'Jurassic World' dá a largada nas férias com estreia em 224 salas

Justice Smith, Chris Pratt e Bryce Dallas Howard estrelam longa

São Paulo

Quinto filme da franquia, “Jurassic World: Reino Ameaçado”, de J.A. Bayona, abre o cardápio de filmes de férias estreando em 224 salas de cinema da Grande SP.

Na trama, quando um vulcão volta à ativa, ameaçando os dinossauros sobreviventes do parque Jurassic World, Claire (Bryce Dallas Howard) e Owen (Chris Pratt) resolvem resgatá-los.

Veja salas e horários
Leia a crítica do filme

Curiosidades jurássicas

Ele voltou
Em “Reino Ameaçado”, Jeff Goldblum volta a viver o matemático Ian Malcolm, personagem que interpretou em “Jurassic Park” (1993) e “O Mundo Perdido” (1997).

No topo do ranking
Em 1993, “Jurassic Park” se tornou o filme de maior arrecadação na história do cinema mundial, fazendo com que seu diretor, Steven Spielberg, fosse responsável por três longas que já ocuparam o topo do ranking —os outros foram “E.T. - O Extraterrestre” (1982) e “Tubarão” (1975).

Criador e criatura
Além de escrever o livro que deu origem a “Jurassic Park” (1993), o americano Michael Crichton ainda roteirizou o longa. Outros de seus créditos em Hollywood são pelo roteiro de “Twister” (1996) e pela direção e texto de “Westworld” (1973).

Pré-histórico
Lançado em 2015, “Jurassic World” surpreendeu se tornando o quarto filme de maior arrecadação da história, com US$ 1,6 bilhão. Recentemente, foi deixado para trás por “Vingadores: Guerra Infinita” (pág. 30), que já acumula cerca de US$ 2 bilhões.

Tempo das cavernas
Sem as tecnologias cinematográficas dos dias de hoje, “Jurassic Park” (1993) foi um marco na área de efeitos especiais. Além de especialistas no assunto, Spielberg ainda teve a ajuda de paleontólogos.

A lista de Spielberg
George Lucas, criador da franquia “Star Wars” e amigo de Spielberg, supervisionou o delicado processo de pós-produção de “Jurassic Park” para que Spielberg pudesse começar a filmar “A Lista de Schindler”, do mesmo ano.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais