Viajar para Mostra poderia causar danos no ouvido, diz diretor de 'O Exorcista'

Após cancelar a participação que faria na 40ª Mostra Internacional de Cinema, o cineasta William Friedkin ("O Exorcista") divulgou um vídeo, neste sábado (29), no qual lamenta não ter podido participar do festival devido a recomendações médicas e diz que espera ser novamente convidado.

"Eu quero agradecer à equipe da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e ao público por me convidarem para participar do festival", disse.

"Até o último minuto, eu planejava ir, mas meus médicos informaram que, por causa da infecção no meu ouvido por praticar natação com frequência, é impossível eu tomar um voo longo de Los Angeles para São Paulo, sem causar danos permanentes nele", acrescentou o cineasta explicando o motivo de sua ausência.

O diretor era uma das atrações mais aguardadas desta edição. Sua vinda seria uma comemoração aos 45 anos de "Operação França". Por causa da efeméride, o festival paulistano exibe na sua programação seis dos filmes de Friedkin.

Ele também está sendo homenageado pela Mostra com o prêmio Leon Cakoff. No vídeo, Friedkin afirmou ter ficado muito orgulhoso ao ser lembrado pelo festival.

"Estou particularmente honrado por receber o prêmio Leon Cakoff em memória a este grande crítico de cinema, que não só sabia escrever tão bem mas ainda era um opositor à censura", declarou.

"Espero que vocês me convidem novamente em um futuro próximo, porque eu gostaria muito de ir e conhecer as pessoas de São Paulo, além de viajar pelo Brasil", completou o cineasta.

Uma das presenças mais aguardadas da Mostra, Friedkin ia dar uma masterclass (aula sobre o ofício) e responderia perguntas do público. Mas de última hora anunciou que os médicos o impediram de viajar para o Brasil.

Friedkin é um dos diretores mais importantes de Hollywood pertence à mesma geração de Scorsese, Coppola, De Palma e outros cineastas que na virada dos anos 1960 para os 1970 oxigenaram a produção americana com obras ousadas.

Confira toda a programação no site do "Guia" da Mostra.

The Academy Celebrates The 45th Anniversary Of "The French Connection" With Director William Friedkin
O diretor William Friedkin em evento nos EUA - Matt Winkelmeyer/AFP


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais