Filmes censurados e mostra de cinema mudo são atrações fora do circuito

Confira produções exibidas em programações especiais de cinema nesta semana em SP

São Paulo

Muito além das estreias de cinema semanais, salas especiais de São Paulo promovem, com frequência, mostras, sessões com debates, projeções comemorativas e outros eventos destinados aos cinéfilos da cidade. Confira a seguir a programação de cinema fora do circuito comercial desta semana.​

Aventuras do Cinema Mudo
Uma seleção que reúne alguns dos principais clássicos do início do cinema, com acompanhamento musical ao vivo, forma a mostra Aventuras do Cinema Mudo, nesta quarta (18), no Centro da Terra.

Entre os filmes exibidos em um único dia está o cultuado "Viagem à Lua" (1901), de Georges Méliès. Ele forma com outros três curtas (o mais novo é de 1926) a sessão Viagens ao Espaço Extraterrestre, no primeiro dia do evento, às 18h. 

Outra das relíquias da mostra é o longa documentário "O Épico do Everest" (1924), às 20h30. Sem preço fixo, os organizadores pedem que o público contribua com o quanto achar justo pelo espetáculo. A mostra é fruto de um programa de intercâmbio cultural entre Suíça e América do Sul.
Centro da Terra - R. Piracuama, 19, Perdizes, região oeste, tel. 3675-1595. Contribuição voluntária. centrodaterra.com.br.

Cena do filme 'Viagem à Lua'
Cena do filme 'Viagem à Lua'
Divulgação
Cena do filme 'Viagem à Lua'

Move Cine Arte
A mostra se dedica a filmes sobre os diferentes tipos de arte, como arquitetura, artes plásticas, teatro, fotografia, dança e literatura. Para este ano, foram selecionados 19 filmes de 14 países. A abertura, que ocorre no MIS na terça-feira (17), será com o documentário "Cravos", de Marco del Fiol, que aborda três gerações de artistas da família do fotógrafo Mario Cravo Neto. A entrada é gratuita para todas as exibições.
Salas e horários

Cena do filme 'Cravos'
Cena do filme 'Cravos' - Divulgação

Mostra Taturana
Em salas do circuito Spcine, a mostra, que teve início na última terça (10) e dura até a próxima segunda (16), apresenta documentários que discutem democracia, em temas como o direito ao protesto e fake news. Destaque para "Espero Tua (Re)Volta" (2019), que acompanha o movimento estudantil das jornadas de junho em 2013 até a eleição de Jair Bolsonaro para a Presidência. Premiado no Festival de Berlim de 2019.
Salas e horários

Filmes censurados
Desde a última terça (10), o Sesc Belenzinho exibe filmes que foram censurados à época de seus lançamentos. Na próxima terça-feira (17), será projetado "Eles Não Usam Black-Tie" (1981), dirigido por Leon Hirszman. Adaptado da peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri, ele narra a história de um metalúrgico que se casa ao mesmo tempo em que eclode uma greve de sua categoria.
Sesc Belenzinho - R. Pe. Adelino, 1.000, Quarta Parada, região leste, tel. 2076-9700. Grátis. sescsp.org.br.

Cena do filme 'Eles Não Usam Black-Tie'
Cena do filme 'Eles Não Usam Black-Tie' - Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais