Fernando Meirelles fala sobre a situação atual do cinema brasileiro

Um dos mais cultuados diretores brasileiros da atualidade, Fernando Meirelles ("Ensaio sobre a Cegueira") volta às telas nesta sexta-feira (17) com seu novo trabalho, o drama "360".

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Mosaico de histórias entrecortadas que se cruzam ao estilo de "Babel" e "Crash - No Limite", o filme, roteirizado pelo inglês Peter Morgan ("A Rainha"), é uma coprodução entre Brasil, Áustria, França e Reino Unido.

Crédito: Andrew Winning/Reuters Jude Law está no elenco de "360", novo filme do diretor Fernando Meirelles, que estreia nesta sexta-feira (17)

Norteado por uma série de tramas, o longa começa com a imagem de uma prostituta (Lucia Siposová) tirando fotos sensuais para compor o seu portfólio em Viena, onde um executivo (Jude Law) participa de uma feira e contrata os seus serviços.

Em Londres, a mulher dele (Rachel Weisz) passa o dia tentando encerrar o caso com um fotógrafo brasileiro (Juliano Cazarré). Ao descobrir a infidelidade, Laura (Maria Flor), a namorada do rapaz, decide voltar ao Rio de Janeiro. No avião, faz amizade com um dos passageiros (Anthony Hopkins).

O "Guia" conversou com o cineasta Fernando Meirelles, 56, que falou sobre "360" e ainda comentou a produção cinematográfica nacional, além de suas parceirias internacionais. Leia abaixo.


"360"

Guia: De que forma o filme chegou até você?
Fernando Meirelles: Chegou por e-mail [risos]. O produtor David Linde, com quem eu tinha trabalhado em "O Jardineiro Fiel", fez um acordo de coprodução com a 02 [produtora de Meirelles] há alguns anos. Ele foi contratado pelo Peter Morgan para produzir o "360". Os dois pensaram em mim para assinar a direção e mandaram o convite por e-mail.

Como foi sua segunda parceria com a Rachel Weisz?
Assim que li o roteiro, pensei na Rachel para o papel da Rose. Achei que ela poderia topar, mas sabia que estava passando por um momento difícil. Ela estava se separando do marido, o filho estava fazendo adaptação na escola. Então, ela quase não topou, mas aí eu apelei. Liguei e falei: "Rachel, pega um voo num domingo, a gente filma entre terça e quarta. Na quinta à noite você estará de volta na sua casa". Dei uma animada nela e ela foi. Eu gosto muito da Rachel porque ela gosta bastante de improvisar.

O que você achou da parceria dela com o Juliano Cazarré?
Eles se conheceram no dia da filmagem e se deram muito bem instantaneamente. É duro você conhecer alguém e dez minutos depois estar beijando a pessoa, mas rolou uma empatia. Ela gostou muito do Juliano e foi muito elogiosa em relação a ele.

CINEMA NACIONAL

O que você acha do decreto da Cota de Tela?
Sou totalmente favorável à Cota de Tela. Se não, fica uma luta de capital. Quer dizer, o distribuidor que tem um filme que já está pago e que tem R$ 10 milhões para promover, vai conseguir ter seu filme em cartaz. Se existe uma razão para o Estado financiar os filmes brasileiros, faz sentido o Estado querer que esses filmes sejam vistos pelo público brasileiro.

Crédito: Divulgação Atores ANthony Hopkins e Maria Flor em cena do filme "360", que estreia nesta sexta (17), nos cinemas de São Paulo

Acredita que isso, de alguma forma, faz crescer o número de obras comerciais no cinema?
Certamente. Como os exibidores são obrigados a passar um certo número de filmes nacionais, acabam indo em busca daqueles em que acreditam que farão mais mercado. Mas eu acho ótimo que seja assim e acho melhor ainda que alguns filmes nacionais façam um público enorme.
O nacional recordista deste ano é o "E Aí... Comeu?". É ótimo, acho que ele está formando o público brasileiro. E essas comédias que de muito sucesso estão meio que sustentando a indústria nacional. Todo filme é filme.

Mas o que você acha da produção nacional atual?
O problema da produção nacional é que a gente a conhece muito pouco. No ano passado, foram produzidos 105 filmes. Noventa e cinco filmes brasileiros estrearam no cinema e eu tenho certeza que a média das pessoas saberiam quatro ou cinco títulos porque os filmes ficam pouco tempo em cartaz por falta de espaço. O espaço das salas é tomado por "Batmans".
É até difícil falar de cinema nacional porque se eu citar aqui 40 títulos ninguém vai saber nem que esse filme existiu. Acho isso terrível.
Hoje a gente consegue fazer um volume bom de filmes nacionais. Passamos dez anos batalhando para conseguir equacionar a produção. O nosso próximo gargalo é saber como vamos conseguir encontrar espaço para esses filmes serem assistidos, porque não tem sentido fazer filmes para não serem vistos.
A próxima etapa é fazer essas produções chegarem ao público.

Crédito: Divulgação Atores Jude Law e Rachel Weisz compõem o elenco do longa "360", coprodução entre Brasil, Áustria, França e Reino Unido

E como seria isso?
Existe uma legislação sendo escrita que limita o número de cópias que o distribuidor pode lançar um filme. Quer dizer, se eu tenho um "Harry Potter 7", lançar até 110 cópias é normal. De 110 a 300 o cara teria que pagar um extra por cópia. Quanto mais cópias ele lança, mais caro fica para o distribuidor. Isso serviria para desanimar o distribuidor a fazer esses megalançamentos.
Este ano, o que está acontecendo no mercado, é que parece que os exibidores e os distribuidores descobriram as vantagens de fazer lançamentos com 600, 700 cópias. Lembro que, em 2010 e 2011, uma ou duas vezes por ano dois ou três filmes ocupavam metade do parque de cinemas no Brasil. Agora, não. Agora virou moda. Todos os filmes das distribuidoras americanas entram pesadamente, e varrem o mercado.
Então, desde março até agora, o parque de cinema nacional, que tem mais ou menos 2700 salas, tem na verdade 1300 porque umas 1400 salas estão desde março ocupadas com dois ou três filmes. Precisa dar uma segurada nisso. Pode exibir o "Batman" e o "Homem-Aranha", mas não precisa ocupar o parque inteiro.

COPRODUÇÕES INTERNACIONAIS

Como vê essa onda de cineastas brasileiros que, assim como você, estão assinando a direção de filmes no exterior?
Acho muito saudável a gente criar uma ponte com o mercado internacional. E esses diretores, nos quais eu me incluo, acabam fazendo essa ponte. O mercado de cinema no mundo já é muito globalizado. Principalmente o cinema europeu. Dificilmente você vê um filme europeu que não tenha três ou quatro países no bolo. E o Brasil sempre esteve um pouco fora desse clube. Então, acho que a minha colaboração pessoal para o cinema brasileiro é justamente construir essas pontes. Não só fazendo coproduções e dirigindo fora, mas cada vez que eu vou trabalhar em outro país tento levar junto montadores, fotógrafos e atores. Fico sempre tentando criar essas pontes.

Informe-se sobre o filme


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