Descrição de chapéu Filmes
Streaming

Antes de assistir a 'Tempo', conheça o universo misterioso de Shyamalan no streaming

Diretor de 'O Sexto Sentido' e 'Fragmentado' tem filmes e série disponíveis

Cena do filme, 'Tempo', de M. Night Shyamalan

Cena do filme, 'Tempo', de M. Night Shyamalan Reprodução

São Paulo

Não é só o nome do cineasta M. Night Shyamalan que é difícil de ser compreendido. Suas obras, que vão de filmes infantis a histórias de terror e suspense, têm a fama de deixar o espectador sem entender nada.

Em “Tempo”, filme inspirado em uma HQ de terror, que estreia nos cinemas nesta quinta, dia 29, e traz Gael García Bernal e Vicky Krieps no elenco, o cineasta mais uma vez usa uma história utópica e cheia de surpresas confusas no final. A trama se desenvolve em uma praia onde os banhistas envelhecem em questão de minutos.

Para entender melhor a obra de Shyamalan, o streaming reúne filmes e até uma série que mostram seu estilo e que podem servir de introdução a quem for assistir a "Tempo".

Seus dois primeiros filmes, “O Sexto Sentido”, indicado a seis estatuetas do Oscar em 2000, e “Corpo Fechado”, de 2001, foram realizados antes de o diretor completar 30 anos e marcam o início da sua assinatura, exibindo enredos intrigantes e que deixam a sensação de que a qualquer momento algo vai acontecer e explicar tudo —mas às vezes não explica quase nada.

Em diversas obras, ele agrega aos seus roteiros muitas referências a outros diretores. Alfred Hitchcock, uma das suas maiores influências, é imitado quando o próprio Night Shyamalan surge inesperadamente em cenas, atuando em momentos de virada no filme, por exemplo.

Em “Sinais”, de 2002, ele surge em cenas nas quais muda-se completamente a ideia que tínhamos do padre e do viúvo Graham Hess, vivido por Mel Gibson. Em “Fragmentado”, de 2016, sequência de “Corpo Fechado”, ele aparece como o segurança de um edifício onde as 23 personalidades de Kevin, personagem de James McAvoy, serão explicadas.

Entre os 17 filmes feitos por Shyamalan, há também alguns fracassos —caso de “Depois da Terra”, de 2013, com Will e Jaden Smith, que conta a história de pai e filho em uma missão espacial e naufragou na bilheteria.

Como nos plot-twists de seus longas mais famosos, sua filmografia também guarda surpresas. A maior delas é o live-action “Stuart Little”, de 1999, sobre um rato órfão, adotado por uma família de humanos, e que tem Shyamalan como roteirista.

Confira a seguir uma lista de produções que contam a história do diretor —e saiba onde assistir a essas obras no streaming.

O Sexto Sentido
Indicado a seis categorias no Oscar em 2000, incluindo melhor diretor, a trama não levou nenhuma estatueta na premiação. A história fala sobre o clássico menino que vê pessoas mortas. Após alguns eventos sombrios, sua mãe resolve levá-lo a um psicólogo, que tenta desvendar o que está por trás dos distúrbios do garoto.
EUA, 1999. Com: Bruce Willis, Haley Joel Osment e Toni Collette. No Telecine. 12 anos


Corpo Fechado e Fragmentado
Em “Corpo Fechado”, segundo filme de Shyamalan, um super-herói vai à procura de alguém que é o seu completo oposto. Ele acaba achando Elijah Price, um homem que também é herói e que consegue sobreviver mesmo com todos os ossos do seu corpo sendo quebrados. Na sequência, "Fragmentado", um terceiro personagem é acrescentado a essa dupla —um rapaz com 23 personalidade que se alternam quando ele quer.
Corpo Fechado. EUA, 2001. Com: Bruce Willis, Samuel L. Jackson e Spencer Treat Clark. 12 anos. No Vivoplay
Fragmentado. EUA, 2017. Com: James McAvoy, Bruce Willis e Anya Taylor‑Joy. 14 anos. No Telecine


Sinais
Graham Hess, um viúvo e pastor, vive em uma cidade do interior dos Estados Unidos com seus dois filhos e seu irmão Merrill Hess, um ex-jogador de beisebol. Um dia, alguns sinais começam a aparecer em sua plantação sem qualquer vestígio de quem os deixou. Neste filme, Shyamalan abusa do terror psicológico. Uma das cenas mais importantes do longa se passa no Brasil.
EUA, 2002. Com: Mel Gibson, Joaquin Phoenix e Abigail. 12 anos. No Telecine

Joaquim Phoenix e Mel Gibson em cena do filme "Sinais", de M. Night Shyamalan
Joaquim Phoenix e Mel Gibson em cena do filme "Sinais", de M. Night Shyamalan - Divulgação

Depois da Terra
Um fracasso de bilheteria mesmo com um elenco estrelado, “Depois da Terra” apresenta um pai e seu filho numa missão espacial em que passam por uma chuva de meteoros e são obrigados a pousar na Terra, que há mil anos não era habitada. Neste filme, Shyamalan volta a elencar alienígenas carnívoros como os piores inimigos do homem.
EUA, 2013. Direção: M. Night Shyamalan. Com: Will Smith, Jaden Smith e Zoë Kravitz. 12 anos. Na Netflix

Jaden e seu pai, Will Smith, protagonizam "Depois da Terra"
Jaden e seu pai, Will Smith, protagonizam 'Depois da Terra' - Reprodução

Servant
Única série da lista, em “Servant” Shyamalan assina a produção-executiva e dirige três episódios. A trama gira ao redor de um casal que, após a morte do filho recém-nascido, compra uma boneca para substituir o bebê. O ato inofensivo acaba gerando problemas ainda maiores na família.
EUA, 2019. Com: Lauren Ambrose, Toby Kebbell e Nell Tiger Free. Duas temporadas. 16 anos. Na AppleTV+

Bônus

O Pequeno Stuart Little
Sim, o live-action com um ratinho que usa roupa e vai à escola foi roteirizado por M. Night Shyamalan. No filme, o roedor é adotado por um casal que desejava dar um irmão ao único filho deles. Enquanto a família se encanta com o novo integrante, o gato, antigo animal doméstico da casa, não aprova a ideia e planeja se livrar dele.
EUA, 1999. Direção: Rob Minkoff. Com: Hugh Laurie, Geena Davis e Michael J. Fox. Livre. Na Netflix

O ator Jonathan Lipnicki em cena do filme 'Stuart Little'
O ator Jonathan Lipnicki em cena do filme 'O Pequeno Stuart Little' - Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais