Atores encenam na rua ou em locais alternativos; confira fotos

Às vezes, a própria rua pode ser palco de um espetáculo teatral. Aproveitando a estreia de "Bom Retiro 958 Metros", que o Teatro da Vertigem apresenta nas ruas do bairro, o "Guia" selecionou outros oito trabalhos e projetos que são encenados em espaços alternativos de São Paulo.

VEJA FOTOS DO TEATRO DA VERTIGEM:

Bom Retiro 958 Metros
O Teatro da Vertigem percorre quase um quilômetro do Bom Retiro, mostrando personagens e características do bairro, com suas relações de trabalho e consumo e seu fluxo migratório.



SAIBA MAIS SOBRE PEÇAS ENCENADAS FORA DOS PALCOS:

Barafonda
O espetáculo itinerante percorre as ruas da Barra Funda, onde está localizada a sede da companhia São Jorge de Variedades, para contar a história do bairro. Passagens das tragédias gregas "Prometeu Acorrentado" e "As Bacantes" compõem a dramaturgia da montagem, da qual participam moradores da região. A peça começa na praça Marechal Deodoro, passa pelo elevado Presidente Costa e Silva, o Minhocão, e atravessa a linha do trem.

A Brava
Neste espetáculo de rua, a companhia busca referências da cultura popular para explorar as metáforas contidas na história de Joana d'Arc.

O Farol
Primeiro trabalho do projeto Máquina do Tempo, do grupo OPOVOEMPÉ, a peça tem início em um hotel. De lá, o público segue viagem em um trem da CPTM. Munidos de aparelhos de MP3, os espectadores são convidados a refletir sobre sua relação com o tempo na cidade.


Macumba Antropófaga
Com novas cenas e músicas, o espetáculo do grupo Oficina é inspirado no "Manifesto Antropófago", de Oswald de Andrade. O público é recebido na sede da trupe de Zé Celso, mas quase todas as cenas se passam no terreno ao lado do prédio, em que foi montada uma tenda circense. Logo no início da peça, os espectadores são levados a um percurso pelas ruas do Bexiga, onde são contadas histórias de personagens modernistas.

Mateus, 10
O espetáculo da companhia Tablado de Arruar traz referências a "Bartleby, o Escriturário", de Hermann Melville, e "Crime e Castigo", de Dostoiévski, e trata de um pastor que, obcecado pelo texto bíblico "Mateus, 10", deseja criar uma nova doutrina. A encenação se passa nos cômodos de uma casa (a edícula da Casa das Rosas) e o público fica lado a lado com os atores. Não há interação, mas é como se os espectadores acompanhassem a cena de dentro.

Mostra de Repertório - As Graças Circular Teatro
Um ônibus vira palco para a companhia As Graças, que apresenta peças de repertório.

The Strange Undoing of Prudencia Hart
O premiado Teatro Nacional da Escócia faz duas apresentações da montagem dentro do 1º Cena Brasil Internacional. Encenado em espaços inusitados (no caso, o foyer de um bar) --com o intuito de imergir o espectador no universo experimental da obra--, o espetáculo do grupo escocês mostra uma noite de histórias sobrenaturais, música e teatro.

Teatro nos Parques 2012
As apresentações de teatro para adultos e crianças nos parques da cidade muda a cada final de semana.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais