Célebre diretor Augusto Boal ganha homenagem com peças, shows e debates

Um dos maiores nomes do teatro brasileiro, Augusto Boal (1931-2009) ganha homenagem com Pompeia Conta Boal, projeto do Sesc Pompeia (zona oeste de São Paulo) que ocupa a unidade até dezembro.

Crédito: Vitor Novaes/Divulgação Cena da peça "Zumbi", versão dirigida por João das Neves para o musical "Arena Conta Zumbi", de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri

Uma amostra variada, com leituras, debates, palestras, workshops, shows e um espetáculo, compõe o evento, que tem curadoria de Cecilia Thumim Boal (viúva do encenador) e de Sérgio de Carvalho (diretor da Cia. do Latão).

A seleção, explica Carvalho, ressalta as várias facetas do criador do Teatro do Oprimido (metodologia que alia teatro a ação social). "Foi importante evidenciar na obra de Boal a junção entre arte, pedagogia e pensamento político", diz.

Nesta sexta (16), estreia "Zumbi", remontagem de uma das mais sobressalentes peças do dramaturgo, "Arena Conta Zumbi" (de 1965), musical concebido em parceria com Gianfrancesco Guarnieri e Edu Lobo.

Entre as leituras, "Opinião de Boal" (leia abaixo) traz material inédito, encontrado no arquivo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Estão presentes no evento diversas gerações que dialogam com a obra do encenador, como é o caso do show de encerramento, "Cancioneiro de Boal" (que ocorre em 13 e 14/12), no qual estarão reunidos nomes como Tom Zé, Zezé Motta e Juçara Marçal.

Confira a programação completa no site do Sesc: www.sescsp.org.br

Sesc Pompeia - teatro - r. Clélia, 93, Água Branca, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/11/11/3871-7700. 356 lugares.

Crédito: Divulgação Retrato do autor e diretor Augusto Boal
Retrato do autor e diretor Augusto Boal (1931-2009), que ganha mostra em sua homenagem no Sesc Pompeia

DESTAQUES

Zumbi
Dirigida por João das Neves, a peça é encenada pela primeira vez por atores negros. O musical trata da luta dos quilombolas de Palmares.

Sex. e sáb.: 21h. Dom.: 19h. Até 9/12. 125 min., 14 anos. Ingr.: R$ 5 a R$ 20

Opinião de Boal
Marco Antônio Rodrigues dirige a leitura dramática a partir de escritos ficcionais e teóricos de Boal. Com Milton Gonçalves, Isabel Teixeira, Cecília Boal, Rodrigo Bolzan e Danilo Grangheia.

Sáb. (17): 18h. 14 anos. Grátis.

Hamlet e o Filho do Padeiro
Leitura cênica baseada em livro autobiográfico de Boal. Com Lima Duarte e direção de Sérgio de Carvalho. Participação do músico Martin Eikmeier.

Sex. (23/11): 19h. 14 anos. Grátis.

Debate e Cenas de 'Torquemada' e 'A Exceção e a Regra'
Debate e cenas das peças "Torquemada", dirigida por Kelly di Bertolli, e "A Exceção e a Regra", com Sergio Audi, que utilizam elementos do Teatro do Oprimido.

Qua. (28/11): 21h. 14 anos. Grátis.

Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais