Maioria dos teatros e casas de show não vai voltar a funcionar em SP no fim de semana

Espaços priorizam agenda virtual, mesmo com programação presencial permitida a partir de sábado

São Paulo

Teatros e casas de show, assim como museus, galerias e cinemas, foram autorizados a voltar a funcionar a partir do sábado, dia 24, mas com até 25% da ocupação e só das 11h às 19h. Na capital paulista, no entanto, a maioria desses espaços não retomará a agenda presencial tão cedo —e muitos não têm previsão de quando devem reabrir as portas para o público.

É o caso de endereços emblemáticos da cidade, como o Theatro Municipal, Oficina, Sérgio Cardoso e Satyros. Os espaços cênicos de todas as unidades do Sesc no estado também não pretendem retomar as atividades para o público agora, e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo afirma que o equipamento cultural da cidade não terá agenda presencial, pelo menos não para este final de semana.

Companhias pretendem manter sua agenda de apresentações virtuais —o teatro Sérgio Cardoso, por exemplo, diz que vai continuar seu projeto de peças online, que foi lançado ainda no começo do mês.

A manutenção da progração online também é a alternativa escolhida por espaços de música como a Casa Natura Musical, que não reabriu as portas desde o começo da pandemia, no ano passado. O Theatro Municipal também não terá programação presencial e irá exibir virtualmente uma nova leva de espetáculos gravados.

Casas grandes, como o Espaço das Américas e o Tom Brasil, optaram por esperar os anúncios das próximas fases, que talvez flexibilizem ainda mais a capacidade de pessoas permitidas nos eventos e o horários de funcionamento dos lugares.

Segundo o Tom Brasil, não é financeiramente viável fazer os shows pré-confirmados com apenas 25% do público —preocupação que é compartilhada por outras casas de espetáculo.

Temendo a situação atual da pandemia, espaços como o Cine Joia e o Blue Note decidiram esperar a vacinação da população adulta da capital antes de retomar a programação presencial. Nesta terça-feira (20), o Brasil registrou 3.481 mortes por Covid e registrou 73.172 casos da doença. A recomendação de infectologistas é que as pessoas continuem em casa.

A pandemia, porém, agravou a crise e forçou o fechamento de espaços importantes da cena musical paulistana, como o UnimedHall e casas de shows menores, mais voltadas ao circuito musical alternativo da cidade.

Mas a decisão de não reabrir não é exclusiva do mundo da música e do teatro. O cinema Petra Belas Artes também anunciou que não abrirá as portas para o público neste fim de semana, apesar da autorização do governo. André Sturm, dono do espaço, calcula que o cinema só será reaberto em junho, baseado no ritmo de vacinação.

É nesse mesmo mês que o Teatro da Biblioteca Mario de Andrade prevê que deve retomar suas peças presenciais, já com dois espetáculos programados.

Outros espaços culturais que abrem para o público com exposições neste fim de semana, caso do Itaú Cultural e do Centro Cultural Banco do Brasil, também não têm no horizonte a retomada das peças presenciais em seus teatros.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais