Descrição de chapéu Filmes
Cinema

Cinemas de São Paulo começam a montar planos para a reabertura das salas

Petra Belas Artes confirmou programação a partir deste fim de semana se o governo autorizar

-
São Paulo

Fechados desde meados de março, os cinemas de São Paulo trabalham com a possibilidade de reabrirem neste fim de semana. A volta das salas da capital, com protocolos rígidos de segurança, está prevista para quando cidade chegar à fase verde do Plano São Paulo, que orienta o que abre e o que fecha durante a quarentena no estado —a previsão é que isso possa ser anunciado nesta sexta-feira (9) pelo governador João Doria.

Em setembro, a prefeitura assinou os protocolos de retomada do setor cultural. As regras para os cinemas preveem capacidade reduzida a 60% do público, horário de funcionamento limitado a oito horas, obrigatoriedade do uso de máscaras, medição temperatura dos frequentadores e disponibilização de álcool em gel. Além disso, é preciso manter um distanciamento físico de 1,5 metro entre as pessoas, dentro e fora das salas, o que interdita algumas poltronas.

O Petra Belas Artes, cinema localizado na rua da Consolação, confirmou a reabertura da unidade a partir de sábado (10). Sem muitas estreias à mão, a programação inclui clássicos como "Apocalypse Now", de Francis Ford Coppola, de 1979 —o longa ganhou uma nova edição no ano passado, com 30 minutos a mais de duração e som remasterizado.

Com unidades na rua e em shoppings, o Espaço Itaú de Cinema também sinalizou retomará as atividades a partir de sábado (10).

Já o gigante Cinemark afirmou que só vai confirmar como será a retomada das atividades depois do pronunciamento oficial do governo estadual.

As primeiras salas da rede que serão reabertas na capital, caso haja autorização, serão as do shopping Market Place —as demais voltarão progressivamente. Há cerca de um mês, a rede retomou as atividades nas primeiras salas no estado, num shopping de Mogi das Cruzes.

A Cinesystem disse que só vai definir as datas de reabertura após autorização do governo. Já a Centerplex garantiu que seus cinemas permanecerão fechados por ao menos mais uma semana.

Procuradas, as redes UCI, Cinépolis e Playarte não deram resposta.

*

Petra Belas Artes
R. da Consolação, 2.423, Consolação, região central, tel. 2894-5781. Ingr.: R$ 10 (até 21/10) e R$ 20. Ingr. p/ site cinebelasartes.com.br/ingresso-online.

Sala 1: Villa-Lobos: Apocalypse Now, leg., sáb., 15h. Dom.: 18h. Melhores Anos de uma Vida, leg., sáb.: 19h. Dom.: 15h. Osmar, A Primeira Fatia de Pão, leg., seg.: 15h. Asterix e o Domínio dos Deuses, leg., seg.: 19h. Tel Aviv em Chamas, leg., ter.: 15h. Pacarrete, leg., ter.: 18h. Qua.: 16h. New Life S.A., leg., qua.: 18h30.

Sala 2: Cândido Portinari: O Hotel às Margens do Rio, leg., sáb.: 15h50. Dom.: 18h30. Seg.: 19h. Ter.: 16h. Qua.: 15h. Partida, leg., sáb. e qua.: 18h. Seg.: 16h. Alice Júnior, leg., dom.: 15h30. Ter.: 19h.

Sala 3: Oscar Niemeyer: O Palhaço, leg., sáb., seg. e qua.: 16h30. Dom. e ter.: 19h30. Matrix, leg., sáb., seg. e qua.: 19h30. Dom. e ter.: 16h30.

Sala 4: Aleijadinho - Wim Wenders: Alice nas Cidades, sáb.: 16h. Qua.: 19h. O Amigo Americano, leg., sáb.: 18h30. Buena Vista Social Club, leg., dom.: 16h. Movimento em Falso, leg., dom.: 19h. Asas do Desejo, leg., seg., 16h. Paris, Texas, leg., seg.: 19h. Qua.: 15h30. Tokyo-Ga, leg., ter.: 15h30. Tão Longe, Tão Perto, leg., ter.: 18h30.​

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais