Descrição de chapéu Filmes
Cinema

Cinesala volta a funcionar em SP após vaquinha e exibe filmes premiados no Oscar

Além de custear reforma, financiamento coletivo ajudou nas adaptações necessárias na pandemia

São Paulo

Foi mais de um ano fechado. Agora reformado e com filmes premiados no Oscar de 2021 na programação, o cinema de rua paulistano Cinesala, localizado no bairro de Pinheiros, volta a funcionar neste domingo, 1º de agosto.

As obras no espaço foram custeadas após um financiamento coletivo que atingiu apenas um terço do objetivo. A meta era arrecadar R$ 300 mil, valor que custearia, além da reforma, as despesas causadas pela falta de público desde o início da pandemia e pela crise gerada no setor. A campanha, no entanto, finalizou com R$ 101.915 arrecadados.

Segundo o diretor de programação do cinema, Adhemar Oliveira, o montante foi utilizado para trocar o tecido das poltronas para um couro vegetal, que facilita a higienização, além de ter permitido a realização da pintura do espaço e a troca dos carpetes.

Segundo o cinema, essas mudanças eram necessárias para que o espaço conseguisse se adequar aos protocolos de segurança impostos pela Covid-19.

A Cinesala diz ainda que optou por voltar a funcionar apenas após a flexibilização do plano de quarentena estadual anunciada no dia 9 de julho pelo governador João Doria, do PSDB, segundo o qual o horário de funcionamento do comércio e do setor cultural em São Paulo foi ampliado até as 23h. Com isso, o cinema, que tem somente uma sala disponível, pode aumentar a quantidade de sessões.

Neta quarta, Doria anunciou que não haverá mais limites de ocupação ou de horários nos estabelecimentos comerciais do estado a partir de 17 de agosto, quando prevê ter toda a população adulta vacinada com a primeira dose contra a Covid.

Fachada da Cinesala, em Pinheiros
Fachada da Cinesala, em Pinheiros - Gabriel Cabral/Folhapress

Na programação desta semana, que prevê os dias 1º, 3 e 4 de agosto, três filmes vencedores do Oscar deste ano serão exibidos: “Druk - Mais uma Rodada”, premiado na categoria de melhor filme internacional; “Meu Pai”, que deu a Anthony Hopkins o prêmio de melhor ator; e "Nomadland", que conquistou o Oscar de melhor filme, melhor direção para Chloé Zhao e melhor atriz para Frances McDormand.

Após esses três primeiros dias que marcam o retorno da Cinesala, o cinema irá se unir aos demais exibidores da capital e trará a programação regular de estreias.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais