. Doze atores se revezam para mostrar os 60 personagens. Integra a mostra Quem Ainda tem Medo de Nelson Rodrigues?
Informe-se sobre o evento

"A Travessia da Calunga Grande"
Um navio negreiro é o ponto de partida para entender a formação do povo brasileiro. A peça da Cia. Livre integra a pesquisa do grupo sobre os mitos de morte e renascimento da cultura nacional.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Lenise Pinheiro/Folhapress Raoni Garcia e Tatiana Ribeiro em cena da peça "A Travessia da Calunga Grande", da Cia. Livre

"Coração na Bolsa"
Com uma mistura de "nonsense" e humor negro, a história retrata um homem que trai sua mulher (com o conhecimento dela). Geniosa e articulada, ela trama para que o marido mate sua amante. A peça é resultado da nova safra de autores revelados pelo Núcleo de Dramaturgia do Sesi-SP.
Informe-se sobre o evento

"O Espelho"
Na peça do grupo OPOVOEMPÉ, que integra o projeto A Máquina do Tempo, o público é convidado a um piquenique com café e bolo enquanto as atrizes compartilham depoimentos sobre experiências de tempo.
Informe-se sobre o evento

"O Farol"
Primeiro trabalho do projeto Máquina do Tempo, do grupo OPOVOEMPÉ, a peça tem início em um hotel. De lá, o público segue viagem em um trem da CPTM. Munidos de aparelhos de MP3, os espectadores são convidados a refletir sobre sua relação com o tempo na cidade.
Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais