40ª edição da Mostra destaca filmografia da Polônia

O cinema polonês, representado por distintas gerações nesta Mostra, confirma a atração, mesmo de seus realizadores mais jovens, pela história próxima ou distante. Não se trata de nostalgia por tempos sobrecarregados de traumas, mas de esforços incomuns para impedir a memória de esquecer o pior. Os 13 títulos do Foco Polônia são assinados por cineastas na faixa dos 30 e dos 40 anos, com exceção do veterano Piotr Dumala, nascido em 1956.

A seleção reitera que os sombrios seis anos de duração da Segunda Guerra e as décadas sob a influência soviética continuam a ser um passado que não passa.

A exemplo do premiado "Ida", filmes como "Noite de Celebração" e "Ederly" adotam a fotografia em preto e branco para produzir um efeito plástico que não tem nada de nostálgico. A escolha reflete um passado que ocupa uma zona cinzenta da memória.

Já as cores desbotadas no impactante "Aranha Vermelha" ajudam a reconstituir de forma alegórica a opressão do período socialista ao narrar a trajetória de um jovem fascinado pelo poder de matar.

Cena do filme "Aranha Vermelha", do diretor Marcin Koszalka *** ****
Cena do filme "Aranha Vermelha", do diretor Marcin Koszalka - Divulgação

Outros títulos recriam o passado de modos mais convencionais para abordar a reação polonesa à ocupação nazista. "Klezmer" trata da convivência com os judeus durante o Holocausto, cuja implantação em escala industrial ocorreu em território polonês, e "Solstício de Verão" analisa as mudanças nas relações entre dois jovens que passam de amigos a inimigos quando os alemães invadem o país.

Quando escapam da teia da memória, os realizadores contemporâneos reivindicam o vigor de tradições que garantiram para a Polônia um lugar proeminente no mapa mundial do cinema. Entre elas, aparece o gosto pela experimentação narrativa, que faz de "A Última Família" uma boa aposta para quem busca novidades. Já a provocação de tipo surrealista e o humor à beira do absurdo garantem o prazer da surpresa que títulos como "Baby Bump" e "A Atração" podem proporcionar.

Confira a programação no site do "Guia" da 40ª Mostra.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais